O indescritível Deserto do Atacama

San Pedro de Atacama, Chile  3495 visualizações

O Deserto do Atacama é um dos lugares mais espetaculares do mundo.

Estivemos lá em Julho de 2012, e nossa filha, então com 10 anos de idade, ficou impressionada com o que viu.

A porta de entrada para o Atacama é o aeroporto de El Loa, em Calama, mas a base ideal para se hospedar é San Pedro de Atacama, a 100 quilômetros dali.

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 1A pista do aeroporto fica no meio do deserto!!!

Ficamos hospedados no belíssimo e rústico Tierra Atacama, com todos os confortos e mordomias, cercados por um ambiente casual e amigável.

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 2

O hotel foi construído preservando um antigo curral e os muros de adobe, incorporando-os ao acesso do hotel e conservando-os como uma homenagem à história desta área.

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 3

A piscina, as áreas sociais e alguns apartamentos têm vista para o vulcão Licancabur.

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 4Vista do nosso terraço privativo

A arquitetura, o design interior e os jardins foram desenhados com o objetivo de deixar o hotel o mais autêntico possível, usando mobílias e acessórios feitos à mão com materiais locais.

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 5Detalhe do artesanato local

As diárias incluem, além de todas as refeições e algumas bebidas, dois passeios curtos ou um passeio longo por dia, em pequenos grupos e com guias locais fluentes em várias línguas. Tudo perfeitamente organizados e rico em informação.

Depois de instalados, voltamos para o living e, em frente a um excelente mapa plotado, conversamos com um consultor de expedições para decidirmos os passeios que faríamos durante a nossa estada, levando em conta a aclimatação à altitude e o grau de dificuldade.

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 6Mapa do deserto e suas atrações

Aproveitamos o dia da chegada para conhecer o Salar de Atacama onde fica o maior deserto de sal da região e avistar vários tipos de flamingos em seu hábitat. Foi aqui também que assistimos a um pôr-do-sol pra lá de impressionante!!!

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 7Crosta de sal no Salar de Atacama

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 8Voo do flamingo

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 9Os tons mudam conforme o sol se põem

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 10E para terminar...

Na manhã do segundo dia, fomos conhecer a paisagem surrealista do Valle de la Luna. Localizado a noroeste de San Pedro, possui uma série de estranhas e belas formações rochosas, resultantes da erosão fluvial, do vento, da chuva e das temperaturas extremas. Um cenário indescritível!!!

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 11Vista da Cordillera de la Sal

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 12A caminho do mirante

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 13El Anfiteatro

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 14Mirante

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 15Duna

À tarde, meu marido e nossa filha partiram para uma cavalgada pela Cordillera de la Sal, enquanto eu fazia uma massagem com pedras vulcânicas no Uma Spa.

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 16Filhota amazona

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 17Cavalgando em boa companhia : )

Nosso terceiro dia começou com uma caminhada pelas Cornisas. Depois de uma subida de 40 minutos, alcançamos os platôs rochosos que ficam a 2.600 metros sobre o nível do mar, e com uma vista deslumbrante das montanhas, vulcões e da cidade de San Pedro. No final da caminhada de aproximadamente 3h00, descemos uma das dunas maiores do Valle de la Muerte. Emoção pura!!!!

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 18Subindo!!!

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 19O povoado oásis de San Pedro visto do platô

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 20Sandboard nas dunas do Valle de la Muerte

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 21Preparados para descer a duna!

Tiramos a tarde para conhecer o simpático povoado de San Pedro de Atacama, que preserva ruas de terra e casinhas rústicas erguidas com adobe, como nos velhos tempos em que os primeiros atacamenhos viviam na região, há 11 mil anos. Eles possuem uma rica herança artística e cultural, que podem ser vistas no artesanato, na tecelagem e outras artes populares que são vendidas nas lojas e feiras de artesanato do povoado.

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 22Calle Caracoles, onde se concentram a maioria dos restaurante e lojas

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 23Igreja de San Pedro. Uma das poucas construções brancas em meio ao adobe

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 24Detalhes que só San Pedro tem!

À noite, na Excursão Astronômica, conhecemos a visão andina dos povos indígenas sobre o cosmo, com suas próprias constelações como a lhama e a raposa. Como o ar do deserto é limpo, as estrelas e a Via Láctea se tornam inesquecíveis e espantosas. Do observatório pudemos ver ainda os anéis de Saturno, as crateras da lua, as nebulosas e supernovas. Imperdível!!!

(Não tenho fotos do céu; até porque, não chegaria aos pés da beleza de ver ao vivo. Felizmente, ele ficou armazenado na memória! : ) )

No quarto dia partimos pela Ruta 23 em direção a Argentina. Passando pelo Trópico de Capricórnio, que se cruza com a Trilha Inca, vemos a flora e fauna mudar gradualmente à medida que subimos. À 4.000 metros de altitude, nosso encontro com elas: as Lagunas Altiplânicas. Cercadas por montanhas, vulcões e por um matinho dourado (conhecido como paja brava), o intenso azul das suas águas tranquilas, junto a paisagem branca de neve, se destaca. Depois de quatro dias já não tenho mais palavras para descrever o que é esse lugar!

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 25Ruta 23

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 26Antiga trilha Inca

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 27Laguna Miscanti

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 28Uma imensidão branca e dourada, e no fundo a Laguna Miñiques

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 29Uma cabana e um vulcão!

No último dia, às 4h00 da manhã, partimos para os Géiseres del Tatio. Um campo geotérmico impressionante, a uma altura de 4.300 metros sobre o nível do mar, onde afloram colunas de vapor de água de até 12 metros de altura, a partir de vários poções de água fervendo. Fazia frio, - 12°C quando chegamos, mas a experiência, e o frio, valeram a pena!

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 30Geiseres!!!!

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 31Muito quente!

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 32Quente e frio ou frio e quente?

E no retorno ainda fomos surpreendidos por esta paisagem!!!

Kelly Cruz adicionou foto de San Pedro de Atacama,Chile Foto 33Rio e vulcão Putana, na divisa com a Bolívia

Independente de quando ir, como ir ou de onde ficar, todos que ali vão, tem o mesmo propósito: levar para casa uma experiência única, de um lugar exclusivo, cercado por um salar cheio de flamingos e abraçado a um enorme vulcão. Um lugar mágico que tem paisagens lunáticas, lagoas azuis, dunas douradas, um céu incrivelmente estrelado e onde a água fervente jorra do chão.

Aqui um mapa para você localizar os lugares que visitamos!