Temperatura em Santiago do Chile: guia mês a mês


  Santiago  69594 visualizações

Chile possui mais de 4.000 km de extensão. Por ser tão comprido, o país tem diferentes tipos de clima. O Dubbi selecionou as melhores dicas para você conhecer o clima de cada região e a melhor época para visitar o país.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 1

Programar-se para visitar o Chile em função da temperatura não é difícil, pois, pelo fato de os dois países estarem localizados no mesmo hemisfério, as estações do ano coincidem com as do Brasil. No centro do Chile, onde está sua capital, o clima é temperado mediterrâneo com estações bem definidas, ou seja, as variações de temperatura em Santiago do Chile são bem marcantes do inverno para o verão.

LEIA MAIS: O que fazer em Santiago do Chile

Janeiro costuma ser o mês mais seco do ano e com as mais altas temperaturas em Santiago do Chile. As mínimas, que costumam acontecer de madrugada ou no início da manhã, costumam ficar por volta dos 12ºC, enquanto as máximas costumam ficar na casa dos 30ºC. É o mês com temperatura média mais alta do ano (20,8ºC) e com menor incidência de chuva (média de 1mm), então é bom se proteger do sol e ficar de olho na hidratação.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 2

Em fevereiro continuam elevadas as temperaturas em Santiago do Chile. A temperatura média é um pouco mais baixa que a de janeiro, ficando em torno de 20ºC, mas o calor e o clima seco se mantêm. Depois das manhãs, um pouco mais frias (podem registrar mínimas de até 11ºC), a partir do meio do dia até o fim da tarde as máximas chegam perto dos 30ºC. Ao anoitecer, por volta das 20h,  o tempo fica mais fresco, e o ventinho pode te obrigar a recorrer a um casaco leve para driblar o frio. Fevereiro é um bom mês para os brasileiros que pretendem visitar Santiago do Chile, pois durante o feriado brasileiro de carnaval tudo funciona normalmente por lá e os preços não ficam mais caros, já que não é feriado no Chile. Além, é claro, do clima convidativo, que lota os parques chilenos.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 3

Em março o verão ainda é sentido, mas começa a cair a temperatura em Santiago do Chile, com uma média de 18ºC. É um bom mês para os amantes do vinho visitarem o Chile. Isso porque entre março e abril acontece a colheita da uva, ou vendimia como é chamada pelos nativos, nas vinícolas chilenas. Nesse período, os tradicionais tours oferecidos pelas vinícolas costumam incluir a possibilidade de o visitante participar da colheita e até da seleção das uvas, atividades bastante divertidas. Em algumas cidades próximas de Santiago há festas para celebrar a época de colheita, casos de Santa Cruz e Molina, polos de vinicultura chilena onde se pode chegar em pouco mais de duas horas de viagem de carro partindo da capital.

LEIA MAIS: Como comprar passagens aéreas para Santiago do Chile

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 4

Abril marca o início do outono, e também é um ótimo mês para fazer roteiros de vinhos. Com as temperaturas em Santiago do Chile um pouco mais baixas, mas o clima ainda bastante seco, passeios pelos parques são uma ótima pedida, principalmente para quem gosta de apreciar o colorido que as folhas das árvores adquirem no outono. A temperatura média do mês é de 15ºC.

Em maio a temperatura em Santiago do Chile começa a cair e as chuvas são mais frequentes, como sinais de que o inverno se aproxima. As chuvas de Santiago são diferentes das do Brasil. Não são passageiras como acontece por aqui, normalmente se concentram em um ou dois dias, mas não muito mais que isso. Como as mínimas atingem 5ºC e as máximas ficam por volta dos 18ºC, a recomendação para quem vai visitar a capital do Chile é ir preparado para um clima de inverno.

LEIA MAIS: Onde ficar em Santiago do Chile

Junho é o mês mais chuvoso do ano em Santiago, com precipitação média de 86mm - invista em botas e sapatos impermeáveis se for visitar o Chile nessa época. A temperatura em Santiago do Chile fica na média dos 9ºC, com mínimas de 3º C e máximas por volta dos 15ºC. Em junho a maioria dos centros de ski já abriram, então é possível aproveitar a neve, só não espere vê-la cair no centro da cidade, pois isso raramente ocorre.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 5

Julho é mês de férias escolares, então os preços podem ficar mais salgados, mas como o clima continua chuvoso, é a época perfeita para esquiar. Se você não pretende praticar o esporte regularmente, o melhor é alugar os equipamentos em vez de comprá-los. Já para as roupas de inverno a sugestão é diferente. Como as temperaturas em Santiago do Chile podem chegar a dígitos negativos, principalmente durante a noite, os agasalhos vendidos nas lojas chilenas costumam ser mais eficientes para combater o frio, além de mais baratos do que os trazidos do Brasil. Mês mais frio do ano em Santiago, julho tem média de 8ºC. Em agosto a média sobe para os 10ºC. Ainda é frio, mas mais “suportável” e menos chuvoso. Agosto é uma boa época para comprar roupas de inverno, pois com o fim da estação, há muitas liquidações.

LEIA MAIS: Restaurantes em Santiago do Chile

A temporada de esportes de neve costuma terminar nas primeiras semanas de setembro, marcando o início da primavera. A segunda metade do mês é menos chuvosa, e a temperatura em Santiago do Chile no mês fica na média dos 12ºC , com as máximas em torno de 18ºC. É a oportunidade perfeita para conhecer melhor da cultura do Chile, pois acontece as Fiestas Patrias em praças e parques da cidade.

Em outubro a temperatura em Santiago do Chile fica entre os 7C e os 22ºC. Os períodos de maior frio costumam ser a manhã e a noite, então o ideal é se vestir “em camadas”, tirando os agasalhos à medida que a temperatura sobe. Quanto mais próximo do final do mês, mais altas são as temperaturas em Santiago do Chile. Em novembro "já é verão". A temperatura média do mês é 17ºC e chuvas são raras.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 6
Foto: Divulgação/Shutterstock

Em dezembro a média da temperatura em Santiago do Chile é de 20ºC, e a precipitação média é de apenas 4mm, ideal para atividades ao ar livre, desde que você capriche na hidratação - algumas pessoas podem sentir desconforto pelo clima seco.

Itens indispensáveis na mala no verão são bermudas, shorts, blusas e camisetas leves para enfrentar o calor; um tênis confortável para aproveitar o clima propício para caminhadas, um chinelo ou sapato aberto para os momentos mais relax; protetor solar e creme hidratante por conta do clima extremamente seco; e ao menos uma calça e um casaco, pois sempre acontecem aqueles dias mais frios.

Na primavera e no outono as dicas são bem parecidas e poderiam ser resumidas em uma frase: leve de tudo um pouco. Por serem estações intermediárias, há tanto dias de calor quanto de frio, e não são raros os dias que combinam as duas opções, com manhãs e noites geladas e tardes quentes.

Independentemente da região do Brasil em que você mora, as temperaturas em Santiago do Chile no inverno serão mais baixas do que você está acostumado. Assim, mesmo para temporadas curtas, é bom levar uma mala grande para abrigar todos os agasalhos que serão necessários para que sua estadia seja confortável.

LEIA MAIS: Santiago do Chile, pontos de interesse que você precisa conhecer

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Stefany Silva

Stefany Silva comentou 7 anos atrás

Ótimo texto, tudo bem explicadinho. Acabei de voltar do Chile e sofremos um pouco com o frio. Entretanto, em. Santiago as temperaturas (em agosto pelo menos) são bem mais agradáveis que no Atacama. Uma dica pra quem vai praticar exportes é comprar as roupinhas nos brechós, garimpando bastante encontramos roupas num precinho bem em conta, valia mais a pena comprar lá do que alugar.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Santiago,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.