Ravenna (Itália) e a Divina Comédia


  Ravenna, Itália, Emilia-Romanha  2760 visualizações

A região da Emiglia Romagna, no norte da Itália, é passagem obrigatória para todos os amantes da arquitetura, de um bom vinho, de igrejas seculares e um modo de vida que nos remete a uma Itália apaixonante. Passear por esta região é aproveitar tudo com calma, com olhos atentos e com a certeza de que, a cada parada, uma nova descoberta se apresentará.

Uma das paradas que recomendo é a cidade de Ravenna, famosa por seus mosaicos que adornam diversos pontos turísticos como: Basílica do Santo Apolinário Novo, Batistério Neonian, Batistério Ariano e os mausoléus de Teodorico e o de Gala Placídia. Ou seja, história em seu estado mais puro e simples.

Joao Vedovello adicionou foto de Ravenna,Itália,Emilia-Romanha Foto 1

Esta cidade já foi capital do Reino da Itália, até a data de 533 d.C. e presenciou o fim do Império Otomano no ocidente, com a deposição do imperador de Romulo Augusto, em 476 d.C., o que significa - simplesmente - o início da Idade Média!!!

Como se não bastasse tanta História, a cidade é muito gostosa para se caminhar, as ruas centrais (via Cavour, via IV Novembre e Via Corrado Riccki) são fechadas aos carros e fazem a alegria dos pedestres e das bicicletas. Existem muitas lojinhas e restaurantes por estas ruas, uma ótima desculpa para uma pausa para um café.

Joao Vedovello adicionou foto de Ravenna,Itália,Emilia-Romanha Foto 2

Aliás, bicicletas aqui existem aos montes! A foto acima dá uma ideia da quantidade de bicicletas. Você vai encontrar estacionamentos como esse por todos os lados. Em tempos que tanto discutimos a redução da emissão dos poluentes, do banefício das caminhadas e pedaladas, da necessidade de uma alternativa mais limpa ao meio ambiente, ver tantas bicicletas me deixa esperançoso.

Para completar o passeio, é aqui em Ravenna que fica o sepulcro de um dos maiores escritores do mundo: Dante Alighieri, autor do famoso livro A Divina Comédia.

Joao Vedovello adicionou foto de Ravenna,Itália,Emilia-Romanha Foto 3

A Divina Comédia é uma daquelas leituras obrigatórias, um clássico da literatura universal, que fala da viagem de Dante e Virgílio pelos três reinos: inferno, purgatório e paraíso. Não vou contar a história do livro para não estragar a sua leitura. Apenas lhe digo que é uma obra prima mundial!

Dante é de Florença, a cidade que ele tanto amou, mas exilado e banido de sua Firenze, abandonado por sua família, foi em Ravenna que ficou até o fim de seus dias, no ano de 1321.

Florença até hoje se arrepende de tê-lo expulsado e requisitou que seus restos mortais fossem levados para lá, mas é em Ravenna que ele permanece.

Para chegar em Ravenna, o caminho mais próximo é a cidade de Bologna, mas se você vier de trem de outros pontos turísticos como Florença e Veneza o tempo médio da viagem é de duas horas.

Joao Vedovello adicionou foto de Ravenna,Itália,Emilia-Romanha Foto 4

O site da Trenitalia lhe dá todas as informações, preços e horários para você se programar e conhecer Ravenna e toda a Itália de trem. Havia escrito este post há muito tempo, num blog antigo... mas queria compartilhar um pouco desta história com vocês.

Abraços!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Ravenna, Itália, Emilia-Romanha,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.