Sakura Matsuri - festival da florada da cerejeira: Um pouquinho do Japão no coração de SC


  Frei Rogério, Santa Catarina, Brasil  11693 visualizações

Pouca gente sabe, mas o interior de Santa Catarina abriga uma comunidade de descendentes de japoneses muito acolhedora e simpática. Esta comunidade está na pequena cidade de Frei Rogério, oeste do Estado. Ali, todos os anos, recebendo a primavera, a comunidade realiza a festa da florada da cerejeira: Sakura Matsuri.

A festa não tem data fixa, uma vez que segue o ritmo da natureza, e são aguardadas as flores das cerejeiras. Normalmente ocorre no início de setembro, e é divulgada com uma certa antecedência. Em 2017 aconteceu no dia 03/09. Neste ano, finalmente consegui participar! Pra mim, foi fascinante conhecer um pouco da cultura japonesa, especialmente em um local tão inspirador.

A festa acontece no Parque Sakura, que fica afastado do centro da cidade, na rodovia - Núcleo Celso Ramos. Lá estão plantadas inúmeras cerejeiras trazidas do Japão, e que florescem lindamente, embelezando o parque e a festa. Aliás, o local é todo florido, com azaléias, e outras flores variadas.

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Frei Rogério,Santa Catarina,Brasil Foto 1

[Flores do Parque Sakura, em destaque a cerejeira - Fotos: acervo pessoal]

Ocorrem durante todo o dia, no festival, apresentações de Taikô (tambor japonês), danças típicas, artes marciais. Há exposição de ikebana (arte floral japonesa). Bem como, na edição de 2017, ocorreu no início do dia, o relato do senhor Wataru Ogawa, sobrevivente da bomba atômica de Nagasaki, na Casa Octogonal. À tarde, acontece a Cerimônia do Chá.

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Frei Rogério,Santa Catarina,Brasil Foto 2

[Apresentação de Taikô - foto: acervo pessoal]

No dia da festa, são servidos pratos típicos da culinária japonesa: yakissoba, yakiniku, tempurá, sushi, frutas e saladas. Os pratos salgados para o almoço, na edição de 2017, variavam entre R$ 20,00 e 25,00. A única observação que faço com relação ao festival, é que imagino que os organizadores não estavam preparados para tamanho público que foi prestigiar o evento, pois se formaram filas imensas para comprar a alimentação. Então, é bom garantir sua refeição cedo!   ;)

Quanto à hospedagem, a cidade não oferece muitas alternativas, portanto, recomendo ficar em Fraiburgo, cidadezinha simpática bem próxima, a cerca de 30 km (pretendo falar dela aqui em breve). Infelizmente (e não é exclusividade das pequenas cidades do sul), não podemos contar com opções de transporte público. O meio mais acessível é carro (próprio ou alugado em uma cidade maior, próxima, como Curitibanos, Videira ou Caçador).

Nesta edição que participei, teve também a oferta da prática de rapel, na ponte Sakura, que dá acesso ao parque.

O valor do ingresso para o parque sakura em 2017 foi R$ 16,00 inteiro e 8,00 meio.

Ah, importante: somente é aceito dinheiro físico e não tem sinal de celular no parque.

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Frei Rogério,Santa Catarina,Brasil Foto 3

[Parque Sakura - Foto: acervo pessoal]


http://www.freirogerio.sc.gov.br/turismo/item/Atrativos/

http://turismo.sc.gov.br/cidade/frei-rogerio/

https://www.facebook.com/ParqueSakura/

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Frei Rogério, Santa Catarina, Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.