A maior tirolesa do sul do Brasil! E outros encantos de uma cidadezinha no sul...


  Itá, Santa Catarina, Brasil  8585 visualizações

Nosso Brasil é imenso, e tem tantos lugares a serem explorados...

Sou “barriga-verde”, ou melhor, catarinense, e percebo que o interior de meu Estado ainda é muito desconhecido. No interior do Estado de Santa Catarina existem várias cidadezinhas que são difíceis até mesmo de encontrar no mapa... Pequenas e desconhecidas, ainda assim, escondem tesouros a serem explorados! E ainda contando com o charme da vida tranquila das pequenas e bucólicas cidades interioranas...

Hoje vou falar da pequena Itá, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul...

Uma cidade-fênix: ressurgiu, não das cinzas, mas das águas! A antiga Itá estava localizada onde seria invadido pelo lago formado pelo rio Uruguai quando foi construída a Usina Hidrelétrica de Itá. Toda a cidade foi reconstruída em outro ponto, e seus habitantes relocados. A cidade nova foi toda remodelada. E a cidade antiga ficou submersa sob as águas do Uruguai, que guardou em suas águas muitos segredos e mistérios, junto com a história dos moradores… Histórias e lendas pairam aí!

Na parte central da cidade nova, as casas de memória contam um pouco dessa história: são residências de antigos habitantes alemães e italianos, colonizadores da região, que foram inteiramente desmontadas e remontadas no novo local e resgatam histórias e modos de vida do passado. A Casa Alberton é de arquitetura germânica, e o Museu Casa Camarolli resgata as origens italianas.

Atualmente a cidade é um atrativo para quem é fã de aventura e natureza ou também é perfeita para descansar.

O relax fica por conta das águas termais, que podem ser acessadas diretamente no parque aquático ou por quem fica hospedado no Itá Thermas Resort e Spa. O hotel das termas é ótimo, mas o custo é condizente… No entanto, próximo ao parque aquático tem área para camping, e a cidade conta com boa estrutura hoteleira para os mais variados orçamentos.

Na região que ficou submersa, as torres da antiga igreja ainda estão visíveis, despontando fora das águas do lago, em local aberto à visitação oferecendo uma volta no tempo e um bonito visual, em uma bela área arborizada. A visitação é livre até as margens do lago, mas para chegar até as torres que estão semi-submersas, há pedalinhos ou um passeio de barco que leva até elas.

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Itá,Santa Catarina,Brasil Foto 1Torres Submersas da Antiga cidade de Itá - Fotos: acervo pessoal

O lago formado pela hidrelétrica, onde anualmente é realizada a travessia do lago (competição de natação), proporciona diversas opções de esportes náuticos, passeios de jetski, tem uma "prainha" artificial à beira do lago, e também um passeio com o Capitão Itá – barco que faz passeio no lago da usina, na região da cidade submersa.

Vários mirantes permitem observar o lago da hidrelétrica, seus vertedouros e a beleza da região.

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Itá,Santa Catarina,Brasil Foto 2

Vertedouro da Usina Hidrelétrica de Itá - Foto: acervo pessoal

A Usina Hidrelétrica também permite visitas técnicas (mediante agendamento), é uma excelente oportunidade para entrar em uma usina, conhecer seu funcionamento e a grandiosidade da engenharia. De terça a sábado das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 - 0800 645 5800

A cidade ainda oferece atrativos para os amantes da natureza, no complexo Itá Eco Aventura:

Um parque zoobotânico faz a alegria da criançada e é um bom passeio para os mais contemplativos. Já pra quem gosta de um pouco de adrenalina, o arborismo é uma boa pedida! Próximo ao parque aquático e ao zoobotânico, encontra-se um circuito completo de arborismo, sobre árvores centenárias de uma mata exuberante, incluindo entre os obstáculos um mini-tirolesa, tudo feito com segurança e acompanhado de monitores.

O parque oferece também paintball e, em breve, a cidade passa a contar com o charme e o romantismo do Funicular, para chegar do centro da cidade até o Itá Eco. Maiores informações: http://www.itaecoaventura.com.br/

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Itá,Santa Catarina,Brasil Foto 3

Arborismo - fotos: acervo pessoal

Mas a melhor atração, na minha humilde opinião, é ver o local do alto, deslizando pela maior tirolesa do sul do país e terceira maior da américa. A região oeste de Santa Catarina tem o relevo muito peculiar, montanhoso, de uma beleza ímpar. Ao descer pela tirolesa é possível apreciar a beleza natural do relevo, da natureza e das águas. O trajeto é feito sobre o Ecoparque, as termas e parte do lago, e oferece uma visão deslumbrante.

A tirolesa tem quase 2 km de extensão (1.700 m), e velocidade média de 45 km/h. O acesso é na parte central da cidade, onde se adquire os ingressos e embarca na aventura. Aqui, um vídeo sobre a tirolesa: http://www.itaecoturismo.com.br/videos/28-uma-nova-tirolesa-um-show

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Itá,Santa Catarina,Brasil Foto 4

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Itá,Santa Catarina,Brasil Foto 5

Tirolesa - Fotos: site http://www.itaecoturismo.com.br/

No inverno, nos meses de junho e julho, a cidade realiza o festival de inverno, com atrações musicais e culturais, opções gastronômicas diversificadas e uma pista de patinação no gelo.

Pra quem aprecia boa gastronomia, a região oferece ótimas opções, incluindo cafés coloniais e cachaçarias artesanais! Carne suína tem destaque na região, preparada de inúmeras maneiras diferentes, sempre deliciosa. Itá também oferece pratos a base de peixe.

Nesta região, a agroindústria e a pequena agricultura movem a economia, e a região é rica na produção de alimentos, por isso, a culinária é variada e saborosa.

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Itá,Santa Catarina,Brasil Foto 6

Visão panorâmica do lago - Foto: site http://www.itaecoturismo.com.br/

O passeio pode ser aliado a outras pequenas cidades da região, que oferecem boas opções de lazer e lugares para conhecer, sempre aliados a boa gastronomia e belas paisagens.Vale a pena conhecer!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Histórias de Estrada

Histórias de Estrada comentou 6 anos atrás

Amei, vou colocar Itá na minha lista.

Lucas Querino

Lucas Querino comentou 5 anos atrás

Showwww

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Itá, Santa Catarina, Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.