Marciana Lopes

Qual a melhor época para conhecer Alter do Chão?

Quero muito conhecer, mas tenho poucas informações.

Meu perfil de viagem: Aventureiro

Responda a dúvida de Marciana

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

3 Respostas

Ordenado por:
Márcio Lira

MELHOR RESPOSTA

Márcio Lira Manaus

respondeu 1 ano atrás

Alter do Chão   fica próximo de Santarém   (dista uns 20 km do Aeroporto). É uma vilarejo às margens do Rio Tapajós (na minha opinião, o rio mais lindo de água doce dos que conheço - moro no Amazonas , ou seja, rios são minha vida). Tudo bem simples; um ou dois hotéis são melhores, os demais todos são estilo pousadas. O Rio Tapajós é fantástico. Tem praias pelo rio. 

De dezembro a maio, chove muito e as águas dos rios sobem lentamente. De março a junho, as vitórias-régias florecem. Em maio, as águas atingem o nível mais alto. As praias desaparecem. Neste período, Alter do Chão  volta a ser a pacata vila que mistura caboclos amazônidas, paulistas e gringos. Este é um período bom para visitar as lojas de artesanato, a Escola da Floresta, experimentar cores, cheiros e sabores diferentes.

Em Junho, as águas começam a baixar. Em agosto, as praias reaparecem e Alter do Chão fica badalada novamente. Em setembro, acontece o Sairé. Em novembro, as águas atingem o nível mais baixo. As castanheiras e mungubas florecem, os pássaros se reproduzem e as tartarugas fazem a desova.

O carnaval sempre é muito engraçado e das antigas: farinha e água para todo lado.

Recomendo não ir durante o Sairé se não gostar de muita muvuca.

Lugares mencionados
  1. Alter do Chão , Santarém PA
  2. Santarém , PA
  3. Amazonas , AM BR
  4. Alter do Chão , Santarém PA
Ciro Marcial Roza Junior

Ciro Marcial Roza Junior

respondeu 1 ano atrás

Eu morei 7 meses no Pará,  Alter do chão e Santarém ficava mais ou menos perto da minha cidade.Um lugar com muitos turistas estrangeiros e uma praia no Rio.Todavia muita sujeira, comida ruim.A melhor época para conhecer é final do ano que tem mais gente e mais opções de lazer e culinária, embora nada demais.Não voltaria mais lá,  contudo respeito quem gosta.Principalmente cuidado com arraias, de vez em quanto tem algum acidente com elas.Não matam mas dizem que que entra no rio e leva uma ferrada chora 3 dias seguidos.

Renata Pivetta

Renata Pivetta São Paulo

respondeu 8 meses atrás

Olá Marciana estive em Alter no último Sairé é simplesmente encantador, me surpreendeu demais a vila toda decorada, o povo muito hospitaleiro, sem contar com as paisagens deslumbrantes. É um lugar apaixonante vale muito conhecer. 


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.