Giovanna Heidrich Baseotto perguntou:
O que fazer em 15 dias no Chile ? Vale a pena ir à Atacama ou o Sul é melhor ?
Olá viajantes! Irei ao Chile com meu namorado em Setembro deste ano, ficarei 15 dias e estou em dúvida de qual roteiro seguir, pensei em algumas opções como: Santiago-Pucón-Santiago-Atacama ou Santiago-Puerto Varas (e regiões)-Pucón ou Santiago-Puerto Varas-Bariloche-Santiago... Enfim inúmeras opções. Mas ainda não consegui achar o melhor... Atacama eu vi que é beeeem legal, mas achei que o custo benefício não compensa, achei a cidade muito “rustica” (não é bem essa palavra) pelo preço, estou enganada?
Quanto aos Lagos Andinos, por ser inverno vi algumas opiniões de que não é muito legal... A mesma coisa de Bariloche e Patagônia.
Vocês já foram ao Chile no inverno, o que visitaram e o que acharam ? Preciso de opiniões sinceras, por favor kkkk Ah, eu gosto de um estilo aventura, me contem o estilo de vocês também :) Muito obrigada !
Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Natureza, Fotógrafo, Romântico
Responda a dúvida de Giovanna
11 Respostas
Oi Giovanna! Tudo bem?
E moro em Santiago , passei o reveillón em Puerto Varas e estou com a viagens marcadas para San Pedro de Atacama e Pucón , então vamos lá haha
Acho que mais que nada, você deve analisar qual é o tipo de viagem/lugar que VOCÊ mais gosta, pois o norte e o sul do Chile são completamente diferentes. Estamos aqui falando de uma região de lagos e vulcões versus um deserto.
$$: Qualquer uma das opções é cara
Data: o Sul do Chile é BEM frio, mas o clima no deserto à noite também não deve ser lá muito ameno (ah, e setembro já é praticamente primavera, então congelada vc não morre rs)
Sul: lugares tranquilos, com lagos maravilhosos, vulcões espetaculares, umidade do ar relativamente alta (pro padrão do Chile), muita comida boa e pessoas incríveis, além, claro, do turismo de aventura. Nos arredores de Puerto Varas você pode visitar Puerto Montt , Frutillar e até a Isla de Chiloé pra ver os pinguins *-* (confirma a temporada deles antes, por via das dúvidas, agora não lembro qual a época que eles aparecem), assim como eu fiz. (juro que pra te ajudar - e não fazer propaganda - entra no meu blog que eu contei da viagem pro Sul...da p vc conhecer mais um pouco e ver umas fotos para se animar =D)
Norte: Bom...deserto. Ainda não fui (viagem marcada pra fim de outubro), mas sem dúvidas tem paisagens de tirar o fôlego.
Sinceramente, se vc conseguir, faz os três. Santiago também é ótima e muito rica em pontos turísticos (aliás, se precisar de ajuda em algo aqui, é só me falar). Vai depender mais das suas preferências e disponibilidade de tempo e dinheiro, porque nenhum desses destinos vai decepcionar, tenho certeza!
Beijo e boa viagem!
Chile tem a sorte de ser um país bem "comprido" e tem atrações para todos os gostos, vai depender do gosto de vcs. Em setembro você não vai encontrar muita neve nas proximidades de Santiago, já vai ser o final da temporada de esqui. O sul do Chile é muito bonito, vulcões, lagos e cidades mais calmas, acredito que você não vai ter problema com neve.
Atacama realmente deve ser a opção mais aventureira, estou pensando em conhecer agora em maio. Lembrando que ainda tem o litoral do Chile, região de Viña Del Mar, tem como ir de ônibus partindo de Santiago, estrada super tranquila.
Um dica na hora de comprar as passagens é verificar o preço da opção "Varias cidades", no site da Tam você pode juntar até 4 voos, o preço quase sempre fica bem bacana. Assim você pode comprar Sua cidade > Santiago, Santiago > Puerto Mont, Puerto Mont > Santiago, Santiago > Sua cidade.
Boa viagem.
Eu morei em Santiago um tempo. E é preciso tempo pra aproveitar tudo o que tem por lá. O sul e o norte é bemmm diferente, mas ambos incriveis. Mas pra aproveitar o tempo, por questão de proximidade e ter mais o que conhecer... daria pra vc passar uns dois dias em Valparaiso/Viña del Mar e depois ir pro Sul. Pucón é uma cidade linda, e se curte esporte de aventura, vai ter um prato cheio. Tem rafting, pode subir o vulcão, cachoeira... acho q é isso ;)
Giovanna... fui em Junho do ano passado, nós fizemos Santiago e Atacama, se seu perfil é mesmo aventura, com certeza vai encontar no Atacama, onde tem passeios de todos os estilos, e pra todos os bolsos, os passeios são incríveisssss ...lindos, sensacionais eu AMEI de verdade, e depois vc pode vir descendo, minha dica é parar em Antofagasta e La Serena... bj
Conheci praticamente todo Chile e fiquei encantada mesmo com o Norte...Atacama é lindo e 15 dias da para fazer Santiago e subindo...agora para o sul precisa de mais tempo...as distâncias pela patagônia são enormes..e vc já aproveita e faz a patagônia Argentina tbm!
Em 15 dias fica praticamente impossível fazer uma visita mais intensa se pensar em ir a mais de uma região durante o período. Não sei se é esse o obejtivo, mas talvez fosse mais interessante (e mais barato) focar em alguma região, ao invés de fazer grandes (e caros) deslocamentos ao longo de um país bem estreito e longo como é o caso do Chile.
Se for a partir de Santiago eu daria ênfase a Viña del Mar , Valparaíso e região, talvez até Mendoza (tem passagem de ônibus saindo de Valparaíso por exemplo que sai a noite e chega por lá de manhãzinha).
Giovanna,
estou com a mesma dúvida para ir em Julho. Gostaria de saber seu relato de viagem sobre o rumo escolhido para me orientar um pouco.
Abraço
Passei 7 dias no Chile em julho de 2013, somente 3 deles no Atacama.
A cidade em si oferece pouco conforto, menos do que normalmente estamos acostumados. Ela é bem rústica mesmo (você usou a palavra certa!) com um preço de cidade turística.
Tudo depende do seu estilo de viagem. Eu gosto de aventura e achei as paisagens espetaculares! Destaque para o Valle de la Luna, que pode ser feito em uma tarde, por ser próximo de San Pedro , e é espetacular!
Também soube do passeio astronômico para ver o céu, que é considerado o mais limpo do mundo (já que lá é o lugar mais seco), mas esse não pude ir. https://fernandalasalye.wordpress.com/2011/11/17/tour-astronomico-san-pedro-de-atacama/
Um contraponto é que alguns passeios estavam fechados, justamente por causa do inverno e de ter nevado nos pontos mais altos. Isso pode prejudicar um pouco sua visita.
Um outro casal que viajou conosco e não é fã desse tipo de viagem ficou com Valle Nevado (ótima opção para o inverno) e Valparaíso e também adoraram.
Eu não conheço o sul do Chile, mas uma chilena que conheci falou que é maravilhoso... Mas, se você gosta de aventura, indico DEMAIS o Atacama! É maravilhoso, com várias paisagens inacreditáveis e diferentes, se o seu perfil é de aventura certamente vai gostar :) o meu tb é! Hahaha Do Atacama você consegue fazer a viagem até o Salar de Uyuni (na Bolívia) tb, caso ainda não conheça, é surreal aquilo.
A cidade de San Pedro do Atacama é realmente pequenininha e rustica, mas eu não acho que isso seja um problema. Há opções de restaurantes ótimos por lá, além do Barros com drinks e música ao vivo (caso sua preocupação seja a falta do que fazer a noite).
Não conheço o sul, mas o Atacama é MARAVILHOSO! Você não pode ir pro Chile e deixar de ir lá.
Quanto à cidade de San Pedro de Atacama , sim, pode-se dizer que é bem rústica (pequena, jeitão de vilarejo, só casas, ruas de terra), mas é super bem estruturada, tem todo tipo de serviço essencial e tem desde hostels a hotéis de luxo.
Giovanna, eu já fiz essas viagens e adorei. Para o sul eu fui durante o verão e mesmo assim o frio foi bem intenso em alguns momentos. No inverno então nem preciso dizer, mas não deixo de ir por conta disso. Deve ser lindo e super divertido tb.
Eu acredito que um roteiro bacana seja o primeiro pela variedade de experiências. O deserto do Atacama não possui mta estrutura, mas é bem assim mesmo e quem vai quer voltar.
Gosto mto de viagens de aventura, mas até um certo limite heheh Ainda gosto de programações em cidades e natureza.
Abraços,
Tiago
Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem
O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!
Veja opções de roteiros personalizados para Chile, San Pedro de Atacama, Pucón, Puerto Varas, Bariloche, Punta Arenas,