Cayo Coco e uma das praias paradisíacas cubana.

Cayo Coco, Cuba, América Central  2503 visualizações

Morón é uma cidade pequena próxima a Ciego de Avila, a cidade em si não tem muito que fazer, ali é um ponto importante para quem quer conhecer Cayo Coco e Cayo Guilhermo, lugares famosos por suas belas praias e águas cristalinas, essas 2 regiões ficam em uma ilha onde uma ponte de mais 40 km faz a conexão, ali estão situados inúmeros Resorts que lotam de turistas o ano inteiro, mas é muito caro se hospedar por lá então uma das alternativas é ir para Morón, se hospedar lá e fazer um bate volta para Cayo Coco, Cayo Guilhermo fica 36 km de Cayo Coco, então da uma inviabilizada, abaixo vou dar um panorama geral para ajudar vocês.

- Como chegar

Para chegar a Morón, deve primeiro chegar a Ciego de Avila, cidade maior e com mais estrutura que fornece táxis ate Morón, que fica a uns 50 km de distancia, o táxi custa em torno de 8 a 10 Cuc´s, se você estiver em 2 ou 3 pessoas, da para dividir esse valor e baratear a viagem.

Como eu estava em Bayamo tive que fazer uma longa viagem, comecei pegando um caminhão ate Camaguey, por 4 Cuc´s, infelizmente o caminhão quebrou no meio da estrada, onde não tinha nada, tivemos que esperar 3 horas para consertarem o caminhão, foi foda, mas aqui aprendi a ter muito paciência nesses momentos, ficar nervoso não resolve nada, ao chegar em Camaguey, não havia mais caminhão para Ciego del Avila, e nem ônibus da Viazul, mas sempre na frente desses terminais ficam uns caras tentando te arranjar tudo, e um deles conseguiu que a gente viajasse nos ônibus populares que só servem para os cubanos, ele chamou o motorista e pagamos 5 Cuc´s cada um, sendo que a passagem só para cubanos não da 0,5 Cuc, mas era o preço que tínhamos que pagar e assim fomos, em um ônibus só para cubanos onde era proibido ter turista, nos arriscamos e deu tudo certo, ao chegar em Ciego de Avila, já era final de tarde e arranjamos um táxi por 5 Cuc´s para cada ate Morón, para assim finalmente chegar no nosso destino, se fossemos direto iriamos gastar em torno de 25 Cuc´s, fazendo essa viagem toda conseguimos economizar algum dinheiro, mas as vezes eu me pergunto se todo o cansaço vale a pena hehehe.

Rafael Oliveira adicionou foto de Cayo Coco,Cuba,América Central Foto 1

Eu escrevendo no meu caderno para depois passar para o Blog =]

- Hospedagem

Em Morón tentamos logo em 3 casas e recebemos 3 NÃO, o máximo que conseguimos foi por 15 Cuc´s a noite, mas persistimos e na quarta casa conseguimos o nosso preço (12 Cuc´c o quarto), o lugar era ótimo e a dona da casa ainda nos ajudou com informação para chegar ao Cayo Coco, o marido dela é medico e esta no Amapá e a filha medica também esta em Espirito Santo, ficamos um bom tempo batendo um papo, uma pessoa muito simpática.

- Alimentação

Aqui encontramos os restaurantes baratos que vendem a 40 pesos cubanos, e também alguns lugares que vendem pizza e sanduíche de pernil na rua, depois de um tempo viajando você já vai pegando os esquemas de como funciona o país, ai vai tudo no automático.

- Segurança

Como toda Cuba, aqui é muito seguro, quase todo o dia eu me impressiono como um país pobre da America Latina é tão seguro?! Onde você anda livremente com seu celular, câmera a mostra e em nenhum momento ninguém olha feio ou naquele jeito de te roubar, é incrível a segurança do país.

- Câmbio

Como toda cidade, é só buscar as CADECAS, que são os locais onde o governo efetua a troca da sua moeda para o Cuc e o Cup, como eu tinha trocado um bom valor em Santiago de Cuba não precisei trocar aqui.

Rafael Oliveira adicionou foto de Cayo Coco,Cuba,América Central Foto 2

Que mar bonito hein

- Passeios

Como disse lá em cima, Morón é uma cidade bem pequena que não tem muito o que fazer, mas se você não tem dinheiro para ficar nos Resorts luxuosos de Cayo Coco, Morón servira como sua cidade base, reservamos para ficar apenas uma noite em Morón, já que um dia nas praias é o suficiente, aqui o dia amanhece as 6 horas da manhã e só se põem as 20 horas, da para aproveitar bastante.

Primeiro vou dizer que cometemos uma cagada, tínhamos a informação que saia ônibus de trabalhadores para Cayo Coco todos os dias em determinado local, isso é verdade, e se você desse uma caixinha para o motorista, ele te levaria sem problema nenhum, ate ai tudo bem, acertamos um valor de 5 Cuc´s, que foi bem caro, mas era o que tinha, táxi geralmente cobra 40 Cuc´s para levar, e nos optamos pelo mais barato sempre, só que depois de você percorrer vários km, você chega perto da ponte que da a entrada aos Cayos, antes disso tem um bloqueio da policia e exercito para verificar os ônibus e isso nós não sabíamos hahahaha, ou seja, na hora do vamos ver a policia entrou no ônibus, olhou para a gente e pediu para descermos que tínhamos que nos registrar para entrar na ilha, ali outro policial já veio daquele jeito dando um enquadro na gente, que não deveríamos estar ali, aquele não é um ônibus para nós e etc, ate que ele perguntou se havíamos pagado o motorista, eu nessas situações de merda, prefiro dizer a verdade e dar uma de coitado, assumi que paguei e que não sabia que era proibido, o motorista ficou meio desesperado, levamos outro sermão do policial e ele nos disse que só poderíamos continuar de táxi, mas o certo era ir para uma "delegacia", por sorte havia um ali parado com uma família, e nos cobrou 13 Cuc´s para levar os dois ate a Playa Flamingo em Cayo Coco, e assim passamos por essa merda toda, o motorista ficou para trás, ele ainda me disse para negar que eu tinha dado dinheiro, mas já era tarde demais, já tinha caguetado, antes ele do que eu hehehe.

Então cometemos essa estupidez, a sorte que estávamos com o passaporte, por isso é sempre bom levar, isso da uma segurança maior, chegamos a praia e no local havia cadeira a vontade com guarda sol, escolhemos um e ficamos na praia das 08 da manhã ate as 15 horas da tarde, tínhamos levado água e alguns lanches e tivemos nosso dia de praia e descanso, a água é cristalina, é incrível e um azul tão clarinho que ali não tem como passar nervoso.

Na volta viemos andando um pedaço e pedimos carona ate que um caminhão parou e nos levou ate a entrada principal do Cayo, lá tentamos arranjar algum transporte barato, mas não conseguimos, tivemos que pegar táxi que cobrou 10 Cuc´s por cabeça ate Morón, esse rolê acredito que acabamos por fazer ele todo errado e fomos atrás de informação para ajudar a você que possa ir num futuro próximo a Cayo Coco e não se ferrar como a gente, na cidade conversamos com um taxista de boa e perguntamos sobre como funciona o bate volta para o Cayo, ele disse que a ida é 40 Cuc´s o carro, e se você quiser que o táxi fique te esperando lá para depois te trazer de volta, ele cobra 50 Cuc´s o carro, então acredito que essa seja a melhor saída, negociar esses 50 Cuc´s para ele te esperar lá e você ter um retorno certo, ou então ate combinar de ir para Cayo Guilhermo também que fica um pouco mais longe, se você estiver em 2 pessoas, fica 25 Cuc´s para cada, eu nessa confusão toda acabei gastando 21,50 Cuc´s, obviamente não compensou principalmente porque na volta não tem como arranjar transporte e você fica refém dos taxistas, a nossa sorte é que pegamos uma carona que nos ajudou e depois o taxista já estava indo para cidade com o carro vazio, ai fez um preço especial, mas foi tudo na base da sorte, mas faz parte, viajar sem informação é foda e alguém tem que se ferrar antes para dar a dica para os demais hehehe, o importante que conhecemos a praia e ela mereceu todo esse rolê.

Outra dica, leve repelente, protetor solar, comida e água, assim você poderá ficar muitas horas na praia, o repelente é porque de manhã fomos atacados pelos pernilongos e na hora de voltar andando, ate arranjar a carona, fomos devorados também, eu matei uns 30 fácil, os desgraçados grudavam no braço que nem cola, nunca vi coisa igual hahaha. E comer em Resort não rola para o mochileiro pobre, então leve comida.

Espero que tenham gostado do relato e... para maiores informações www.followtheportuga.com.br