Quer cruzar o mundo e conhecer as belezas do Japão? Saiba como solicitar o visto aqui


  Japão, Tóquio  3132 visualizações

Gostaria de cruzar o mundo para visitar o Japão? Tem interesse em aproveitar seu tempo livre para conhecer os principais pontos turísticos do país, como Monte Fuji, Parque Nacional de Shiretoko, Castelo de Himeji? Ou até mesmo as atrações na capital Tóquio, como o Shibuya? Então esse é o post ideal para você.

Mas antes de ir conhecer as belezas do terceiro país mais rico do mundo, é fundamental saber as regras para obtenção do visto para o Japão. Este passo a passo tem como objetivo esclarecer todas as dúvidas sobre o visto de turismo (curta permanência), que pode ser usado para entrar no país em viagem de lazer, visita a a parentes, congressos, negócios ou apenas para conexões em aeroportos japoneses (trânsito).

É importante destacar que este tipo de visto não permite exercer atividade remunerada no Japão. Ao contrário do visto americano, o processo de solicitação não inclui entrevistas. Basta o preenchimento de todos os formulários e documentos com cópias, que deve ser apresentado ao consulado mais próximo de sua casa ou à Embaixada do Japão no Brasil. Veja passo a passo como obter a autorização para a viagem:

Henrique Rodrigues adicionou foto de Japão,Tóquio Foto 1

  1. Pedido e foto

O primeiro passo é fazer a solicitação formal do visto, no site da Embaixada do Japão ou de um dos consulados. Para isso, clique neste link e baixe o formulário em pdf.

Na solicitação é necessário incluir uma fotografia de 4,5 por 4,5 (tirada há no máximo 6 meses), com fundo branco e sem data. Também são aceitas fotos 3X4 (veja detalhes aqui). Exceto por motivos religiosos, as partes da cabeça e do rosto não podem estar escondidas por chapéus e outros

Em seguida, preencha com letra de forma ou digitada os dados pessoais solicitados e as informações da viagem. Há ainda perguntas sobre deportações e crimes. Coloque a data e assine

  1. Documentos

Para dar entrada no pedido, separe os seguintes documentos, com cópias autenticadas recentes (alguns consulados aceitam cópias simples), expedida há no máximo seis meses. (1) Passaporte válido (e os passaportes anteriores com visto japonês); (2) Formulário impresso da SOLICITAÇÃO DE VISTO PARA ENTRAR NO JAPÃO; (3) Uma foto 4,5 X 4,5 (ou 3X4) recente (tirada há no máximo 6 meses), com fundo branco e sem data; (4) Reserva de passagem de ida e volta; (5) Cópia autenticada da carteira de identidade (SSP); (6) Cópia da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega); (7) Documentos que comprovem a finalidade da viagem. Nesse caso, os documentos mudam de acordo com a finalidade da viagem. Os principais são:

NEGÓCIOS:

Carta da Empresa (baixe modelo aqui: http://www.br.emb-japan.go.jp/pdf/cronograma_viagem.pdf) detalhando o motivo da viagem, relacionando nomes, telefones e endereços das empresas a serem visitadas, e mencionando o responsável pelo custeio das despesas.

TURISMO:

Cronograma de Viagem (baixe modelo aqui: http://www.br.emb-japan.go.jp/pdf/cronograma_viagem.pdf). O roteiro deve ser escrito pelo próprio passageiro, no modelo da Embaixada ou pode ser anexado o panfleto do pacote turístico. No formulário, basicamente eles pedem as cidades a serem visitadas em cada data e o contato dos hotéis onde ficará hospedado.

PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS/CONCURSOS OU TORNEIOS ESPORTIVOS (AMADORES):

Carta convite individual (http://www.br.emb-japan.go.jp/pdf/carta_convite_pt.pdf)  ou o convite múltiplo em japonês (http://www.br.emb-japan.go.jp/pdf/carta_convite_jp_multiplo.pdf); ou ainda panfleto explicativo sobre o evento ou algum documento que o substitua.

VISTO DE TRÂNSITO

Tirar o visto do país de destino antes do visto japonês, quando necessário

3.Pagamento

A taxa de emissão do visto é de R$ 61 e o pagamento deve ser feito no momento da solicitação, em dinheiro, junto ao guichê do Setor de Visto. Vale destacar que até 2016 estão isentos da taxa os estrangeiros que incluírem as Províncias de Miyagi, Fukushima e Iwate em seus roteiros. A isenção é uma  forma de incentivar a reconstrução das áreas afetadas pelo grande terremoto que abalou o leste do país.

4.Solicitação

De posse de todos os documentos, dirija-se à embaixada ou consulado mais próximo de sua casa para fazer a solicitação. É aconselhável que a solicitação de visto seja realizada preferencialmente na segunda, quarta ou sexta-feira, pois na terça e quinta-feira pode haver congestionamento devido ao atendimento às agências. O tempo de análise para vistos de curta permanência ou de trânsito é de dois dias

Para dar entrada ou retirar o visto é obrigatória a presença do próprio solicitante. Em caso de impossibilidade de comparecimento, serão admitidas solicitações ou retiradas mediante a presença apenas de familiares em primeiro grau (pais, irmãos e cônjuges) munidos de documentação que confirme o parentesco ou de representante com procuração. Também pode ser solicitado por meio de agência de viagens cadastradas junto ao consulado ou à embaixada.

Para entrar em contato e tirar dúvidas para obtenção do visto, existem embaixadas japoneses em todas as regiões do Brasil.

Região Centro-Oeste e Tocantins

  • Jurisdição: Distrito Federal, Goiás e Tocantins Embaixada do Japão no Brasil TEL: 61-3442-4247 (Departamento Consular)
    FAX: 61-3242-2499
    E-mail:[email protected]

Região Norte

  • Jurisdição: Amapá, Maranhão, Pará e Piauí
  • CONSULADO-GERAL DO JAPÃO EM BELÉM
    Magalhães Barata, 651
    Edif. Belém Office Center, 7º andar
    CEP: 66063-240 Belém – PA
    Tel.: (91) 3249-3344
    Fax: (91) 3249-1016
    http://www.belem.br.emb-japan.go.jp/pt/index.html
    E-mail: [email protected]
  • Jurisdição: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima

CONSULADO-GERAL DO JAPÃO EM MANAUS
R. Fortaleza, 416 – Adrianópolis
CEP: 69057-080 Manaus – AM
Tel.: (92) 3232-2000, 3232-8582
Fax: (92) 3232-6073
http://www.manaus.br.emb-japan.go.jp/indexpt.html
E-mail: [email protected]

 Região Nordeste

  • Jurisdição: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe
  • ESCRITÓRIO CONSULAR DO JAPÃO EM RECIFE
    Padre Carapuceiro, 733 – 14º andar
    Ed. Empresarial Center I, Boa Viagem
    CEP: 51020-280 Reife – PE
    Tel.: (81) 3207-0190
    Fax: (81) 3465-9140
  • http://www.br.emb-japan.go.jp/recife.html
    E-mail: [email protected]

Região Sudeste

  • Jurisdição: Espírito Santo, Minas Gerais* e Rio de Janeiro
    *exceto o Triângulo Mineiro
  • CONSULADO-GERAL DO JAPÃO NO RIO DE JANEIRO
    Praia do Flamengo, 200 – 10º andar
    CEP: 22210-901 Rio de Janeiro – RJ
    : (21) 3461-9595
    Fax: (21) 3235-2241
    www.rio.br.emb-japan.go.jp
  • CENTRO CULTURAL E INFORMATIVO
    Av. Presidente Wilson, 231 – 15º andar
    CEP: 20030-021 Rio de Janeiro – RJ
    Tel.: (21) 2240-2383
    Fax: (21) 2220-7744Consular[email protected]
  • Jurisdição: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Triângulo Mineiro
    CONSULADO-GERAL DO JAPÃO EM SÃO PAULO
    Paulista 854 – 3º andar
    CEP: 01310-913 São Paulo – SP
    Tel.: (11) 3254-0100
    Fax: (11) 3254-0110
    www.sp.br.emb-japan.go.jp
    E-mail: [email protected]

Região Sul

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

ROSANE VARGAS

ROSANE VARGAS comentou 7 anos atrás

Oi Henrique!!Muito obrigada por suas dicas...Pretendo ir Japão Março 2017,estou um pouco ansiosa devido trâmites e tbem Idioma...Não sou muito boa no inglês. Posso enviar solicitação de visto por conta ou devo encaminhar via Empresa Turismo??? em quanto tempo aprox visto Japão fica pronto??? Abraços e muitas viagens a vc!!!

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Otimas informações.

Rebecca Bittencourt

Rebecca Bittencourt comentou 7 anos atrás

Dicas perfeitas! Vou solicitar meu visto em Agosto e esclareceu qualquer dúvida que faltava.

Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues comentou 7 anos atrás

Rosane Vargas, onde você mora? O Brasil conta com vários pontos de atendimento da Embaixada japonesa para solicitar o visto para o país como pode ver na matéria. A empresa de turismo vai dar todas as informações necessárias para o solicitar o visto, mas você deve fazer isso por conta própria. Para ter o visto em mãos, o tempo médio está entre 1 mês e 2 meses, portanto, é fundamental que solicite o visto ainda neste ano para que não se aperte no momento da viagem. Espero ter ajudado!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Japão, Tóquio,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.