Toledo: uma linda cidade medieval na Espanha


  Toledo  3004 visualizações

Um dia em Toledo, Espanha

 

Saímos cedo do hotel, passamos em uma lojinha de conveniências, abastecemos nosso carro com donnuts, crossaints e refrigerante, era nosso primeiro dia de estrada pela Espanha, no final do dia precisávamos estar em Castellon, onde tínhamos reserva e onde meu marido iria trabalhar nos próximos dias. Antes de Castellón, queríamos ir a Toledo, que fica à 72 quilômetros de Madri, nossa meta era uma passadinha rápida, apenas para conhecer a antiga capital da Espanha e seguir viagem. Foi uma decisão muito acertada. A cidade é incrível!
Já estávamos encantados com as paisagens pela estrada, o céu não estava azul como eu gostaria, mas o importante era não chover para que pudéssemos aproveitar melhor o dia. Pelo caminho, alguns castelos podem ser vistos ao longe, mas nada se compara com a sensação da mudança repentina de cenário...
Chegar a Toledo é como estar caminhando e de repente entrar em um cenário de um filme medieval.
A vista ao longe da cidade, rodeada por seus muros, o portal da cidade já te dá uma dica do que você encontrará lá dentro.
Toledo é pura história! Cada canto, cada construção tem algo para te ensinar. Uma cidade de três culturas que superaram diferenças e dividiram o mesmo espaço. Impossível não se envolver e não se apaixonar pelo marrom de sua vista!
 
Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 1
 
Ao passar pelo portal da cidade, quase parei para perguntar se tinha que comprar ingresso, pois a sensação era de estar entrando em um parque temático.
Toledo encanta pela sua beleza e pela sua conservação. Tudo ali é preservado. O mais legal é andar por aquelas vielas, em meio aquelas construções e imaginar que ali viviam pessoas de verdade, que moravam e trabalhavam ali.
 
Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 2

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 3

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 4

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 5

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 6

 
Estacionar não foi problema, a cidade conta com vários estacionamentos.
Existem muitos pontos para visitação, a maioria dos lugares cobram ingressos que variam de um a cinco euros, inclusive para entrar nas igrejas da cidade.
Visitamos uma igreja visigoda, pela bagatela de 1 euro. A vista da torre da igreja é encantadora, porém para chegar até lá você precisa de fôlego e não pode se importar com o cheiro forte das fezes dos pombos.
 
Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 7

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 8

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 9

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 10

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 11

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 12

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 13

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 14

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 15

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 16

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 17

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 18
 
Se você gosta de comprar lembrancinhas, se prepare! A cidade é lotada de lojinhas, com os preços mais variados.
 
Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 19

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 20

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 21

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 22
 
Como em qualquer cidade turística, há muitas opções para comer, há comida para todos os gostos e bolsos. Nós optamos por comer um lanche típico espanhol, o bocadillo, que nada mais é um lanche montado na baguete. O local era super charmoso, uma lanchonete subterrânea, com um dono muito simpático, mas infelizmente não lembro o nome do lugar.
Foi nessa lanchonete simpática que cometi uma das maiores gafes da viagem: eu pedi um Guaraná! Não sei até agora porque fiz isso! Primeiro porque sei que na Europa não existe  e segundo porque nem no Brasil costumo tomar Guaraná! Tudo bem... o dia estava frio e o ardor no rosto provocado pela vergonha serviu para esquentar um pouquinho.
 
Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 23

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 24
 
Em cada viela que passávamos era uma surpresa, e era impossível segurar a boca e não soltar aquele: ohhhhhhh em cada paisagem diferente que avistávamos.
Em uma dessas vielas, fomos abordados por um senhor que insistiu em nos levar para conhecer o trabalho dele. Ele pertencia a um grupo de artesãos que fazia  jóias lindíssimas, típicas da região... Confesso que ele nos fez andar por uns lugares tão estreitos e estranho que deu um pouco de medo, mas no final valeu a pena: pudemos ver como as  são feitas, mas é claro que não compramos nada,  nossos euros precisavam durar a semana toda! Vocês podem até achar que sou pão dura, mas numa viagem internacional, levando em consideração o fato da nossa moeda ser tão desvalorizada, se você não tiver pulso firme e não resistir às tentações, você volta para o Brasil falida. Eu tinha essa consciência, e em todos os passeios que faço levo ela junto comigo. Pra mim, passear, conhecer e fotografar já é a melhor lembrança de todas, portanto, em meus posts, vocês nunca terão a seção compras! Agora, se você tiver dinheiro sobrando, se jogue! Toledo é o lugar!
 
Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 25

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 26
Lá em Toledo eu tive uma constatação: Eu amo portas! Era meio que inconsciente, quando me dava conta lá estava eu fazendo poses e fotografando as grandes portas de Toledo.

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 27

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 28

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 29

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 30

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 31

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 32
Passamos pouco tempo na cidade, não entramos em todos os lugares e tenho certeza de que deixei de ver muita coisa bacana, mas o pouco que vi valeu muito a pena! Passeio incrível!

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 33

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 34

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 35

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 36

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 37

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 38

Telma Caramelo adicionou foto de Toledo Foto 39

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Suely Leal

Suely Leal comentou 7 anos atrás

Também viajei com carro alugado de Madri à Barcelona e a primeira cidade em que paramos foi essa gracinha medieval, Toledo. T?o perto de Madri que dá pra fazer um bate e volta, com tranquilidade.

Celia Scannavino

Celia Scannavino comentou 7 anos atrás

Gostei muito de Toledo! Abraços

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Toledo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.