Viajando pelo Nordeste em julho


  Fortaleza, Jericoacoara, São Luís, Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas), Aracaju  58532 visualizações

Julho, mês de férias, mês de frio. Mas não no Nordeste. Quer dizer, tem férias lá, mas não frio. A viajante Lígia Knobl Evangelista, de São Paulo, confirma a tese. “Lá no Nordeste, o calor não desaparece nem no inverno. Às vezes dá uma chovida no final da tarde, mas coisinha rápida e sem miar o passeio”, diz.

A seguir as melhores dicas para quem planeja viajar para o Nordeste em julho.

DUBBI  adicionou foto de Fortaleza,Jericoacoara,São Luís,Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas),Aracaju Foto 1

De fato, mesmo em locais que chove consideravelmente mais, não chega a ser um impeditivo para a viagem. Mesmo assim, sempre bom conhecer o período chuvoso no Nordeste. Confira a seguir:

Até 150 mm no mês de julho:
São Luís e Lençóis Maranhenses (MA), Delta do ParnaíbaTeresinaSerra da Capivara (PI), Jericoacoara e Fortaleza (CE), Aracaju (SE).

Até 300 mm no mês de julho:
Salvador e Porto Seguro (BA), Costa dos Corais e Maceió (AL) e Natal (RN).

Mais de 300 mm no mês de julho:
Recife (PE) e João Pessoa (PB).

DUBBI  adicionou foto de Fortaleza,Jericoacoara,São Luís,Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas),Aracaju Foto 2

Das capitais do Nordeste, a que chove menos é Fortaleza. A viajante Vitória Paz, moradora da capital cearense, é enfática em sua afirmação. “Aqui não costuma chover em julho não”, conta. Um conselho para visitar Recife e João Pessoa, as duas mais chuvosas, é ser uma viagem onde a prioridade não seja o sol e a praia, mas sim atrações culturais e gastronômicas que essas duas cidades oferecem em abundância, pois podem haver dias em que as chuvas tornam impraticável qualquer mergulho na praia.

A chuva é sempre um problema? Depende do ponto de vista. Se chover no dia que você estiver em Natal, é bom seguir o conselho do viajante Marcos Henrique Raphaelli, de São Paulo. “Se sua preocupação é o clima, Natal é linda mesmo na chuva. Ajuda a refrescar”.

O Dubbi preparou uma série de dicas para aproveitar as regiões mais “secas” para quem estiver viajando pelo Nordeste em julho.

Fortaleza
Assim que sair do avião, logo no túnel para o aeroporto, a propaganda do Beach Park vai saltar aos olhos. Para quem tem criança, a ida ao parque aquático mais famoso do Brasil, que na verdade fica no município vizinho de Aquiraz, é obrigatória (ingressos, por dia, a R$ 205/adulto e R$ 195/criança). Para quem não tem, só vale a pena se você tem o espírito mais radical e está sujeito a enfrentar longas filas por rápidos segundos de queda livre.

DUBBI  adicionou foto de Fortaleza,Jericoacoara,São Luís,Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas),Aracaju Foto 3

Mas está longe de ser a única atração em Fortaleza. A capital cearense tem um leque de opções que a tornam uma das cidades mais atraentes do Nordeste. O cenário cultural em Fortaleza é bastante forte, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é prova disso, com exposições, peças e eventos. Em termos de praia, Fortaleza tem seu ápice na Praia do Futuro, uma extensa orla repleta de barracas, algumas verdadeiros complexos com saunas, caixas eletrônicos, e outras points de balada, abertas até a noite e dos estilos mais variados, que vão do sertanejo, eletrônico, funk, rock and roll, e muito Wesley Safadão, natural da cidade. Praia de Iracema e Praia do Meirelles são para passear a noite e não para mergulhar.

Passar no Mercadão de Fortaleza, o maior do Nordeste, é obrigatório para provar e comprar os melhores doces, bebidas, frutas e artesanatos.

São Luís
O centro histórico de São Luís é como de muitas capitais: incrivelmente cheio de boas histórias, mas não tão bem conservado como gostaríamos. Se der tempo, visite o Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras, o Teatro Artur Azevedo e o Palácio dos Leões. Caminhe pela Ponte José Sarney (quem não gosta do político a chama de Ponte dos Estudantes), que liga o centro histórico ao centro velho.

DUBBI  adicionou foto de Fortaleza,Jericoacoara,São Luís,Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas),Aracaju Foto 4

A cidade tem uma vida noturna agitada, e o Trapiche Reggae Bar é um dos pontos que mais atraem. O reggae é famoso por lá, mas não o estilo tradicional jamaicano. É que a tradição na capital maranhense é dançar o reggae coladinho, como no forró. O Veneto Club é indicado para ouvir um bom rock e comer uma saborosa pizza.

Na culinaria, procure o restaurante Cabana do Sol, melhor restaurante para comer carne de sol (que não é igual carne seca), prato típico de lá. No entanto, prepare o bolso pois os preços são mais altos que a média da região.

Vale a visita ao Espigão da Ponta da Areia, um píer para apreciar o pôr do sol. A Ilha de Alcântara é uma volta ao passado: conhecida como “cidade que parou no tempo”, guarda ruínas do período de ouro da vila, no século 18, em que a cana-de-açúcar e o algodão ditavam o ritmo da economia.  

Jericoacoara
A 300 km de Fortaleza está Jericoacoara, outro lugar imperdível no Ceará cuja pouca chuva também é uma aliada em julho. Além da paisagem incrível, com areia branca, água cristalina e coqueiros em série, a praia oferece aulas de windsurf e kitesurf (esportes que dependem do vento, considerado ótimo na região). Como quase todo o Nordeste, possui tour de bug pelas dunas, que é imperdível. Relaxe à beira das lagoas Azul e do Paraíso e vá ver o pôr do sol na Pedra Furada. À noite, a Rua Principal atrai turistas para os bares e restaurantes.

DUBBI  adicionou foto de Fortaleza,Jericoacoara,São Luís,Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas),Aracaju Foto 5

Delta do Parnaíba  
O Delta do Parnaíba é um dos mais bonitos do mundo, pois as ramificações (braços formados pelo rio antes de encontrar o mar) compõem um arquipélago com mais de 75 ilhas, dunas, lagoas de água doce e floresta tropical. Dentre os principais passeios, estão caminhada nas Dunas do Cotia, canoagem no rio Magu, passeio de 4x4 e windsurf.

DUBBI  adicionou foto de Fortaleza,Jericoacoara,São Luís,Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas),Aracaju Foto 6

Lençóis Maranhenses
Barreirinhas é uma das principais portas de entrada para o Parque dos Lençois. É nela que os viajantes costumam pernoitar antes de partir rumo a imensidão amarela. A cidade não é muito grande, mas tem barzinhos e restaurantes dos mais rústicos e agradáveis possíveis, onde dormir na rede é um convite tentador. Gran Solare e Porto Preguiça Resorts estão entre os lugares mais conhecidos pelos viajantes para a estadia.

Nos Lençois Maranhenses propriamente ditos, o passeio pelo Rio das Preguiças desbrava os Pequenos Lençóis e a Tenda dos Macacos, um bar repleto desses animais. Em Mandacaru, suba os 160 degraus do Farol Preguiças, para ter uma vista panorâmica das dunas e do mar.

DUBBI  adicionou foto de Fortaleza,Jericoacoara,São Luís,Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas),Aracaju Foto 7

Aracaju
Aracaju tem duas vantagens: uma, que já vimos anteriormente, é o fato de chover pouco. A outra atinge um ponto que todo viajante gosta: em termos de Nordeste, a cidade é relativamente barata. Difícil o viajante que não elogia o ótimo custo benefício: praias paradisíacas, vida noturna e cultural movimentada, a preços aceitáveis.

Para passear, visite as ilhas da cidade, principalmente a Croa do Goré, no leito do Vaza-Barris. Ela só dura algumas horas por dia, por causa da maré. No curto intervalo de tempo, funcionários de quiosques montam cadeiras e mesas e os turistas podem relaxar na sombra dos coqueiros.

DUBBI  adicionou foto de Fortaleza,Jericoacoara,São Luís,Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas),Aracaju Foto 8

Recapitulando
Vamos relembrar o que aprendemos com esse texto:

- Há muitos lugares quentes para viajar no Brasil em julho, principalmente no Nordeste.

- Há muitas praias para ir em julho, muitas delas no Nordeste. 

Para onde viajar barato no mês de julho no Brasil? Para cidades do Nordeste como Aracaju e João Pessoa.

- Não sabe para onde ir nas férias do mês de julho? O Nordeste contempla vários estilos e vários bolsos.

- A melhor época para viajar para o Nordeste não é apenas na alta temporada. A baixa temporada pode ser deliciosa.  

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

ROSANE VARGAS

ROSANE VARGAS comentou 7 anos atrás

Chegamos dos Lençóis semana passada...eu recomendo muitoooo!!!! Era um Sonho e valeu por D++++...dias estavam lindos, Céu azul...areia belissima...e Barreirinhas é uma gracinha...a noite na Beira Rio..barzinhos Show!!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Fortaleza, Jericoacoara, São Luís, Grandes Lençóis Maranhenses (Barreirinhas), Aracaju,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.