Equipamentos e Acessórios de viagem   Roma, Londres, Paris

Clima europeu em dezembro. Com o que devo me preocupar?

Vou viajar no inicio de Dezembro pra Roma, Paris e Londres (nessa ordem). Já pesquisei muito sobre o clima de lá nessa época do ano, onde acontece a transição do outono para o inverno, mas nunca conversei com ninguém que já tenha ido lá nessa temporada. Queria saber se faz muito frio, se devo me preocupar em comprar roupas térmicas, botas adaptadas, etc. E qualquer dica que alguém puder me dar, desde clima à pontos turísticos, comida, estou aceitando! hahahhaa Obrigada :*

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Caçador de Artes e Design, Família, Religioso, Fotógrafo

Responda a dúvida de Letícia

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

6 Respostas

Relatos de Viagem  - Laís

MELHOR RESPOSTA

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 10 meses atrás

Oi Letícia.. provavelmente será bem frio mesmo, especialmente em Londres. Acho que uma bota de couro normal é suficiente (desde que seja fechadinha né, pra evitar de molhar). Se prepare bem com meia calça, calça e blusa térmica (ou de algodão bem grudadinha na pele) e meias grossas. O cachecol ajuda mto também, Além de esquentar, dá pra levar vários e ir trocando pra não parecer sempre com a mesma roupa rsrs (normalmente quando vou pro frio levo só 1 casaco mais pesado)..

andrei mesquita

andrei mesquita Niterói

respondeu 10 meses atrás

dois anos atras voltei da europa, um mochilão, e um dos destinos era londres. Sim em epoca de inverno. Então, eu levei uma bota termica sim, as temperaturas eram nas casas de -1 grau a -3 graus, é bastante frio, roupas impermeáveis são bem vindos, ajuda bastante em caso de chuva, que acredite, chove pra caramba em londres kkkkkk, tanto que os proprios londrinos brincam, que quando sai sol, é verão pra eles kkkkkk. Mas assim, eu aconselho a comprar pelo menos uma bota e um casaco bem grosso, de resto, pode comprar tudo em londres, em lojas tipo primark, ou outras parecidas que sai um preço bacana, ainda mais que é epoca de natal, sempre tem umas promoções boas. Eu mesmo comprei um sobretudo por 20 libras, que só usarei numa proxima vez na europa kkkkk.

Larissa Nardini

Larissa Nardini São Paulo

respondeu 10 meses atrás

Olá Letícia, início de dezembro já faz bastante frio sim, claro que tem anos em que o inverno é mais rigoroso e outros menos...como Roma é a primeira cidade que você vai e lá não faz tanto frio quanto em Paris e Londres, não acredito que botas adaptadas sejam necessárias, até porque nem existem botas assim no Brasil (com exceção daquelas de trekking, que não aconselho para esse tipo de  viagem). Já fui à Itália no alto inverno, inclusive para cidades mais frias do que Roma, e levei bota de cano alto normal de couro e foi tranquilo (com meias bem grossas), por lá você encontra inúmeros modelos lindos, bem quentes (todas forradas por dentro) e com um preço ótimo, acabei comprando uma por lá mesmo!

Já em relação às roupas térmicas, aconselho comprá-las sim, tanto parte de cima quanto de baixo, na Decathlon tem vários modelos, não são muito caros (provavelmente vai ser o custo de comprar algum por lá, senão mais barato), e a qualidade é ótima (sem brincadeira tenho as minhas há uns 8 anos). Sinceramente nunca vi para vender essas roupas térmicas em loja normal por lá, sei que você encontra em algumas redes e lojas especializadas, mas perder tempo de passeio procurando algo que já pode ser comprado aqui é besteira, na minha opinião.

O que sempre faço é levar um ou dois casacões bem quentes, algumas blusas de lã e uma dessas blusas térmicas, e várias blusinhas de manga comprida normal (tipo Hering) e segunda pele, assim troco essas blusinhas de baixo todo dia e dá para repetir e alternar as blusas de lã e casacos. E sempre levo meia-calça normal, meia-calça de lã e uma calça térmica, assim também dá para ir alternando o uso, inclsuive de acordo com o frio. Espero que não tenha ficado muito confuso, mas não se preocupe que o frio é tolerável :)

Beatriz Bougleux

Beatriz Bougleux Lisboa

respondeu 10 meses atrás

Eu estive em Roma e Paris em dezembro do ano passado (natal e ano novo) e também fiquei com as mesmas dúvidas antes de viajar.

Eu levei 02 blusas térmicas e 03 calças termicas. Comprei (na decathlon) 1 casaco da Quechua que é impermeável e quando dobra fica parecendo uma bolinha e quase nao ocupa espaço. Para os pés eu comprei tbm uma bota da Quechua que é forrada para neve (eu sinto muuuuito frio no pé e ela me salvou todos os dias).

Com relação a acessórios (luva e gorro), recomendo que leve somente 1 de cada do Brasil e providencie algo quando chegar lá pois os nossos acessórios não servem de nada lah (pelo menos na minha opinião). Eu levei e não usei, tipo que comprar algo reforçado lah.

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés)

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés) São Paulo - SP

respondeu 10 meses atrás

Olá Letícia! Tudo bem?

O outono e o inverno na Europa são bastante chuvosos. Você vai em uma época em que já está chovendo bastante. Eu morei em Portugal por 4 meses entre 2013 e 2014 e peguei o período do Inverno. Em fevereiro de 2016 fui para a Irlanda e peguei a parte final do inverno lá.

Aconselho você a levar sapatos que sejam impermeáveis, pois não há nada pior que ficar com o pé molhado no frio! Na Irlanda, basicamente usei uma bota de trilha que tenho, da Nord Outdoor (marca da Centauro). Ela é macia e difícil de molhar. Nos dias chuvosos na Irlanda só usei ela e foi muito bom. Era como estar de tênis. 

Outro conselho que dou é comprar uma blusa impermeável. Eu tenho uma que na verdade é uma capa de chuva, do estilo das da Quechua, mas eu comprei também na Irlanda - na Dunne's (é uma loja de departamento). Acredito que em outras lojas de departamento também deva vender. Eu paguei 12 euros, se não me engano. Saiu mais barato que comprar no Brasil e é muito prática! Você consegue dobrar a blusa e ela fica pequena. Cabe na mochila e é leve.

Tenho uma igual à do link a seguir:

http://www.dunnesstores.com/rain-jacket-in-a-bag//dunnesstores/fcp-product/8847759?colour=cobalt

Outra coisa que aconselho é comprar uma meia muito grossa, a Velvet Legging. Se não me engano, ela é fio 300 e tem pelinhos por dentro. É muito grossa e faz diferença! A única coisa é que ela não tem o pé.

https://www.primark.com/en-ie/product/black-velvet-lined-leggings,d35397112000949

É bom usar blusas que barrem o vento. Em geral, venta muito no inverno na Europa, então uma blusa que consiga barrar o vento é ideal. Eu tenho uma blusa ótima da C&A, que comprei em Portugal e paguei 19 euros numa promoção. É a melhor blusa de frio que eu tenho e só de pensar que um dia ela vai ficar velha já fico triste!

Ter uma sombrinha ou guarda-chuva é bom, mas dependendo da velocidade do vento, é melhor ter somente a capa/blusa impermeável.  

Na Irlanda, muitas vezes percebi que essas luvas comuns de lã não são suficientes! Mas não achei luvas forradas para comprar, pois era fim de inverno. Então, procure nas lojas uma luva mais reforçada.

Também tenha sempre um cachecol ou um lenço para proteger o pescoço e touca. Eu também gosto daqueles protetores de orelha, pois às vezes passa vento pela touca e ele ajuda a proteger o ouvido. Nem todas as pessoas gostam desses protetores. 

Meu namorado tem uma calça e uma blusa térmicas e ele gostou muito da proteção - as dele foram compradas na Decatlon.

Espero poder ter ajudado com algumas questões sobre proteção! Abraços e boa viagem.

rute noguchi

rute noguchi campo grande

respondeu 10 meses atrás

Parabéns por ir passar o inverno na Europa! É a época que mais gosto de viajar para lá porque, como já escrevi, nada é mais emocionante para uma pantaneira que ver neve caindo, rss.

Concordo plenamente com a Larissa. Nem sempre dá pra conciliar passeios com a procura de peças que precisa, por isso sempre levo tudo de casa. É provável que você já tenha um casaco pesado, umas calças leg de academia, um casaco de lã e um par de botas já amaciado, o que é importantíssimo para as andanças. E comprar blusas de manga longa, segunda pele e meias grossas não vai comprometer o seu dinheiro pra viagem. Sabe, o preço de roupas pode ser baratinho nos Estados Unidos, mas na Europa ele geralmente só é tentador no fim da estação, e não no início. Lógico que você pode achar algo que goste por lá, mas aí é outra história. 

Em questão de roupas de viagem sou bem prática: bote tudo o que quer levar sobre a cama e devolva a metade pro guarda-roupa. Lá fora, a gente não troca ou varia o visual tanto como quando se está em casa; pra não ficar com a mesma cara nas fotos, basta trocar a touca e o cachecol, né. Ah, e não esqueça da sombrinha ou capa de chuva, que Andrei lembrou. Na Europa não tem carregador de mala (só tinha em hotéis cinco estrelas), e ainda há desníveis e degraus pra transpor, o que complica se estiver com muito peso. E mais, costumo preencher a mala com pedaços de esopor envoltos em sacos plásticos pra deixar espaço para as compras. 

Curta muito e boa viagem! Se não gosta do frio daqui, certamente vai amar o inverno europeu. E vá comer moule au roquefort no Léon de Bruxelles em Paris (da próxima vez, vou cobrar a propaganda deles, rss). Bj





Responda a dúvida de Letícia

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.