Yosemite - Parque National


  Estados Unidos, Califórnia  2553 visualizações

Bem vindo ao post mais verde do Dubbi! O Parque Natural do Yosemite está recheado de belezas naturais. Chego a pensar: uns com tantos e outros com tão pouco. Claro, o Yosemite encontra-se na categoria com tantos. São inúmeras cachoeiras, desenhando os mais belos e cristalinos córregos. As famosas sequoias gigantes, que formam os vários bosques espalhados pelo parque. As incríveis falésias de granito provam que nós seres humanos somos tão pequenos.

A diversidade de fauna e flora desse parque é incrível, e se você é amante da natureza, esse é o seu lugar. Se você não é tão adepto a esse tipo de passeio, dê uma chance ao Yosemite e ele irá te conquistar na certa.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 1

Yosemite

Yosemite é Patrimônio Mundial da UNESCO, recebe 4 milhões de visitantes por ano e está entre os três parques nacionais mais visitados do Estados Unidos.

Nós humanos, somos apenas visitantes dentro dessa imensidão, e tudo isso é lar de mais de 300 espécies de animais entre eles os ursos pretos. Falando neles, foram os próprios que nos receberam assim que estacionamos o carro, de longe só ouvimos um rugido do pequeno animal, que me assustou de cara. Não precisei dar muitos passos para perceber de fato que aquele era o território deles. Fica a dica das placas: Não deixe alimentos dentro do carro.

Todo cuidado é pouco, li que muitas vezes os ursos são envolvidos em conflitos com os visitantes, que resultam em danos materiais e, ocasionalmente, lesões aos seres humanos. rsrsrs

Não se preocupe, o parque oferece um guia do que fazer se você ver um urso.

Ou pode ler também Ursos e armazenamento de alimentos.

Bom, para a minha sorte eu só ouvi o rugido dele mesmo e não dei de cara com eles em nenhum canto do parque!

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 2

Melhor Época

A melhor época para se visitar o parque é algo muito particular. O parque muda de cara a cada nova estação que chega. Verão e primavera a cor verde prevalece, no outono os tons de laranja e amarelo roubam a cena deixando os pinheiros com um ar bucólico, avisando que o inverno está chegando. Quando chega muda completamente a paisagem dando espaço para o branco da neve que toma conta do topo das montanhas e árvores.

Se você é fã do inverno, precisa saber que é a época mais complicada para se visitar o Yosemite. Além da neve que pode fechar várias estradas, é uma época de muita chuva, você ficará a mercê da sorte!

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 3

A chuva é menos provável no início do outono, começa a dar as caras no final da estação assim como a neve. Independente da estação é importante que sempre esteja atento nos alertas do parque, onde informam diariamente as condições climáticas do parque e das estradas. Escolha a sua paisagem preferida.

O que fazer

O parque é enorme, o que não falta por lá são atividades. Inclusive, escolhi essa foto para representar esse tópico, pois ela mostra exatamente a diversidade de atrações. São trilhas e trilhas no meio dos bosques e mata, muitas pedras para a prática da escalada e duas cachoeiras que mostram o quanto esse lugar é majestoso.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 4

Half Dome

A principal atração e a mais famosa é a Half Dome. Fica no ponto mais alto do parque, 5.000 pés acima do nível do vale do Yosemite. Leva esse nome devido ao seu formato, que dizem parecer com uma cúpula gigante que foi dividida ao meio devido aos efeitos da natureza. É possível chegar até um ponto próximo de carro, onde a vista é perfeita do local mais icônico do parque.  É tão incrível, que O Half Dome serviu de inspiração para a criação do logo da empresa The North Face.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 5

Em 1865, foi declarado que era “perfeitamente inacessível, sendo provavelmente o único dos pontos de destaque sobre o Yosemite que nunca foi, e nunca será, pisados por um humano”. George Anderson alcançou o cume em 1875.

Fonte: site do parque

Hoje em dia existe a possibilidade de subir até o topo, por sua própria conta e risco. Serão 13 km para chegar até o ponto final, sendo que o percurso pode levar de 10 a 12 horas de  caminhanda até o Half Dome. 

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 6

A escalada é recomendada para quem tem preparo físico para isso, e está acostumado com o esporte.  Você chegará a 4.800 metros de altitude.

Se você gosta desse tipo de esporte, saiba que o Yosemite é uma das maiores áreas de escalada do mundo. Para saber mais como proceder com esse tipo de esporte dentro do parque, leia aqui.

Nós que não tínhamos preparo algum, ficamos apenas admirando a beleza dela e brincando com os cliques.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 7

Caminhadas

Se você não gosta das altas aventuras e prefere uma caminhada, o que não falta por lá são trilhas. Das mais leves às mais pesadas, das que levam 30 minutos as que levam um dia e assim por diante. As trilhas,  assim como em grande parte dos parques nacionais dos Estados Unidos, são muito bem sinalizadas, do início ao fim. Se optar pelas caminhadas mais longas e mais árduas, não esqueça de estar preparado com alimento e bebida para isso, você não encontrará nada no meio caminho.

Aqui você pode conferir todas as trilhas do parque e também algumas informações importantes para que nada de errado no seu passeio.

Nós chegamos por lá e escolhemos uma trilha de tempo curto, o que não sabíamos é que seu nível era médio. Foi difícil, para quem não estava preparado fisicamente e nem com roupas adequadas, mas foi lá que eu descobri que quanto maior o esforço, maior a recompensa.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 8

Sequoias Gigantes

Gigante é realmente o melhor adjetivo para essa árvore, são enorme e impressionante. Dentro do parque existem três bosques com as grandonas, o Mariposa Grove é o mais acessível e mais fácil de chegar, fica próximo à entrada sul. A Mariposa Grove Road, geralmente fica fechada de Novembro a Abril, porém nas demais épocas do ano pode-se estacionar o carro e chegar até o local principal a pé.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 9

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 10

Além dos bosques, grande parte das estradas do parque são rodeadas por árvores enormes deixando o caminho ainda mais bonito. Além de tudo isto já relatado neste post, imperdível é simplesmente dar uma volta de carro pelo parque ... é justamente dar um giro de carro pelo parque para admirar os belos caminhos repletos de vida. Se você não quiser parar no parque, ao menos entre por uma entrada e saia por outra, já será possível sentir um pouquinho da sua atmosfera verde e de pura natureza.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 11

Onde dormir

Acampamento

O parque oferece estrutura completa para você acampar, seja com barraca ou trailer. Alias, é M-U-I-T-O comum ver motorhome por lá, ainda mais no verão.

Aqui você pode conferir todos os acampamentos do parque, realizar a sua reserva e também ler algumas informações importantes sobre acampar no parque.

Se você quer mesmo viver essa experiência dentro do parque, é necessário fazer reserva com o máximo de antecedência. Se você está na dúvida, ou sua viagem está muito próxima, pode optar pelo camping sem reserva, neste link você vai encontrar quais são os locais que são permitidos acampar sem reserva e também conferir qual é status de ocupação dos campings.

Hotéis e Motéis

Existem várias opções de hotéis dentro do parque ou próxima das entradas. No Booking, pode buscar por: Yosemite e procurar pelo mapa, você verá todas as opções mais próximas e de acordo com o que mais te interessa..

Mariposa

Mariposa é uma cidade vizinha do parque, onde geralmente os preços são mais baixos para hospedagem. Nós optamos por ficar hospedados em Mariposa e a nossa escolha foi o Miners Inn, Recomendo total, assim como recomendo a cidadezinha que é super pequena e uma gracinha.

Se essa for também a sua escolha, segue a dica de dois restaurantes na pequena cidade. Savoury, foi melhor restaurante da viagem, e para quem quer algo mais simples, uma pizza não vai lhe cair mal no Mariposa Pizza Factory. Foi neste último que passamos depois de um dia muito cansativo no parque, pedimos uma pizza para viagem e devoramos ela no quarto do hotel.

Como Chegar

O Yosemite National Park está localizado bem ao centro da Califórnia, dizem que o parque é o coração desse estado. Devido à sua extensão, grande parte do território californiano é ocupado pelo parque, , chegando a abranger parte do estado de Nevada.

O parque é de fácil acesso saindo das principais cidades como São Francisco, Los Angeles ou Las Vegas. Caso você esteja fazendo uma road-trip pela Califórnia, o Yosemite é um must-visit.

São várias as possibilidades de entrar  no  parque, dependendo muito do sentido em que você está vindo e o mais importante, com base na estação a qual você escolheu. É de suma importância você conferir os acessos das estradas, pois muitas delas podem estar fechadas por causa de neve e até mesmo por deslizamentos. Não deixe de checar a entrada no dia da sua ida ao parque.

Nesse link você pode ter mais informações sobre como chegar, entradas, mapas, aeroportos e até mesmo transportes públicos que te levar de algumas cidades vizinhas até o parque.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Estados Unidos,Califórnia Foto 12

Esse post foi retirado do blog: Passaporte com Pimenta e no blog você pode ler mais sobre outros parques naturais dos Estados Unidos, como: Parque Nacional do Grand Canyon e também Death Valley National Park.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marcos Arata

Marcos Arata comentou 7 anos atrás

Sensacional!!

SILVIA  ANDRADE

SILVIA ANDRADE comentou 7 anos atrás

Sonho antigo...

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Estados Unidos, Califórnia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.