As 15 praias mais belas do Nordeste brasileiro


  Brasil  46939 visualizações

A abundância de praias paradisíacas que pode-se encontrar no nordeste brasileiro é inigualável – são três mil quilômetros de litoral, divididos entre os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Piauí, que reúnem a perfeita combinação de mares das águas mais cristalinas, de areia branca e fofa e coqueiros altos que servem de proteção para o sol e as temperaturas altas, sempre presentes na região. A beleza de suas praias, juntamente com a rica biodiversidade e sua história e cultura, fizeram do nordeste um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, atraindo diversos turistas que procuram tanto relaxar quanto aproveitar o agito dos lugares mais badalados. Pensando nisso, nós reunimos quinze de algumas das mais belas praias do nordeste para lhe ajudar a decidir onde passar as próximas férias.

Baía do Sancho: Localizada no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, é considerada uma das praias mais paradisíacas do Brasil e do mundo, rodeadas por enormes falésias e abrigando uma diversificada vida marinha em suas águas cristalinas, o que a torna um dos melhores pontos de toda a ilha para a prática de mergulho. Apesar de não contar com infraestrutura turística e de ter acesso difícil, todo o esforço é recompensado pela beleza desse lugar.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 1

Praia do Patacho: No município de Porto de Pedras, a dez quilômetros de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é um paraíso praticamente deserto durante a maior parte do ano, com mares de águas claras e mornas, milhares de coqueiros que percorrem toda a extensão da praia e arrecifes que formam deslumbrantes piscinas naturais na maré baixa.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 2

Foto: Praias Alagoanas

Porto de Galinhas: A 70 quilômetros de Recife, no estado de Pernambuco, a característica e símbolo dessa praia são as jangadas que passeiam pela maré baixa e levam até suas famosas piscinas naturais de águas mornas e transparentes, repletas de diversas espécies de peixes coloridos. É um dos destinos turísticos mais procurados do litoral nordestino e possui também um dos balneários mais badalados.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 3

Galés: Apesar de não serem exatamente praias, e sim piscinas naturais, as galés de Maragogi, em Alagoas, são os principais atrativos da região e melhores opções para mergulho do que as praias de verdade, pois são muito extensas e abrigam em suas águas mornas diversas espécies de vida marinha, como crustáceos, moluscos, peixes e corais, que podem ser observadas com o uso de máscara e snorkel. São três conjuntos de galés, formadas na maré baixa, e estão situadas logo em frente às praias de Maragogi.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 4

Baía dos Golfinhos: Essa praia é uma das grandes atrações de Fernando de Noronha, pois é aqui que você poderá observar os animais que deram seu nome. É, na verdade, uma grande enseada cercada por pedras altas e mirantes de onde se tem acesso para admirar centenas de golfinhos e seus filhotes, mas justamente por causa da presença deles, o mergulho e banhos em suas águas são proibidos. Mesmo assim, vale muito a pena a visita ao local para ver esse espetáculo da natureza.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 5

Praia da Canoa Quebrada: A doze quilômetros da sede do município de Aracati, no Ceará, essa praia tem como sua maior característica as grandes dunas e falésias avermelhadas, algumas de mais de trinta metros de altura, que emolduram seu cenário. Antigamente, era uma pequena vila de pescadores quase deserta sem nenhum tipo de estrutura, até que hippies a descobriram e a transformaram em um ponto turístico; hoje em dia, essa é uma das praias mais visitadas do estado.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 6

Taipu de Fora: No coração da Península de Maraú, na Bahia, encontra-se os sete quilômetros de extensão de Taipu de Fora, uma praia isolada e muito bem preservada, de areias douradas e um mar de um incrível tom azulado. Sua principal atividade e atração é o mergulho nas piscinas naturais que se formam entre os recifes de corais, criando verdadeiros aquários para turistas observarem e nadarem com as espécies marinhas presentes.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 7

Praia do Espelho: Escondida entre os povoados de Trancoso e Caraíva, em Porto Seguro, é uma das praias mais charmosas e bucólicas do litoral baiano, abrigando um incrível cenário de mar e piscinas naturais de águas mornas e tons que variam do azul ao verde, cercadas por coqueiros altos e enormes falésias brancas e avermelhadas. De um lado, a praia possui ambiente rústico e é quase deserta; do outro, é possível achar restaurantes, bares e pousadas que oferecem espreguiçadeiras para relaxar em frente ao mar.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 8

Foto: Abril

Baía dos Porcos: Essa praia fornece uma vista para algumas das mais deslumbrantes atrações de Fernando de Noronha, além de ser uma delas também. Seu cenário é composto por um altíssimo paredão rochoso, pelas águas cristalinas e de tons que variam do esverdeado ao azul-turquesa, e o Morro Dois Irmãos, duas rochas vulcânicas que parecem brotar do meio do mar. É um ótimo ponto para a prática do mergulho com snorkel, sendo possível observar tartarugas-marinhas.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 9

Praia da Pipa: Principal balneário de Tibau do Sul, no estado do Rio Grande do Norte, é uma movimentada praia com dez quilômetros de areia branca e águas azuladas, emolduradas por reservas de mata atlântica e enormes falésias à beira-mar. Na maré baixa, é possível mergulhar em suas piscinas naturais repletas de animais marinhos, como peixes, tartarugas, estrelas-do-mar e até golfinhos. Antigamente, essa badalada praia costumava ser uma pacata vila de pescadores até começar a ser frequentada pelos surfistas, que a transformaram em um ponto turístico com excelente infraestrutura de restaurantes, hotéis, bares, etc.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 10

Praia dos Carneiros: Considerada uma das mais bonitas do Brasil, essa praia é ainda um tanto selvagem e muito rústica, mas extremamente encantadora, com um mar de águas calmas e mornas, ideal para banhos e mergulho, e um bosque de coqueiros ao longo da faixa de areia branca. Está localizada no município de Tamandaré, em Pernambuco, e, apesar de em grande parte ser deserta, abriga alguns famosos quiosques e bares em alguns de seus trechos.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 11

Maracajaú: De águas extremamente claras, uma diversificada flora e fauna oceânica e principalmente por causa dos coloridos bancos de corais, chamados pelos locais de “parrachos”, essa praia é considerada o Caribe do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pequena vila de pescadores situada no município de Maxaranguape, a menos de 60 quilômetros de Natal, e por ser uma Área de Preservação Ambiental, sua atividade principal (o mergulho) é altamente controlada e fiscalizada para proteger suas belezas naturais.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 12

Foto: Viagem Em Pauta

Praia de Jericoacoara: Chamada também de Praia de Jeri, é a mais próxima da vila e, portanto, conta com a melhor infraestrutura – são muitos os quiosques, bares e restaurantes espalhados por toda sua extensa faixa de areia, além de barracas onde é possível alugar equipamentos de wind e kitesurf, uma vez que os constantes ventos e as águas rasas fazem dessa praia o ponto perfeito para a prática desses esportes. Está situada na vila de mesmo nome, no município de Jijoca, no Ceará, e é emoldurada por lagoas, mangues e dunas que podem chegar até 30 metros de altura.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 13

Praia do Leão: Entre as praias de Fernando de Noronha que fazem parte do “mar de fora” (estão voltadas para a África), essa é a de maior destaque. Possui um ambiente rústico e paisagem selvagem, com um mar de águas verde-azuladas e areia avermelhada, e é o maior ponto de toda ilha para a desova de tartarugas-marinhas, onde, sob a supervisão do Projeto Tamar, você pode observar de perto esse espetáculo e ainda acompanhar a corrida dos filhotes rumo ao seu primeiro banho de mar.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 14

Praia do Amor: A poucos metros de distância da Praia da Pipa, é um dos melhores pontos de Tibau do Sul para a prática de surfe, portanto, possui um ambiente descontraído e atrai muitos jovens com seu cenário emoldurado por grandes falésias e uma extensa faixa de areia branca, repleta de barracas. Para entender o motivo do seu nome, basta subir em seu mirante para observar a orla de cima – as pedrinhas das piscinas naturais formam o desenho de um coração.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 15

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Difícil selecionar as mais lindas, né. visto que todas são vislumbrantes. Mas, eu incluiria a praia de Tambaba, em João Pessoa; antes do acesso à área naturalista, a praia é espetacular.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.