Confira as regras para solicitar visto para turismo e intercâmbio no Canadá


  Canadá  3940 visualizações

Imagine um país variado, multicultural, conhecido num mundo inteiro pelas belezas naturais, metrópoles com inúmeros opções de lazer e pelo clima gelado quase o ano todo. Este é o Canadá, um país ideal para visitar, trabalhar, estudar e até mesmo ser sua nova casa.

Mas antes mesmo de pensar no que fazer no Canadá, é fundamental que o turista conheça as regras para poder entrar no país. E a primeira coisa que ser solicitada é o visto.

É importante ressaltar que a necessidade de visto para entrar no Canadá varia de um país a outro. Existem acordos especiais entre o Canadá e diversos países que permitem a entrada de visitantes sem a necessidade da obtenção de um visto. Por exemplo, se você deseja viajar para fazer um curso inglês ou francês e é cidadão da União Européia, você não precisará de visto durante a sua estadia caso não ultrapasse mais do que seis meses.

Entretanto, essa regra não se aplica ao Brasil. Todos os brasileiros que não estiveram no Canadá nos últimos 10 anos ou não tiveram um visto americano neste período necessitam de visto de entrada no Canadá, portanto, se estiver programando uma viagem ao país é necessário que você tenha um passaporte com validade considerável, pois o visto será válido até a data de validade do passaporte.

É importante ressaltar também que o tempo de permanência do visto de turista no Canadá será determinado na imigração, mas no geral é de seis meses.

Preencher os formulários necessários

O primeiro passo para quem quer visitar o Canadá é preencher dois formulários: o IMM5257E (disponível aqui:http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5257E.pdf), que é um formulário individual necessário para todos os solicitantes e o IMM5645E (disponível aqui: http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5645E.PDF), que é um formulário de informações familiar, necessário para todos os solicitantes.

Além destes dois documentos, o turista deve preencher o formulário IMM5713E (disponível aqui: http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/imm5713e.pdf), que é um formulário de autorização, necessário para famílias onde todos os solicitantes assinam. 

Henrique Rodrigues adicionou foto de Canadá Foto 1

Criar uma Conta GCKEY on-line

Depois de totalmente preenchido os formulários, é necessário criar uma conta online no GCKEY online, para iniciar a obtenção do visto do canadense. Para isso, acesse o site oficial do Consulado Canadense (http://www.cic.gc.ca/english/e-services/mycic.asp#login). Ao acessar, role um pouco a página, clique em "continue to GCKEY", preencha as lacunas e siga as instruções da página.

Teste de Elegibilidade

Depois de criar sua conta online é necessário que você faça o teste de elegibilidade, que são algumas perguntas que define se você tem o perfil solicitado pelo Governo do Canadá e ao final do teste você ficará sabendo se é ou não elegível para se candidatar. 

É importante ressaltar que o Consulado seleciona a partir desse teste que é elegível para se candidatar, pois não haverá entrevista.

Primeiramente, você vai entrar na sua conta on-line no mesmo link acima (http://www.cic.gc.ca/english/e-services/mycic.asp#login) e o site irá te redirecionar para sua página inicial de boas vindas, “My CIC”. Ao efetuar o login, verifique que abaixo dos seus dados pessoais estará a seguinte pergunta: “What would you to do today?” (O que você gostaria de fazer hoje?) E abaixo, “Apply for:” (candidatar a:).
Agora é necessário escolher para qual tipo de visto você quer aplicar. A maioria dos solicitantes se encaixam na primeira opção, pois é para visto de turismo, estudante, trabalho e etc.
Então, você irá clicar em “Visitor visa, study and/or work permit”.

Clicando nessa opção, será redirecionado para “Lista de verificação pessoal MyCIC”. Essa página permite ao solicitante que já iniciou o teste de elegibilidade sem ter criado uma conta on-line, a digitar o código e recuperar o questionário. Mas como você ainda vai responder esse questionário, role a página e clique na opção “Determine your eligibility and apply online for a visitor visa, study na/or work permit” (Determine sua elegibilidade).
Agora sim você vai descobrir se é elegível para se candidatar, em “Find out if you’re elegible to apply”.

Lista de documentos

Após responder os questionamentos, se você for elegivel para se candidatar, o próximo passo será responder outro questionário no site, pois é a partir dele que o Consulado irá definir quais documentos serão necessários para seu processo. Há dois módulos de questionamentos: um para solicitantes que não tem visto americano e outro para os que têm este mesmo visto.

A lista de documentos é baseada no perfil do solicitante, portanto é necessário que você ainda responda algumas perguntas no site e crie sua lista de documentos “CREATE YOUR PERSONAL CHECKLIST”. 

Para os solicitantes que tem visto americano, após responder o questionário, será exigido passaporte, uma foto digital com fundo branco e os carimbos de viagens e vistos de outros países, além dos formulários IMM5257 (individual) e IMM5707 (familiar), os quais já foram destacados acima.

Já, para os solicitantes que não tem visto americano, após responder o questionário, será exigido o passaporte, uma foto digital com fundo branco, uma carta explicando o objetivo da viagem, comprovantes de renda, além dos formulários IMM5257 (individual) e IMM5707 (familiar), os quais já foram destacados acima.

Fazendo Upload dos Documentos Solicitados

Após organizar todos os documentos que são necessários, o solicitante deve anexá-los na conta pessoal do Consulado canadense no formato correto e em um único arquivo. Primeiramente, é necessário estar logado na conta MyCIC e salvar suas informações, tendo até 60 dias para apresentar sua candidatura online.

Para fazero upload dos documentos, necessário que seu documento estar em formato eletrônico, ou seja, é fundamental digitalizar os documentos solicitados. 

Só é permitido um arquivo por documento. Por exemplo, se pedir todos os carimbos do seu passaporte e você tiver vários em páginas diferentes, é necessário colocar tudo em um único arquivo. 

É importante ressaltar que é obrigatório fazer upload de todos os arquivos solicitados, caso contrário não será possível prosseguir com a solicitação.

Pagar a Taxa do Visto

Depois de fazer o upload dos documentos solicitados no site, é necessário pagar a taxa do visto canadense no valor de $100 (dólares canadense) por solicitante. Só é possível realizar esse pagamento através do cartão de crédito.

Além disso, o cartão tem que ser internacional e desbloqueado para compras internacionais. Caso seja necessário, entre em contato com o banco que possui conta e solicite o desbloqueio.

Enviando o Passaporte quando o Visto é Aprovado

Após o pagamento da taxa, o Consulado tem de 8 a 20 dias úteis para responder a sua solicitação no site. Eles respondem através de uma carta anexada em seu processo. A mensagem de aprovação será com o seguinte título: “ORIGINAL REQUEST PASSPORT”, o que significa que eles estão solicitando o seu passaporte original. 

Clicando na mensagem, é necessário que você faça o download da carta de aprovação clicando em “CLICK HERE”. Pronto, agora que seu visto já foi aprovado, você deverá enviar o passaporte para a autorizada do Consulado no Brasil.

O Consulado canadense não recebe mais os documentos para a emissão do visto, então você deverá enviar para a autorizada no Brasil, a VFS Global.

Dessa forma, você deverá pagar uma taxa de processamento obrigatória, a taxa de‘TRANSMISSÃO DE PASSAPORTE’ no valor de R$63,95 por solicitante. Além da taxa do SEDEX que varia de acordo com a região. É necessário realizar o pagamento das duas taxas separadas e somente na boca do caixa do Banco Santander na seguinte conta bancária.

Banco Santander:
Agência: 0729
Conta corrente: 1300077-35
CNPJ: 13.531.190/0002-04
Beneficiário: VFS Brasil serviços de preparação de documentos ltda

Após isso,  basta organizar os seguintes documentos abaixo em um envelope: Passaporte de todos os solicitantes; Carta de aprovação impressa de todos solicitantes (que você irá baixar no site); Comprovantes de pagamento das taxas; Uma folha branca A4 com o nome, endereço, telefone e e-mail.

Com todos os documentos organizados e o envelope devidamente lacrado, você poderá ir até uma agência dos Correios e enviar por SEDEX esse envelope. Você terá mais esse custo de envio do envelope com os documentos, pois o valor do SEDEX que você pagou no Banco Santander, foi só para a devolução do passaporte já com o visto. Vou passar agora os endereços da VFS Global, lembre se que você vai enviar para um deles, o que você escolheu de acordo com o quadro de valores acima. Segue os Endereços:

Brasília:
Brasilia Shopping and Tower,
Quadra 5, Setor Comercial Norte – SCN / lote sala 1126.
Brasilia – DF. Brasil
CEP: 70715-900

Rio de Janeiro:
Av. Américas, 3500, Ed. Le Monde Offices – Hong Kong 1000, Salas 612, 613, 614 e 615.
Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ. Brasil
CEP: 22640-102

São Paulo:
Avenida das Nações Unidas, No 12.551,
World Trade Center São Paulo, 18o andar, salas 1809 e 1810.
Brooklin Paulista
São Paulo – SP. Brasil
CEP: 04578-903

Após enviar os documentos, você deve aguardar até 15 dias úteis, que é o prazo máximo para eles devolverem o passaporte com o visto emitido. É importante salientar que a validade do visto será a mesma validade do passaporte.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Adalberto da Silveira Brito

Adalberto da Silveira Brito comentou 5 anos atrás

Se você tem passaporte co visto norte americano poderá solicitar o visto on line pela Internet, pagar a taxa e aguardar (pedi o meu na quinta e recebi na sexta feira).

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Canadá,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.