Alter do Chão: Qual a melhor época para conhecer Alter do Chão?

Márcio Lira

Manaus

Alter do Chão   fica próximo de Santarém   (dista uns 20 km do Aeroporto). É uma vilarejo às margens do Rio Tapajós (na minha opinião, o rio mais lindo de água doce dos que conheço - moro no Amazonas , ou seja, rios são minha vida). Tudo bem simples; um ou dois hotéis são melhores, os demais todos são estilo pousadas. O Rio Tapajós é fantástico. Tem praias pelo rio. 

De dezembro a maio, chove muito e as águas dos rios sobem lentamente. De março a junho, as vitórias-régias florecem. Em maio, as águas atingem o nível mais alto. As praias desaparecem. Neste período, Alter do Chão  volta a ser a pacata vila que mistura caboclos amazônidas, paulistas e gringos. Este é um período bom para visitar as lojas de artesanato, a Escola da Floresta, experimentar cores, cheiros e sabores diferentes.

Em Junho, as águas começam a baixar. Em agosto, as praias reaparecem e Alter do Chão fica badalada novamente. Em setembro, acontece o Sairé. Em novembro, as águas atingem o nível mais baixo. As castanheiras e mungubas florecem, os pássaros se reproduzem e as tartarugas fazem a desova.

O carnaval sempre é muito engraçado e das antigas: farinha e água para todo lado.

Recomendo não ir durante o Sairé se não gostar de muita muvuca.

A Alter do Chão

Alter do Chão Santarém PA

B Santarém

Santarém Santarém PA

C Amazonas

AM BR

D Alter do Chão

Alter do Chão Santarém PA