Saiba como solicitar o visto para visitar Angola


  Angola  2277 visualizações

Gostaria de conhecer um dos 10 países com o português como língua oficial e ainda com atrações culturais e natureza tão diversificadas quanto o Brasil? Então você deve conhecer Angola.

Situado no sudoeste do continente africano, Angola é o destino ideal para os que querem conhecer pessoa que tem admiração pelos brasileiros. Isto mesmo, os angolanos são exímios consumidores da rica cultura do nosso país: vêem com freqüências as novelas da Globo, adoram samba, pagode e sempre recebem turistas brasileiros com a simpatia que recebe a todos.

Além dos angolanos, você deve visitar Angola pelas atrações turísticas do país. Se tiver um gosto maior por áreas urbanas, você pode visitar a capital Luanda, que conta com vida noturna agitada e quilômetros de praias para os apaixonados por calor e mar, além da conhecida culinária do país com influências portuguesas, com o bacalhau em destaque. Mas se prefere locais mais calmos, visite as dezenas de parques do país, como o Cangandala e o Parque Nacional Alonsochitau.

Entretanto, antes de preparar as malas para Angola, você deve solicitar o visto para o país.

Henrique Rodrigues adicionou foto de Angola Foto 1

Se você deseja ir para Angola para turismo, é necessário ter um passaporte original com validade mínima de 6 meses com cópia; formulário frente preenchido e assinado (disponível aqui: http://www.embaixadadeangola.com.br/v2/images/stories/v2.pdf); 2 fotos 3x4 com fundo branco e colorida; imposto de renda; comprovante de que trabalha, com contrato social ou comprovante de recebimentos; termo de responsabilidade às leis angolanas com firma reconhecida (cópia disponível abaixo).

Além destes documentos, o turista deve portar uma cópia autenticada do RG, CPF e comprovante de residência; carta ao cônsul angolano solicitando o visto; reserva de passagem aérea; certificado de vacinação contra febre amarela; e, para estrangeiros, apresentar cópia do RNE original válido.

É recomendável iniciar o processo com 10 a 15 dias úteis de antecedência, pois alguns processos de visto podem demorar mais tempo dependendo de análises consulares. O visto de turismo ordinário curta duração custa 100 dólares e o visto de trabalho e permanência temporária 300 dólares.

Vacina para febre amarela

Em relação a vacina contra febre amarela, o brasileiro também não encontrará dificuldades. Mas antes de tudo, lembre-se: a vacina precisa ser tomada com antecedência mínima de 10 dias à viagem.

Primeiramente, vá a um posto de vacinação municipal ou estadual, portando a sua carteira de identidade, isso grátis, sem hora marcada. No final da vacina, você receberá um certificado que comprova a vacinação. 

Feita a vacinação, guarde o certificado pois você vai precisar dele para a emissão, posteriormente, do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), emitido gratuitamente junto à Anvisa.

Visto de Trabalho

O visto de trabalho é concedido ao cidadão que vai exercer temporariamente uma atividade profissional remunerado no país.

O visto deve ser utilizado no prazo de 60 dias após a sua concessão e é válido por 12 meses de estadia em Angola, sendo prorrogável por duas vezes. O visto permite ao requerente múltiplas entradas em território angolano, mas para exercer somente atividade profissional no país e apenas para a empresa que solicitou o visto, não sendo possível fixação de residência em Angola.

A empresa que trabalha o requerente deve comunicar à autoridade competente de qualquer alteração na duração do contrato para o cumprimento das leis do país.

O requerente precisa preencher online formulário (disponível aqui: http://www.angola.org.uk/PDF/formularios/visa_application.pdf), imprimir e assinar depois de preenchido. A Seção Consular não aceita formulários preenchidos a mão;

Passaporte com validade superior a 9 meses e 6 páginas livres;

Uma (1) fotografia recente, colar foto no formulário;

01 - Carta da entidade contratante: solicitar o visto, dirigida ao Setor Consular da Embaixada de Angola no Reino Unido, com cópia ao SME em Luanda, solicitando o visto e declarando a finalidade do visto, responsabilidade pela estadia e repatriamento. A carta deve conter os seguintes dados do requerente:

  1. A) Nome completo
    B) Nacionalidade
    C) Data de Nascimento
    D) Local de Nascimento
    E) Nºde Passaporte
    fF Data de Emissão do Passaporte
    G) Data de Expiração do Passaporte
    H) Profissão
    I) Cargo a ocupar
    J) Projecto a atender em Angola

A carta deve ser datada e assinada por uma pessoa autorizada.

02 - Contrato de trabalho ou Promessa de Contrato em Português, emitido por Empresa registrada para operar em Angola, datada e assinado por alguém com autoridade para o fazer e carimbada com selo da Empresa;

03 - Atestado Médico emitido pelo respectivo Centro de Saúde (GP), que certifica que o requerente não sofre de qualquer doença infecciosa. Por favor ver legalizações (1 fotocópia de todos os documentos após autenticação pela Seção Consular);

04 - Registo criminal. Por favor ver legalizações (1 fotocópia de todos os documentos após autenticação pela Seção Consular);

05 - Declaração de compromisso de obediência às leis vigentes na República de Angola. Preencher online (disponível aqui: http://www.angola.org.uk/PDF/normas/comply_with_angolan_law.pdf) e imprimir;

06 - Certificado de habilitações literárias ou profissionais, (traduzido para Português, autenticado por notário público, apostilhado pelo Foreign Office em Milton Keynes e autenticada pela Seção Consular) (2 cópias das autenticações + original);

07 - Parecer favorável do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social para os casos de instituições ou empresas públicas ou do órgão de tutela da actividade para os casos de instituições e empresas privadas;

08 - Fotocópia de alta qualidade do Diário da República contendo a publicação da constituição da Empresa contratante;

09 - Carta do requerente, dirigida a Seção Consular da Embaixada de Angola em Londres em Português e Inglês solicitando o visto e declarar a razão para o pedido. Data e assinatura são obrigatórias;

10 - Curriculum Vitae em Português. Por favor ver legalizações (1 fotocópia de todos os documentos após autenticação pela Secção Consular);

11 - Fotocópia do Documento de Arrecadação de Receitas DAR (actualizado);

12 - Fotocópia a cores e de alta qualidade do Alvará da Empresa contratante em Angola;

13 - Certificado de Incorporação (Constituição da Empresa) da empresa em Angola;

14 - Fotocópias a cores e de alta qualidade do Certificado Internacional de Vacinas;

15 - Passaporte: Fotocópia dos detalhes pessoais e todos os vistos contidos no passaporte;

DECLARAÇÃO

Eu, (nome, apelido) __________________________________, nacionalidade de ______________________, nascido(a) aos ______ de _______________ de ______, em (local de nascimento) _________________, portador (a) do passaporte nº __________________, válido até (data da expiração) _______________, declaro pela presente que me compromento a respeitar e a cumprir as leis da Republica de Angola durante a minha estadia naquele país.

(Local) __________, aos ____ de _________ de 20 ___.

________________________________

Assinatura 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Angola,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.