Férias no Nordeste: bora planejar


  Aracaju

Nunca tinha ido para o Nordeste, e confesso que essa era uma frustração para mim...
Sempre tive medo do calor, de me queimar demais, de não me sentir bem e fui adiando...
Este ano criei coragem e decidi marcar a viagem para as férias de julho, imaginando fugir do frio de São Paulo e encontrar um Nordeste com céu azul e temperaturas amenas ( será?)
Sempre digo que a viagem não começa ao entrar no avião, nem ao fazer as malas, mas sim no planejamento.
Mas... Como fazer esse planejamento?
Nossa primeira pergunta: quantos dias?
Optamos por duas semanas, seria o suficiente para conhecer e também descansar... Sem a correria desvairada de sempre.
Segunda pergunta: onde?
O fator preço foi fundamental para responder esta pergunta, eu sabia que seria o Nordeste, mas...qual estado?
Acabei optando por um vôo para Aracaju, pois era muito mais barato.
Mas... Quinze dias em Aracaju?
Teria tanto assim pra ver por lá?
Foi aí que aquela velha mania de querer ver tudo e desbravar tudo de uma vez nos pegou de jeito mais uma vez...
Com o valor que economizamos nas passagens, bem que poderíamos ir "subindo" o Nordeste, não é mesmo? Nesse momento, dezenas de possibilidades começaram a borbulhar na nossa mente e aquele velho costume do "é tão pertinho" nos levou a traçar a rota de Aracaju até Natal, foi neste momento que caiu por terra nossa teoria de duas semanas tranquilas, sem correria!
E lá fomos nós começar a pesquisa de hotéis, locação de carro, passeios, etc, etc, etc.
Mais uma vez lá estava eu fazendo um caderninho de planejamento, com dicas, preços, roteiros. Acredite, este caderninho é fundamental!
Costumo fechar os hotéis pelo Booking ou pelo Decolar.com
e desta vez não foi diferente.
Hotéis sempre foram um problema pra mim, pois as grandes redes geralmente são caras e os hotéis mais baratos nem sempre são como aparecem nas fotos, por isso sempre fico ansiosa ( entenda por ansiosa: pânico, apavorada) até ver o que realmente me espera.
Depois dos hotéis, foi a hora de começar uma loooonga pesquisa sobre passeios, pontos turísticos as melhores praias e aí vem mais um problema: com um roteiro tão longo, chega uma hora que você nem lembra mais o que fica onde e se deve ir para as praias do norte ou do sul ( ainda bem que existe o tal caderninho!).
Confesso que durante esse período de planejamento, montei e desmontei meu roteiro várias vezes, arranquei folhas, mudei hospedagens, desisti de passeios e depois voltei atrás. Planejar dá trabalho, exige paciência e principalmente muita pesquisa em sites e blogs de viagem.
Agora... Porque relatei todo esse processo de planejamento?
Primeiro: para que você perceba o quão importante é planejar ( tanto para não perder tempo quanto para não perder dinheiro).
O bacana de chegar em um lugar e ter ao menos uma noção dos principais passeios e seus valores é que desta forma, você não cai na conversa fiada dos agentes que ficam tentando te convencer a fazer os mais variados passeios, você sabe se os valores cobrados estão abusivos e se vale a pena aceitar tudo aquilo que te oferecem.
No nosso caso, só aceitamos fazer os passeios que eram inviáveis fazer por conta própria.
Segundo para te dar um conselho: planeje, mas conte com imprevistos. Não se frustre se as coisas não forem do jeitinho que você planejou. O planejamento é uma diretriz mas não uma obrigatoriedade.
No meu caso, precisei lidar com um pequeno detalhe que não estava planejado: a chuva!
Sabe as fotos de céu azul? O mar caribenho? Praias paradisíacas? Pois bem, essas fotos ficarão apenas nos blogs que visitei durante minhas pesquisas e precisei trabalhar meu psicológico por quilômetros e mais quilômetros de estrada com céu cinzento.
Eu repetia mil vezes para mim mesma: "Nem tudo está perdido, aproveite o momento..." Confesso que continuo neste exercício!
Se eu pesquisei que chove em julho no Nordeste? Claro que sim! Mas eu não imaginaria que este seria o julho mais chuvoso dos últimos anos!
Relato isso para que você saiba que existem coisas numa viagem que, por mais que você planeje, não dependem de você, mas que se acontecerem não devem te tirar a paz e a alegria de estar curtindo o momento e colecionando histórias!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Aracaju,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.