Universidade de Coimbra


  Coimbra  1606 visualizações

Muitos dos turistas que estão programando sua viagem para Portugal, incluem no roteiro a cidade de Coimbra para conhecer a sua universidade histórica.

Para chegar a cidade de Coimbra você pode fazer a viagem tanto de carro, como de ônibus ou trem. A cidade está localizada a aproximadamente 200km de Lisboa e 130km do Porto.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Coimbra Foto 1

História da universidade: A Universidade de Coimbra é a mais antiga do país e uma das mais antigas da Europa.

711-1130: Coimbra trona-se uma cidade fortificada muçulmana. Nesta época que ocorreu a construção do atual Paço das Escolas.

1290: A universidade é fundada na data de 1° de março de 1290 por carta régia de D. Dinis e reconhecida pelo papa em 9 de agosto do mesmo ano.

1537: Neste ano ocorreu a instalação definitiva da universidade na cidade de Coimbra e a afirmação da mesmo como a “cidade universitária” (até este momento a universidade ficava sendo transferida entre as cidades de Coimbra e Lisboa).

1717-1728: Construção da Biblioteca Joanina.

1772: O Marquês de Pombal reforma a universidade transformando-a num centro de saber experimental que incluía o Observatório Astronômico, Jardim Botânico, Laboratório Químico e os Gabinetes de História Natural e de Física Experimental.

1942: Início do processo de renovação da universidade pelos arquitetos Cottinelli Telmo e Luís Cristiano da Silva.

2013: A Universidade de Coimbra foi incluída na lista de Bens Patrimônio Mundial UNESCO.

O turista que deseja somente conhecer o Paço da Escola e alguns locais externos, não precisa adquirir nenhum ingresso mas para ter acesso à Biblioteca Joanina, a Capela de S. Miguel, o Museu da Ciência e o Jardim Botânico, é necessário comprar o ingresso de 12 euros (valor em outubro de 2018). Eu achei o valor super barato para a quantidade de locais que estão incluídos no valor.

Biblioteca Joanina: A biblioteca é uma das mais lindas do mundo e contém cerca de 60 mil livros dos séculos XVI a XVIII (Observação: este livros ainda podem ser consultados nos dias de hoje).

Agora um lembrete muito importante: No terceiro andar da Biblioteca Joanina é proibido tirar fotos, por favor respeite as recomendações para não ser “convidado” a se retirar do local como vi acontecer com um casal.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Coimbra Foto 2

Capela de S. Miguel: O edifício hoje existente foi construído durante o final do século XV e o início do século XVI. À esquerda encontra-se o altar dedicado a Nossa Senhora da Luz (padroeira dos estudantes) e junto ao arco do cruzeiro você pode ver a imagem de Nossa Senhora da Conceição (padroeira da universidade). O interior da capela é revestido com azulejos do ano de 1663 e o órgão é do ano de 1733.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Coimbra Foto 3

Torre do Relógio: Foi edificado entre os anos de 1728 e 1733. A Torre do Relógio foi projetada pelo arquiteto romano Antonio Cannevari para a substituição da anterior seiscentista. A torre aloja os sinos que regulam o funcionamento ritual da universidade.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Coimbra Foto 4

Jardim Botânico: Foi criado por iniciativa do Marquês de Pombal no ano de 1772 e estende-se por mais de 13 ha. Infelizmente quando fui visitar a cidade, o Jardim Botânico estava fechado para reforma por causa dos estragos provocados pela tempestade tropical Leslie, mas do portão consegui tirar uma bonita foto do local.

Dica: Saindo da estação de trem de Coimbra, virando para a esquerda, você pode pegar o ônibus 103 que tem uma paragem em frente a universidade e o custo do bilhete é de 1,60 euros (o ponto do ônibus fica em frente ao “Rei da China”).

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Pieter Marinus

Pieter Marinus comentou 5 anos atrás

Estive aí em 2018...Uma visita que vale a pena. Show !!1

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Coimbra,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.