Pontos turísticos de Santiago Chile para quem é apaixonado por história e cultura


  Santiago  3841 visualizações

Santiago do Chile é uma cidade única e encantadora por diversos motivos. A começar por suas belezas naturais.  Dizer que a natureza foi generosa com a cidade não é um clichê, mas sim uma conclusão obvia. Não bastasse a cidade ser rodeada de montanhas que formam uma belíssima paisagem, ainda há mirantes naturais, os Cerros de Santa Lucía e San Cristobal, que são os lugares perfeitos para admirar essa beleza toda. Assim como outros pontos turísticos de Santiago do Chile, eles são ponto de encontro não só dos visitantes, e também são muito bem aproveitados pelos moradores da cidade.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 1

Encravado no centro da cidade, o Cerro Santa Lucía oferece uma vista panorâmica de toda Santiago do Chile e da Cordilheira dos Andes. Se você for da turma do sedentarismo, a subida de cerca de 20 minutos até o topo do cerro pode ser cansativa, mas a vista compensa, e dá para descansar em meio à natureza, jardins, esculturas e até mesmo uma fonte inspirada na Fontana di Trevi, em Roma. Para quem quiser ter uma vista melhor, há um binóculo fixo que permite ver mais de perto os prédios e pontos turísticos de Santiago do Chile lá de cima por não mais do que alguns trocados.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 2

No Cerro San Cristóbal é possível subir a pé, de bicicleta, de carro ou de funicular, espécie de carrinho com cabos que se move sobre trilhos, como um bonde ou trenzinho. É um dos pontos mais altos da cidade, podendo ser visto de longe, identificado por uma capela e uma estátua da Virgem de La Inmaculada Concepción, padroeira de Santiago, no topo. Não é à toa que é considerado um dos principais pontos turísticos de Santiago do Chile. No Parque Metropolitano, em que está localizado, há um zoológico, piscinas públicas e restaurantes, além, é claro, de mais um pouco da maravilhosa que se tem do alto do Cerro San Cristóbal. O único possível problema para quem quer visitar os cerros é que em dias muito poluídos a visão pode ficar prejudicada.

Póximo ao Cerro San Cristóbal, um ponto turístico de Santiago do Chile interessante para quem gosta de programas culturais é o Museo La Chascona. O prédio onde está o museu foi casa de Pablo Neruda, poeta que recebeu o Nobel de Literatura de 1971 e um dos mais importantes nomes da literatura chilena e latinoamericana. Projetada para se parecer com um barco, reflexo do fascínio que Neruda tinha pelo mar, La Chascona reúne diversos objetos que foram usados pelo escritor, coleções de objetos curiosos, moedas de diferentes países e presentes de grandes artistas, como o mexicano Diego Rivera. Além disso, são atrativos uma decoração e arquitetura singulares, com um bar feito a partir de um barco de verdade e diversas passagens secretas que aumentam o ar de mistério desse museu que parece estar apenas “ancorado” em Santiago.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 3

Se você gosta de conhecer a história dos lugares que visita, um ponto turístico de Santiago do Chile que não pode deixar de visitar é o Museu de Arte Precolombino, dedicado à história, cultura e ao legado das civilizações que já habitavam o nosso continente antes da chegada dos colonizadores europeus. O acervo conta com peças em madeira, cerâmica, pedra e tecido, objetos usados em cerimônias, utensílios de uso diário ou obras de arte das antigas civilizações, e é um dos museus mais famosos do país.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 4

Outro ponto turístico de Santiago do Chile a ser visitado por quem gosta de programas culturais é o Museu Nacional de Bellas Artes. Localizado em um edifício de estilo neoclássico com detalhes de art noveau, no Parque Forestal, já vale a visita só pela beleza do prédio e seu entorno. Mas não pense que o interior do museu é dispensável. Pelo contrário, lá dentro podem ser encontradas mais de cinco mil obras de arte só na exposição permanente, além das outras temporárias. São pinturas e esculturas de artistas chilenos e estrangeiros que contemplam diversos períodos da história da arte.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 5

Um ponto turístico de Santiago do Chile que é perfeito para quem gosta de levar souvenires e lembrancinhas dos lugares que visita, ou apenas se interessa por conhecer o artesanato local, é o Pueblito Los Dominicos. O Pueblito concentra várias lojas de artesãos em que se pode encontrar objetos típicos da cultura chilena. Há peças em madeira, tecido, cerâmica, couro e até mesmo joias. Além disso, uma visita a Pueblito Los Dominicos é também uma oportunidade para conhecer melhor a cuninária do Chile, pois há uma feirinha de frutas e verduras com diversos produtos raros ou completos desconhecidos no Brasil. Além dos artesanatos e vegetais, a viajante Lua Santos, de Fortaleza ainda destaca outro motivo pelo qual vale a pena ir ao Pueblito Los Dominicos: “vale porque lá é lindo, o bairro em volta é incrível e você tem uma visão linda das cordilheiras”, conta.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 6

Já o Mercado Central, outro tradicional ponto turístico de Santiago do Chile onde as pessoas vão para conhecer melhor a cultura dos habitantes da capital chilena, foi considerado pela viajante Jeannie Klein, de Brasília, “pra turista ver”. O Mercado Central é realmente muito visitado por turistas de todas as partes do mundo, e, por ser um ponto turístico tão clássico, os preços dos principais restaurantes acabam sendo um pouco salgados. Mas, principalmente se você gosta de frutos do mar, não deixe de conhecê-lo, aconselha a viajante Analia Castelli Zacharias. "Lá é o lugar em que estão os melhores frutos do mar, não só em qualidade, como também em variedade".

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 7

Para conhecer os pontos turísticos de Santiago do Chile localizados na região central da cidade, vale fazer um roteiro a pé, que pode começar na Plaza de Armas, onde estão a Catedral Metropolitana e o Correo Central, no coração da cidade. Perto dali também está o Museo Histórico Nacional, que conta com mais de 1600 peças de acervo dispostas em 18 salas em ordem cronológica.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 8

Também no centro, um dos pontos turísticos de Santiago do Chile que não pode faltar no seu roteiro é o Palácio de La Moneda. Sede da presidência do Chile, o palácio em estilo neoclássico italiano inicialmente abrigou a Casa da Moeda do país quando foi inaugurado, em 1805. Hoje restaurado e considerado patrimônio histórico do Chile, ele chegou a ser bombardeado durante o golpe de estado que em 1973 colocou Pinochet no comando, marcando um dos períodos mais sombrios da história chilena. Em frente ao prédio é possível assistir à troca da guarda do Palácio de La Moneda, cerimônia que ocorre em dias e horários alternados. No subsolo há ainda a Cinemateca Nacional do Chile e o Centro Cultural Palácio de La Moneda, onde se pode conferir variadas exposições temporárias e permanentes de arte e cinema, além de sediar outras atividades culturais e educativas.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 9

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Santiago,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.