Lugares para viajar no Nordeste fora do roteiro tradicional, segundo os viajantes do Dubbi


  Canindé de São Francisco, Cabo de Santo Agostinho  20393 visualizações

Já falamos em diversos textos anteriores (Quero viajar para o Nordeste, Melhor praia do Nordeste para viajar, Viajar para o Nordeste: a experiência inesquecível do interior, Viajando pelo Nordeste em julho) da paixão do brasileiro e do Dubbi pela região.

Os nosso viajantes também amam suas as praias, cidades, cultura e hospitalidade. Por isso, nesse texto só teremos lugares para viajar no Nordeste indicados por eles - e tentamos sair ao máximo do lugar comum. Pipa, Maragogi, Jericoacoara são cartões-postais maravilhosos, mas que já falamos ao monte por aqui.

Se você tiver dicas de outros lugares para viajar no Nordeste ainda pouco conhecidos e que merecem uma visita, compartilhe com a gente nos comentários. 

Lugares para viajar no Nordeste: Cabaceiras (PB)
A viajante Monica Gudeljová recomenda essa cidade na região do Cariri, parte árida do Nordeste. Cabaceiras é um pólo cinematográfico, onde já foram gravados mais de 30 filmes nacionais, inclusive o clássico “Auto da Compadecida”, filme no qual Chicó e sua trupe aprontam o “não sei, só sei que foi assim”. A cidade se orgulha tanto que tem um letreiro na entrada imitando o de Hollywood: “Roliúde Brasileira”. Bom humor é pouco para definir isso.

LEIA MAIS: Melhores destinos do Nordeste

DUBBI  adicionou foto de Canindé de São Francisco,Cabo de Santo Agostinho Foto 1

E por que procuram tanto a cidadezinha de cinco mil habitantes para gravar os filmes? Principalmente por sua natureza exótica e encantadora que tornam o ecoturismo atividade muito procurada por lá. O ápice da beleza natural está no Lajedo de Pai Mateus. O lugar é composto por cerca de 100 blocos de granito, dispostos das mais diversas formas, como a Pedra do Capacete, igualzinha a um capacete daqueles de soldados na guerra. Entre pedras e pequenos lagos, Lajedo de Pai Mateus esconde ainda pinturas rupestres e sítios arqueológicos. Não deixe de curtir o pôr do sol no meio dos rochedos, será digno de muitos aplausos. Realmente, daqueles lugares para viajar no Nordeste que você não entende por que não se dá mais destaque.

DUBBI  adicionou foto de Canindé de São Francisco,Cabo de Santo Agostinho Foto 2

Os monumentos naturais não param por aí. A Saca de Lã é outra bela formação, dessa vez com pedras de granito negritas empilhadas uma em cima da outra, formando uma parede natural. Porém tanto a Saca de Lã quanto o Lajedo de Pai Mateus ficam em um terreno privado, no interior do Hotel Fazenda Pai Mateus, e tem que contratar guias, disponíveis no próprio hotel.

Na cidade de Cabaceiras há um casario colorido do século XVIII que dá um contraste com o marrom árido da região. Outros três pontos turísticos atraem visitantes: a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Cadeia Pública e o Memorial Cinematográfico, um pequeno museu com acervo das gravações que já foram feitas lá.

LEIA MAIS: Destinos baratos no Nordeste

Lugares para viajar no Nordeste: Cabo de Santo Agostinho (PE)
O viajante Jefferson Dable recomenda o Cabo de Santo Agostinho. O que o alçou à fama não foi nenhum filme, mas um fator geológico de proporções cinematográficas: o Cabo é considerado o ponto de onde os continentes da América e da África se separaram. O local não tem faixa de areia, mas o visual dos penhascos e das casas antigas completa o passeio, que já valeria a pena só por conhecer esse canto de terra precioso para a nossa mãe natureza. Além é claro de muita beleza natural por lá.

DUBBI  adicionou foto de Canindé de São Francisco,Cabo de Santo Agostinho Foto 3

A pequenina praia de Calhetas é um exemplo. Com apenas 200 metros de extensão, possui a baía em forma de coração - avistada  de longe no mirante na trilha que dá acesso a ela, e onde todo mundo para e registra o momento. Bela vista panorâmica também se tem indo para outra praia obrigatória, a de Itapuama, repleta de coqueiros à beira-mar e com boas ondas para quem gosta de surfar. O Nordeste é cheio de lugares incríveis para viajar fora do roteiro comum. 

DUBBI  adicionou foto de Canindé de São Francisco,Cabo de Santo Agostinho Foto 4

Ainda reserve um tempo para a Enseada dos Corais, com recifes que formam piscinas naturais e trechos com manguezal. Um passeio de bugue leva até lá, e ainda passa em outros pontos importantes de Cabo de Santo Agostinho, como a Vila de Nazaré e a Pedra do Xaréu.

LEIA MAIS: Praias do Nordeste mais visitadas

Lugares para viajar no Nordeste: Cânions do Xingó (SE)
Cânions do Xingó é um lugar que você precisa muito ir. Prova disso é que não foi apenas um viajante que o indicou, mas sim TRÊS: o Roda nos Pés Blog de Viagem, a Josi Lima, de Alagoas, e a Andrêzza Castro, esta última responsável pelas dicas abaixo.

Se você for um viajante disposto, faça a rota da Rota do Cangaço, em Poço Redondo, e os Cânions do Xingó na mesma viagem. A trilha passa por povoados, agricultores no meio do trabalho, e pelos olhares curiosos seguidos por cumprimentos simpáticos. A caminhada leva cerca de 4h30, com pausas para descansar e fotografar. Não se esqueça de proteger bem do sol, com protetor, bonés e roupas.

DUBBI  adicionou foto de Canindé de São Francisco,Cabo de Santo Agostinho Foto 5

A Grota do Angico é uma das principais paradas. Trata-se do local onde Lampião, Maria Bonita e mais 9 cangaceiros foram mortos. De lá, mais uns 600 metros e já chega ao oásis, o rio São Francisco. Tem restaurante com cadeiras dentro d’água, mas o local é público e pode banhar-se à vontade.

Começar a trilha cedinho é uma boa, porque na hora do almoço você pode pegar carona até Piranhas (AL), com algum dos vários grupos de turistas que chegam ali em barcos e catamarãs. Se não conseguir, sem problemas, sempre tem um barqueiro para fazer a travessia.

Piranhas será a base da sua pernoite. Aproveite para conhecer o centro histórico, o museu e os barzinhos, tudo muito lindo, segundo Andrêzza. E no dia seguinte faça o passeio dos Canions do Xingó, que sai do restaurante Carrancas, em Canindé de São Francisco. É uma travessia de mais ou menos 3 horas, com música boa, guia, uma paisagem incrível e até um momento para banho.

DUBBI  adicionou foto de Canindé de São Francisco,Cabo de Santo Agostinho Foto 6

Conhece mais lugares para viajar no Nordeste que quase ninguém ouviu falar, mas vale muito a pena? Deixe nos comentários e ajuda viajantes!
  

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Bárbara Fonseca

Bárbara Fonseca comentou 7 anos atrás

Ótimas dicas! Estive em Piranhas e me encantei com a região. Para mim, que sou mineira, está em meio ao sertão com toda a riqueza do São Francisco, que nasce em Minas, foi uma experiência incrível. Recomendo, ainda, para quem está no local, que estique até Piaçabuçu, já no estado do Alagoas. É ali que está a foz do São Francisco. Para chegar ao local, há vários barcos que fazem o passeio diariamente. É incrível: de um lado água salgada e do outro, doce. Isso sem falar nas dunas e coqueiros que deixam a paisagem digna de cinema. Perto dali está a cidade de Penedo, uma joia histórica às margens do Velho Chico. Os serviços de transporte e hospedagem podem parecer precários (o transporte público, de fato, o é), mas vale a pena se aventurar pelo interior do país. Beijos e boas viagens! Desde já convido a quem quer se aventurar por destinos pouco usuais que visite o meu blog: www.possoprovar.wordpress.com Facebook/possoprovar instagram: @posso_provar

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Canindé de São Francisco, Cabo de Santo Agostinho,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.