Viagem para Santiago do Chile


  Santiago  2861 visualizações

Toda viagem começa pela escolha de um destino. Definido o local, é importante pesquisar muito, sobre tudo, principalmente sobre as regras e roteiro. Muita atenção à documentação necessária para entrar no país, vacinas obrigatórias, itens proibidos, itens permitidos, cuidados recomendados para a segurança, roupas indicadas para a temperatura do local, etc. Prevenir e organizar são as ações que garantem uma viagem tranquila, segura e muito prazerosa. Com as passagens nas mãos fica a pergunta: o que é necessário para uma viagem para Santiago do Chile?

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 1

A primeira e mais importante informação se refere à documentação: não é necessário passaporte nem visto de entrada no Chile. Isso significa que brasileiros podem entrar no país com apenas o documento de identidade (carteira de motorista não vale, somente o RG), desde que ele esteja inteiro (com uma foto identificável) e tenha sido emitido há menos de dez anos. O passaporte não é uma exigência, mas para aqueles que gostam de colecionar carimbos como souvenir de viagens fica a dica para levar o passaporte na viagem para Santiago do Chile.

LEIA MAIS: O que fazer em Santiago do Chile

A bagagem é outro item importante e requer atenção em uma viagem para Santiago do Chile. É proibido entrar com alimentos de origem vegetal ou animal em qualquer país do mundo, mas no Chile o cuidado com esse tipo de proibição é ainda maior, pois eles são muito rigorosos com esse regra, precaução importante para garantir a qualidade das vinícolas do país, um dos maiores orgulhos locais e fundamental fonte econômica da região.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 2

Para saber bem quais roupas separar e colocar na mala é também importante avaliar a época da viagem para Santiago do Chile, pois a cidade possui as quatro estações do ano bem definidas. No inverno as temperaturas variam entre 0ºC e 13ºC fazendo dos casacos e abrigos itens indispensáveis nas bagagens brasileiras. Além disso, nessa época do ano ocorre o fenômeno conhecido como "Inversão Térmica" que costuma levar muita névoa para a cidade, algo também causado pelo alto índice de poluição atmosférica de Santiago do Chile. Esses dois aspectos podem causar desconforto nos habitantes e visitantes. Já no verão a média da temperatura que o turista encontrará em uma viagem para Santiago do Chile fica entre 16ºC e 35ºC, calor ideal para roupas mais leves.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 3

O período de chuvas, também bem marcado na cidade, acontece majoritariamente de maio a setembro, então é melhor evitar marcar uma viagem para Santiago do Chile nessa época se você prefere o clima seco, que predomina no resto do ano. Ainda sobre datas, a dica para os viajantes interessados em conhecer mais da cultura chilena e participar das festividades locais é fazer uma viagem para Santiago do Chile em 18 de setembro, data da independência chilena, muito comemorada na capital.

LEIA MAIS: Como comprar passagens aéreas para Santiago do Chile

Outro ponto importante na hora de organizar a viagem para Santiago do Chile é a segurança. Não é exigido do viajante que apresente nenhum certificado de vacinação, e também não há nenhuma exigência de seguro-viagem, mas, mesmo não sendo obrigatório, o seguro é extremamente recomendável para lidar com eventuais casualidades - é daqueles conselhos de mãe que o Dubbi às vezes dá.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 4

Em uma viagem para Santiago do Chile, mantenha a atenção que você já tem nas cidades brasileiras. A capital chilena é relativamente segura, não é conhecida por acontecer muitos assaltos, mas podem ocorrer pequenos furtos, por isso é importante estar atento. No caso de furto a recomendação é procurar a polícia local e solicitar um Boletim de Ocorrência. Isso é realmente importante. Com esse documento o Consulado do Brasil em Santiago poderá ajudar o viajante furtado.

O consulado fica no bairro Las Condes, na rua Los Militares, 6191 e está aberto ao público das 9h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira. Toda ajuda necessária para brasileiros no Chile é oferecida pelo consulado, então é importante carregar na agenda (além do celular) informações como endereço e telefone de contato do consulado, lembrando que eles também possuem um serviço de atendimento de urgência para cidadãos brasileiros pelo telefone.

LEIA MAIS: Onde ficar em Santiago do Chile

O transporte na cidade é muito eficiente e quem faz uma viagem para Santiago do Chile possui algumas opções de translado. Caminhar e usar o transporte público são sempre boas ideias para conhecer e vivenciar a atmosfera do destino que se visita. O metrô é muito funcional, atende grande parte da cidade, do centro e dos principais pontos turísticos. Ele possui cinco linhas que cortam a cidade de leste a oeste passando pelo centro e de norte a sul. A atenção precisa ser direcionada aos diferentes valores das tarifas do metrô, que variam entre o horário do rush, ou "horario punta" (das 7h às 8h, e das 18h às 19h), o horário normal ou "horario valle" (das 6h30 às 7h, 9h às 18h, e das 20h às 20h45) e o horário de menor movimento ou "horario bajo" (6h às 6h30, e das 20h45 às 23h).

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 5

Se o visitante preferir andar de ônibus precisa ficar atento também às formas de pagamento, já que eles não aceitam pagamento em dinheiro. É necessário comprar um "Bip! Card", cartão que serve tanto para ônibus quanto metrô. Outra opção de transporte muito utilizada por quem faz uma viagem para Santiago do Chile são os táxis, abundantes em Santiago do Chile. A dica é sempre conversar com o motorista e perguntar o preço da corrida antes de subir no carro. Também é recomendado procurar táxis que sejam credenciados em companhias de taxistas para garantir a sua segurança. Para os que querem se aventurar e passear de forma mais lenta por Santiago, nada como alugar uma bicicleta e dar umas boas pedaladas gastando mais energia do que dinheiro.

LEIA MAIS: Restaurantes em Santiago do Chile

Algumas informações básicas sobre o país são essenciais para não passar por maus bocados em viagem para Santiago do Chile: a língua oficial do país é o espanhol, ou "castelhano" como eles costumam chamar, um espanhol chileno com expressões e ritmos bastante próprios; a moeda local é o Peso Chileno. Atualmente o câmbio indica que um real equivale a duzentos e seis pesos, por esse motivo os preços no Chile parecem, a princípio, exorbitantes, já que um almoço pode custar 6.180 pesos chilenos e ser considerado barato (seriam em torno de trinta reais). Por isso não se assuste e faça a conversão sempre que achar necessário. No entanto, os viajantes Laís, de Florianópolis, e Dennis Carlotti, de São Paulo, consideram Santiago uma cidade cara. “O custo é realmente alto para consultas médicas, aluguel e o transporte público”, conta Carlotti.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 6

No Chile a voltagem é de 220 V, então muito cuidado com produtos elétricos em viagens para Santiago do Chile, pois eles podem queimar se usados sem adaptador. Outra coisa a ser lembrada é que a diferença do fuso horário do Brasil para o Chile é de uma hora o que muda em época de horário de verão, que passa a ser de duas.

LEIA MAIS: Conheça os tipos de tomadas usados ao redor  do mundo

Com todas essas informações no bolso, malas prontas e documentos em mãos nada pode impedir uma maravilhosa viagem para Santiago do Chile. Para aproveitar o clima, as possibilidades oferecidas pela variedade de atrações culturais, turísticas, gastronômicas, recreativas e naturais que a cidade tem a oferecer, a melhor dica possível é se abrir às experiências que Santiago do Chile proporciona.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Santiago,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.