São Thomé Dá a Letra


  São Thomé das Letras, Minas Gerais  10614 visualizações

Durante muito tempo eu procurei posts, perfis e informações sobre São Thomé das Letras. Muita gente que conheço já foi para lá e me disse que o lugar é irado. Massssssss, cada pessoa tem seu roteiro favorito da região. E, nesse último feriado (21/04), eu não tinha tempo para fazer todos. Longe disso. Então, caí na estrada sabendo que estava indo para um destino animal, mas sem saber direito o que faria por lá... O que encontrei foi algo muito melhor do que esperava. Algo muito melhor do que qualquer um dos meus amigos me contou. E quero dividir minha trip com você!

Stefano  Giorgi adicionou foto de São Thomé das Letras,Minas Gerais Foto 1

Não sei de onde veio essa vontade de ir para São Thomé. Acho que do nada. É um daqueles destinos que simplesmente me chamava há algum tempo. Então, fui. E não fui sozinho. Fui acompanhado da minha namorada, com quem cuido do insta @casaldagaroa. Aliás, São Thomé se provou um destino perfeito para nossa linha editorial! Nossa proposta é criar conteúdo útil para paulistanos e apaixonados pelo estilo de vida de SP, mostrando coisas que a cidade oferece e possíveis rotas de fuga da mesmice. Cá entre nós, 5hrs na estrada é tranquilo para quem quer fugir da selva de pedra em um feriado. Ainda mais se for para um destino como São Thomé das Letras. Se ficou interessado, segue a gente lá! Caso contrário, simplesmente voltemos a viagem.

Stefano  Giorgi adicionou foto de São Thomé das Letras,Minas Gerais Foto 2

Cara, por que São Thomé é irado? Você sabe? Bom, vou te contar algumas coisas. A cidade tem lendas bizarras sobre extraterrestres pintando paredes de grutas e aparições de santos evangelistas catequisando índios e abençoando escravos. Além disso, fica em uma região extremamente rica em minerais, coisa que atraiu muitos hippies no passado. E, como se não bastasse, muitas de suas construções, incluindo suas ruas, foram feitas de pedra, chamando atenção de roqueiros de todo Brasil (pedra em inglês = rock). Então entre ufólogos, religiosos, adeptos de todo estilo de misticismo, hippies, roqueiros e simples turistas, temos uma cidade com uma arquitetura ímpar e uma energia incrível, cachoeiras maravilhosas e excelentes opções de comida mineira (e cachaça). Como te falei, São Thomé é um destino incrível. Mas isso você já sabia. Vamos ao que você talvez não saiba e possa lhe ser útil.

Melhor época para visitar - no meio do outono ou no meio da primavera. No verão chove muito e no inverno faz muito frio (o que fará você pensar duas vezes antes de querer entrar em uma cachoeira).

Hospedagem -  São Thomé tem várias opções de pousada e camping. Eu não fiquei hospedado nem em uma coisa, nem em outra. Fiquei em um quarto em uma casa artística afastada do centro que achei no AirBnB. Se tivesse que recomendar uma pousada, recomendaria a Pousada Portal da Lua que era bem localizada, bonita e fora da muvuca. Já uma boa opção para os mais roots é o camping do Jhonny.

Comida – comi comida mineira como um animal. Sério, minha namorada teve vergonha de mim em alguns casos. Recomendo muito o restaurante por kilo Monalisa (foto), feito todo de pedra, inclusive os bancos e as mesas (gastei 30 reais incluindo suco e sobremesa). Outra opção excelente é o casarão histórico Sinhá, que tem opções tanto por kilo quanto a la carte (picanha na pedra #ficadica).

Stefano  Giorgi adicionou foto de São Thomé das Letras,Minas Gerais Foto 3

Cachoeiras – comecei indo no Vale das Borboletas, que é praticamente na entrada da cidade. O lugar é lindo, mas a farofada é phodaaaa. Galera bebendo muito. Mas acho que isso é comum por lá. Ouvi dizer que tiraram o popular cipó da Cachoeira da Lua porque um bêbado caiu de mau jeito e morreu. Essa cachoeira também é legal, mas nem ela e nem a do Vale das Borboletas se compara à Véu de Noiva. Mesmo assim, devo dizer que minha cachoeira favorita dessa viagem não foi a Véu, foi a Paraíso (foto), que é do lado da Véu. É uma queda d’água pequena com uma prainha bem à sua frente. Simpática, mais tranquila e no meio do mato. Era o paraíso mesmo.

Stefano  Giorgi adicionou foto de São Thomé das Letras,Minas Gerais Foto 4

Sobradinho – fizemos um passeio de 3 horas por grutas, poços e piscinas naturais de Sobradinho no nosso último dia. Foi de longe nossa parte favorita da viagem. Achamos nosso guia na estrada (esse cara https://www.facebook.com/nilson.guia?fref=ts), colocamos ele no carro e fomos levados para lugares ainda não tão conhecidos pelos turistas, como Poço Cristalino (meu lugar favorito), Poço Encantado (meu segundo lugar favorito) e o Poço da Marilda. Ou seja, não tinha farofada. O Poço Azul (foto), Poço Verde e as Piscinas Naturais da Nascente do Sobradinho também são imperdíveis! Lugares onde os minerais das rochas deram tons azuis e verdes para a água. Parecem cenários de filme de fantasia.

Stefano  Giorgi adicionou foto de São Thomé das Letras,Minas Gerais Foto 5

Pôr-do-Sol - Eu tinha visto muitas fotos do poente na Pirâmide e sempre me perguntava o motivo daquele lugar ser tão admirado. Lá eu descobri. A vista para o pôr-do-sol realmente poderia ser melhor. Bem na frente tem algumas construções que parecem ter sido construídas para estragarem qualquer foto por ali. Entretanto, a energia da galera é algo incrível. Próximo da gente estava um grupo com violão tocando Charlie Brown. Na nossa frente tinha um casal se beijando apaixonadamente. E por todo lado tinha pessoas aplaudindo o sol se pondo. Isso sem falar no espaço de meditação antes da Pirâmide. Cara, na boa, vai, porque não é fácil de explicar.

Stefano  Giorgi adicionou foto de São Thomé das Letras,Minas Gerais Foto 6

The Noite – A cidade vibra. Vários bares tem música ao vivo, geralmente com grupos tocando clássicos do rock. Muita gente já está bêbada e usando chapéus de bruxo. E o céu está todo estrelado. Ou seja, dá para curtir bastante.

Cachaça – beba! Mas beba direito. Minha sugestão é beber pinga com mel no bambu e degustar várias opções para levar uma garrafa para casa na Cachaçaria São Thomé, na rua principal. Outro lugar que me deixou muito feliz foi a Doceria Estrada Real, onde eu achei uma garrafa de hidromel (aquela bebida viking) feito na roça.

Artesanato – Tem pá porra. Mas um trabalho que me impressionou foi da tenda da Iacy, bem próxima à Cachaçaria de São Thomé que acabei de recomendar. Iacy faz um trabalho com pedras e couro que é incrível.

Stefano  Giorgi adicionou foto de São Thomé das Letras,Minas Gerais Foto 7

Resumindo, é isso. São Thomé é um destino único, cheio de coisas para fazer e apreciar. Se for para lá, saiba que está indo para um destino fantástico que ainda não foi destruído pelo turismo predatório. Mas saiba também que está indo para um lugar bem roots. E caso você gostou do texto e queira saber mais opções de fuga da mesmice, siga o @casaldagaroa no Instagram. Nós cuidaremos muito bem do seu like!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Juh Oliveira

Juh Oliveira comentou 6 anos atrás

Mto obrigada por esse post! Se tdo der certo, essa será a próxima trip que farei com meu namorado. Adorei as dicas! :D

Juh Oliveira

Juh Oliveira comentou 6 anos atrás

Tô seguindo vcs lá no Insta. Meu perfil é @boradescobrir

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para São Thomé das Letras, Minas Gerais,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.