Onde fazer compras em Londres? Veja no guia de lojas


  Londres  9431 visualizações

Como boa metrópole cosmopolita, o que não falta em Londres são lojas e mercados para o viajante ir às compras. Do mais simples ao mais luxuoso, a cidade contempla todos os públicos e bolsos. Sim, é possível fazer negócios vantajosos e sair no lucro.

O Dubbi mostra onde fazer compras em Londres e dá dicas para não passar nervoso na capital inglesa.

Lojas de departamento
Vamos ser sinceros: é difícil não se impressionar com as lojas de departamentos. Elas são verdadeiros complexos com vários andares, roupas e calçados masculinos, femininos e infantis, bolsas, perfumes e acessórios, brinquedos e eletrônicos, cafés e restaurantes, e muito mais. E Londres tem várias lojas de departamento famosas; confira.

- Selfridges & Co: São seis andares que abrigam muito mais do que produtos em um prédio neoclássico que ocupa todo um quarteirão na Oxford Street. Isso porque Mr. Selfridges foi um visionário que, em 1909, abriu a loja visando transformar o hábito de compras em uma experiência sensorial. Para isso, investiu nas vitrines como chamariz e no consumo feminino. Deu certo --e a Selfridges, mais de 100 anos depois, ainda desponta como uma das mecas das compras de Londres. Lá, Oscar de la Renta, Dior e Alexander McQueen convivem com H&M e Topshop, honrando a frase de seu dono: “A place where everybody is welcome” (um lugar onde todos são bem-vindos).

DUBBI  adicionou foto de Londres Foto 1

- Harrods: Na Brompton, em Knightsbridge, está localizada a Harrods, templo do luxo e da compra ostentação, com marcas como Prada, Armani, Chanel, Dior e Louboutin. É a maior loja de departamentos da Inglaterra, com quase o dobro do tamanho da Selfridges, a segunda nesse quesito. Mas, se ela tem essa pegada pegada de grife, por que eu, um viajante com o dinheiro contado, devo entrar nela? É que a Harrods se tornou um ponto turístico, um patrimônio inglês. Estar nela é sentir um pouco do glamour de londrinos e turistas endinheirados. A ala de alimentação, o Food Hall, é uma parada obrigatória. Lá vende de tudo um pouco, como chás, chocolates, embutidos, frutas, peixes, molhos, geleias.  

DUBBI  adicionou foto de Londres Foto 2

- Harvey Nichols: A apenas um quarteirão da Harrods, na esquina das ruas Knightsbridge e Sloane Street, a Harvey Nichols, ou “Harvey Nics”, como é carinhosamente chamada, é uma espécie de Harrods em miniatura, em um prédio menor e mais intimista. Embora o luxo seja equivalente, a Harvey Nichols tem uma atmosfera mais descontraída e descolada, por isso atrai um público de uma faixa etária um pouco mais baixa. É bem fácil se locomover por seus oito andares e, invariavelmente, o viajante fará uma pausa no quinto: o da alimentação.  

DUBBI  adicionou foto de Londres Foto 3

- Liberty: Na famosa Regent St, em Carnaby, há outra loja de departamentos fundamental para quem quer fazer compras em Londres. Ela não é gigante como as anteriores, mas seu prédio, que imita o estilo medieval da era Tudor, construído com madeiras de navios da marinha real, torna-a ainda mais charmosa --mais parece que você está em uma grande mansão do que numa mega store. A Liberty é conhecida por ter sua própria linha de tecidos com estampas, principalmente lenços e echarpes. Claro que também abriga a moda de grandes nomes como Alexander McQueen, Victoria Beckham, Stella McCartney etc.

DUBBI  adicionou foto de Londres Foto 4

- Primark: Renner, C&A, Riachuelo. Se no Brasil você estiver mais habituado a esses nomes, então a rede irlandesa Primark, que faz muito sucesso em Londres, é o lugar certo. A mega unidade na Oxford Street está sempre lotada e por um motivo muito especial. A loja concede os melhores preços que você irá encontrar na Inglaterra. Isso mesmo, todo tipo de roupa, calçado a partir de 1 libra (cerca de R$ 4) --existem itens mais caros, mas os baratos saem por até 15 libras (R$ 60). E não pense que é de qualidade baixa. Os viajantes que têm roupa da Primark garantem que elas duram por anos.  

DUBBI  adicionou foto de Londres Foto 5

O que saber para ir numa loja
Existem as melhores épocas para conseguir desbravar uma Harrods, Selfridges ou Liberty sem gastar os olhos da cara. Basicamente, em dois momentos: no mês de julho e logo após o Natal --os preços, às vezes, caem até 90%. Claro que o movimento será o maior possível, com pessoas do mundo inteiro atrás das melhores pechinchas. É preciso ter paciência, bons olhos, determinação, força de vontade e amor às compras.

Outras lojas
Nem só de departamentos vive um viajante em busca de compras. Livros, eletrônicos e brinquedos estão entre outros itens mais desejados. Saiba onde encontrá-los em Londres.

- Eletrônicos: Não espere comprar notebooks, celulares e câmeras fotográficas gastando o mesmo que em Miami. No entanto, dá para achar algumas boas opções na Tottenham Court Road, a “Santa Ifigênia da capital inglesa”. Existem dois tipos de lojas: algumas menores, independentes, que podem ter preços melhores, mas a qualidade nem sempre é garantida; e as maiores, redes consolidadas e com certificados de excelência.

Uma das mais conhecidas é a Argos, um estabelecimento em que o produto não fica à mostra. É preciso olhar o catálogo, decidir o que quer e, só então, o produto chegará nas mãos do cliente. Já a PC World tem a fama de ser uma das mais renomadas lojas de informática do Reino Unido.

DUBBI  adicionou foto de Londres Foto 6

- Livros: Amantes da literatura não vão querer sair nunca mais de Londres. A cidade oferece inúmeras livrarias, cada uma com seu próprio atrativo irresistível. Comece pela Cecil Court, uma rua apenas para pedestres e com plaquinhas de livrarias, sebos e antiquários em toda sua extensão. Indo agora para grandes redes, a Waterstone´s Piccadilly, em West End, é a maior livraria da Europa, em espaço físico, com mais de 150 mil livros e área para descanso e leitura. Londres tem mesmo mania de grandeza, a Foyles (na Charing Cross Road) alega ter o maior estoque da Europa, com 200 mil títulos. Existe desde 1903.

DUBBI  adicionou foto de Londres Foto 7

Já a Stanfords, em Covent Garden, é ideal para quem tem alma de viajante, pois ela é a maior livraria especializada em turismo do mundo. Continuando a segmentação, na Books for Cooks já entrega tudo no nome. Essa livraria, em Notting Hill, se destina aos amantes da culinária. Com um diferencial: a Test Kitchen, cozinha de experimentação da livraria, que vende comidas e sabores para os consumidores.

DUBBI  adicionou foto de Londres Foto 8

- Mercados de rua: Não podia faltar em um texto sobre compras os melhores mercados de Londres. Em comum, todos possuem uma diversificada e agitada vida cultural, bons produtos, preços acessíveis e o clima de rua, cada vez mais valorizado nas cidades cheias de condomínios e muros. Alguns dos melhores mercados: Camden Lock e as feirinhas de Camden Town; Portobello Market, em West Side; Borough Market e Brick Lane.

DUBBI  adicionou foto de Londres Foto 9

- Brinquedos: Para quem tem filhos, irmãos pequenos, sobrinhos ou simplesmente gosta do universo dos jogos e bonecos não precisa pensar muito. O destino é a Hamleys, a maior loja de brinquedos do mundo, na Regent Street. São sete andares com produtos para crianças de todas as idades --e até crianças já “grandes” vão querer levar alguma coisa para casa. Se for com criança, cuidado para não sair no prejuízo. Mas ela vai amar.

O que preciso saber sobre a Oxford Street
Como deve ter percebido, a Oxford Street apareceu em diversos momentos deste texto. De fato, essa rua concentra tudo o que um amante de compras pode querer. Ela tem lojas de lada a lado em toda sua extensão. Desça na estação Oxford Circus e apenas se jogue. Você encontrará H&M, Next, River, Island, Zara, Office, Mango, Topshop e muito mais.

DUBBI  adicionou foto de Londres Foto 10

Reembolso de imposto
Não se esqueça que, em várias dessas lojas, é possível conseguir de volta o IVA (Imposto de Valor Agregado), reembolso de imposto para turistas. É só preencher um formulário no estabelecimento e depois entregá-lo em um local específico no aeroporto.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira comentou 7 anos atrás

tambem tem várias lojas com bons preços na piccadily circus, onde tem a famosa loja da M&M, pra quem tem crianças tem a loja da nickelodeon.. e estava pra inaugurar uma da lego....

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Londres,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.