Purpurine Lira

Gastronomia: O que eu não posso deixar de experienciar?

Olá Queridos! Estarei visitando essas cidades de Portugal e Espanha agora no final do ano e gostaria de dicas gastronômicas... seja um doce dos deuses, um café em algum cantinho fofo ou um restaurante imperdível pela vista ou pelo prato "tal", me ajudem?

Obrigada
Bjos

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Purpurine

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

11 Respostas

Tânia Barreira (UmOlharViajante)

MELHOR RESPOSTA

Tânia Barreira (UmOlharViajante) Lisboa

respondeu 3 anos atrás

Purpurine, em relação a Portugal, seguem as minhas dicas: http://umolharviajante.blogspot.pt/2016/01/gastronomia-portuguesa.html

Quanto a Espaha, bem, tem que experimentar a paelha, mas acima de tudo as tapas.. conceito que também já existe em força em Portugal, e que é ideal para experimentar os nossos enchidos, pasteis de bacalhau, etc :)

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 3 anos atrás

São dois lugares com gastronomia riquissima!! Portugal brilha com o bacalhau e os pastéis de nata e a Espanha com os tapas variados! Aproveite!!

Suely Leal

Suely Leal Rio de Janeiro

respondeu 3 anos atrás

Oi Purpurine, são tantas opções...  A culinária portuguesa é maravilhosa e a espanhola não fica muito atrás.  Os doces portugueses são uma loucura!!!!  Esqueça a dieta rsrsrs.

Em Lisboa não deixe de conhecer a mais tradicional pastelaria e experimentar os mais famosos pastéis de belém.  É sempre muito cheia, mas vale a pena!!!!  http://pasteisdebelem.pt/

À noite vá até a Cidade Baixa, bairro histórico, escolha uma taberna e se delicie.  Existem vários com apresentação de fado.

Em Sintra visita obrigatória à Casa Piriquita.  Lá você vai encontrar uma variedade de doces portugueses, o meu predileto é o travesseiro. http://www.piriquita.pt/

Em Madri meu lugar predileto para comer tapas, passear, sentir a variedade de aromas, aguçar todos os meus sentidos é o Mercado São Miguel!   Lugar fantástico!!!!! http://www.mercadodesanmiguel.es/

E em Barcelona recomendo o Mercado La Boqueria.  Demais!!!! http://www.boqueria.info/

Espero ter ajudado um pouquinho!  Beijinhos

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés)

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés) São Paulo - SP

respondeu 3 anos atrás

Olá Purpurine! Tudo bem?

Portugal: não deixe de comer bacalhau em Portugal, nos seus mais variados tipos: bacalhau à bras, bacalhau com natas, bacalhau zé do pipo. Também gosto muito de filetes de pescada!

Doces: em Lisboa, não deixe de comer os famosos Pastéis de Belém. Os pastéis de nata são gostosos, mas os Pastéis de Belém são imbatíveis.

Em Lisboa, um lugar onde vende muitos doces é a Confeitaria Nacional, tem muitas variedades e doces de todos os tipos, não necessariamente apenas os da gastronomia portuguesa. 

Em Porto, procure comer a Francesinha, um lanche típico da cidade, que vem sambando em um molho picante e acompanhado por batatas fritas.

Em Guimarães, o doce típico é a Torta de Guimarães, feito com massa folhada e frutas cristalizadas.

Há ainda outros doces que você pode provar, como pastéis de Santa Clara, Bolas de Berlim (parecem sonho), Napoleão, travesseiros de Sintra, ovos moles, tripas (é uma panqueca com recheio), etc. Tem muitos doces!

Em Barcelona, no mercado La Boqueria, nas las Ramblas, tem um quiosque que vende paella por 5,00 euros. Os tachos do cara são gigantescos e há paella de frutos do mar, mista e de carne! Foi a paella mais gostosa que comi por lá. Você come em pé porque não tem onde sentar, mas é bom demais!

Na Espanha também tem as porções de jamón (minha dica é: compre jamón no mercado, pois sai mil vezes mais barato que comprar uma porçãozinha de 200 gramas num bar!)

Na Espanha também você deve comer churros e porras (porras são uma espécie de churros também, mas um pouco diferentes). 

Espero ter te ajudado!!! 

Boa viagem! Abraços!

Enes Moreira Junior

Enes Moreira Junior Rio Claro

respondeu 3 anos atrás

Olá Purpurine.Vou te dar uma dica somente da lindíssima Barcelona. Ela veio de um grande amigo e foi demais. 

Restaurant La Barca del Salamanca.

Imperdível, sensacional,ambiente super alegre, atendimento nota 10. Você vai amar....e não é caro não.super em conta.É fácil, fica perto do Port Olímpic, na Av. del Litoral, 36.

Depois da deliciosa paeja, um passeio pela rua da praia.

Ok.Espero que esta dica te deixe tão feliz como eu fiquei.

Até.

RUTECN

RUTECN  campo grande

respondeu 3 anos atrás

O pessoal já deu ótimas dicas, e só acrescento o seguinte: os portugueses preparam um cabrito muito bom, e não deixe de comer a castanha portuguesa assada à moda deles, numa panela de ferro revestida com cerâmica, que a gente encontra nas ruas de Lisboa. Na Espanha, adorei o rabo de touro estufado e o fideuá, uma variação da paella. Fiquei até com inveja de você, pois adoro comer, rss. 

Boa viagem!

Lu Torres

Lu Torres Rio de Janeiro

respondeu 3 anos atrás

Olá, tudo bem?

Os que ficaram forte na memória (estive em janeiro deste ano)

Lisboa: Laurentina, o Rei do Bacalhau (bacalhau com natas perfeito! Sobremesa: baba de camelo: um doce de caramelo com amendoas torradas...de babar mesmo rsr). Os pastéis de Belém , claro, não tem como não ir 1, 2, quem sabe 3!!! vezes 

Para trazer: as charmosas (e DELICIOSAS) sardinhas em latas: http://www.conserveiradelisboa.pt/pt (há uma loja no Mercado da Ribeira :) 

Sintra: Cafe/doceria Periquita, que já deram a dica aqui

Coimbra: o doce "cruzio" do Café Santa Cruz (há até concurso de "crúzio" por la...o lance é sério...rsr)

Abraços e boa viagem, 

Lu

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) Salvador

respondeu 3 anos atrás

Olá Purpurine... 

Em Barcelona, paella, claro! 

Na Andaluzia (Sevilla e Córdoba) sugiro os tapas: a variedade é enorme e a prática em si é uma delícia. 

Eu entrei em vários lugares e quanto mais rústico e pequeno, mais eu achei a comida deliciosa! 

Boa viagem!

Ana

Telma Caramelo

Telma Caramelo Santo André

respondeu 3 anos atrás

Na Espanha não deixe de comer os pintxos, que você encontra em praticamente todos os lugares, de sabores variados, um mais gostoso que o outro...

Vládia Lóscio

Vládia Lóscio Fortaleza

respondeu 3 anos atrás

Boa noite Purpurine!  Quando se fala em Portugal todo mundo lembra logo de bacalhau e lá tem vários pratos deliciosos de bacalhau.  Mas as delícias de lá não se resumem a ele. Portugal é uma região riquíssima de mariscos e frutos do mar e um prato que eu adoro e que conheci por lá o "choco frito", especialmente o da região de Setúbal. Há também as "sapateiras" que também gosto muito. Tirando os frutos do mar sugiro provar o "arroz de pato", o "leitao a bairrada" e as diversas variedades de chouriços que há por lá. Ia esquecendo, o polvo a lagareiro é uma delícia! Os doces também são deliciosos, meus preferidos são os tipos folheados como o "pastel de Tentugal", mas também gosto dos bolos de feijão.  Espero te ajudado e não ter te deixado confusa....rsss.

andrei mesquita

andrei mesquita Niterói

respondeu 3 anos atrás

portugal não conheço ainda pessoalmente mas é tradição o prato principal, o bacalhau se gosta, e pastel de belem ( pastel de nata), dizem que é delicioso.
já na espanha tive a honra de conhecer e gostei bastante de Tapas, são uma especie de aperitivos aqui no brasil, vale a pena, ainda mais se acompanhar de uma bela cerveja, como a estrella galicia, outra que não deixa de comer é famoso presunto jamon, maravilhoso, e logico nao pode passar em branco uma paella maravilhosa.
se passar em barcelona, melhor lugar que eu achei pra comer e com preços adequados foi na tradicional mercat la boqueria, e em madrid se chama mercado de San miguel.
Em madrid tbm gostei de um restaurante chamado cem montaditos, que nada mais é que pão com presunto, só que no caso, um jamon, não é qualquer presunto kkkkkkkk e ainda tem oportunidade de beber uma pint de 500ml de cerveja que pra mim custou 3 euros ao todo, cerveja+comida. 
boa viagem, aproveite bastante.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Portugal, Espanha, Porto, Lisboa, Sevilha, Madri, Barcelona, Évora, Coimbra, Toledo, Sintra, Guimarães, Braga, Córdoba,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Purpurine

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.