O que fazer em Roma, a cidade que tem amor até no nome


  Roma  4582 visualizações

Para Roma, com amor. O filme de Woody Allen de 2012 não podia ter o nome mais certeiro. Já somos apaixonados por Roma antes de ir. Durante a viagem, a paixão só aumenta. Depois, fica a saudade e a vontade de voltar. Já que falamos de cinema, desculpe mas vou roubar o bordão de um outro filme: We Will Always Have Roma.

Mateus Souza adicionou foto de Roma Foto 1

Quer saber o que fazer em Roma? Então vamos às dicas.

Onde comer em Roma
A capital mundial das massas tem tantas opções que deixa até mesmo o viajante mais experimentado na cidade meio perdido. Por isso separei as melhores dicas já dadas pelos usuários do Dubbi.

Em Trastevere, o restaurante Baccanale é a mais perfeita definição de Roma, segundo a viajante Karyne de Oliveira, de Porto Alegre. "O restaurante é barato. Por apenas dez euros, eu comi uma bruschetta, prato principal de boa massa e um copo de chopp. Mas a grande atração é a beleza da região, igual aquela Roma com que sonhamos", conta.

Mateus Souza adicionou foto de Roma Foto 2

Em Fontana de Trevi, a pedida é o Al Moro, localizado na Vicolo delle Bollette, 13. O restaurante tem suas mesas nas calçadas, em charmosas ruas de vielas. O cardápio é sazonal, com destaque para o spaghetti Al Moro (uma reinterpretação moderna e picante do carbonara).

Ainda nem falamos das melhores pizzas de Roma. Desde 1957 na Piazza del Fico, o Da Francesco serve pizzas romanas de massa fina imperdíveis. É mais um com a autêntica cara de Roma. A atmosfera movimentada e alegre cai bem com o interior de mesinhas decoradas. Outro estabelecimento recomendado é Vacanze Romane, situada à Piazza Navona. Possui uma "pizza deliciosa de verdade, com uma massa ao molho Alfredo de dar inveja", define a viajante Ellen Nascimento, de Belo Horizonte.

Mateus Souza adicionou foto de Roma Foto 3

O que fazer em Roma
Nada de Coliseu ou Capela Sistina. Ter a experiência de conhecer Roma como os locais é uma das melhores coisas que você pode fazer na cidade. Ponto alto: Roma, apesar de antiga, é uma cidade bastante convidativa para andar a pé, pois tem ruas e calçadas bem preservadas. A geografia também ajuda: as ruas e avenidas, em geral, são planas. Quando há ladeiras, escadas costumam ajudar o viajante mais sedentário.

E como dica de autêntico passeio romano, recomendo o Campo de Fiori, uma praça no centro de Roma, aos sábados pela manhã. Funciona lá um mercado a céu aberto que conta com massas, frutas, quitutes em geral e artesanato. Simplesmente delicioso. Se quiser respirar história, vá ao bairro Garbatella, um dos mais antigos de Roma.

Mateus Souza adicionou foto de Roma Foto 4

Vaticano
“É como ir a Roma e não ver o papa”. Crescemos ouvindo essa expressão e, para não torná-la verdadeira, é só planejar uma visita ao Vaticano enquanto estiver em Roma. O dia mais garantido de vê-lo é no domingo, quando o sacerdote celebra o Angelus e aparece na sacada da praça São Pedro.   

Mas o Vaticano, apesar de ser o menor país do mundo, não tem só a praça e o papa. A Basílica, claro, é imponente e merece uma visita. Para fugir do movimento, vá pela manhã, pois a tarde é praticamente impossível andar.

Os museus do Vaticano são outro grande patrimônio. A coleção inclui galerias sobre arte etrusca, egípcia, tapeçarias, salas decoradas por Rafael (incluindo a clássica pintura Escola de Atenas) e muito mais. A dica certeira aqui é: compre o ingresso antes pela internet, para fugir da fila de dobrar quarteirão. Saiba mais aqui.

Mateus Souza adicionou foto de Roma Foto 5

O que fazer em Roma à noite
Testaccio, antigo bairro operário que hoje é conhecido como “bairro cool”, é casa de artistas, intelectuais, designers. Existem diversas boas opções de vida noturna, como o Akab Club, Goa Club, Radio Londra, Nazca e BeBop Jazz Club.

Tão ou mais charmoso (deixo você escolher depois de visitar) é o bairro de Trastevere, com diversas pizzarias, trattorias e barzinhos em ruazinhas com mesas na calçadas, luzes coloridas no poste e a cada esquina uma surpresa diferente.  

Mateus Souza adicionou foto de Roma Foto 6

Pontos de interesse de Roma
Já falei bastante de Roma sem mencionar os lugares tradicionais. Tem viajante que evita a todo custo esses lugares por serem muito movimentados. Minha opinião é: se tiver tempo, vá, pois não se sabe quando será a próxima oportunidade.

Segue alguns lugares imprescindíveis: Coliseu/Fontana di Trevi (está reaberta aos turistas depois de um período de reforma)/ Panteão/Capela Sistina/Palácio del Quirinale/ Piazza di San Marco/Bocca dela Veritá/ Basílcia de Sta. Maria Maggiori.

Mateus Souza adicionou foto de Roma Foto 7

Roma Pass: vale a pena?
Eu sou a favor de comprar free pass em todo lugar que oferece. Afinal, você está na viagem para ter o menor número de preocupações possíveis. E a matemática é simples: a não ser que fique o dia inteiro em um quarto de hotel, você provavelmente gastará mais do que o valor do passe cheio. No caso de Roma, o free pass custa R$ 140 reais e dá direito a andar livremente de transporte público por 72 horas e entrada gratuita em dois museus. 

Pronto, agora você pode curtir livremente tudo o que há para fazer em Roma.

Mateus Souza adicionou foto de Roma Foto 8

Onde ficar em Roma
Primeira e mais importante questão: em que bairro ficar? O centro, próximo da Estação Termini, é um convite bastante tentador. Você estará muito perto de tudo o que é lugar histórico de Roma (e o que estiver longe, é facilmente acessível por meio da estação). O contra é que não é uma região dos sonhos em termos de iluminação e movimento. Se optar se hospedar por ali, ande sempre com a atenção redobrada. Quer mais uma dica? Tome café da manhã na estação caso seu hostel/hotel não ofereça, dá para encontrar por um preço ok.

Mas vamos dar nome aos bois. O The Yellow Hostel não é caro (cerca de 25 euros na alta temporada) e é fácil de chegar, próximo da Estação Termini. Além do preço, seu diferencial é o bar no térreo e a mini-balada no subsolo. Portanto, só vá se estiver a fim de diversão. Caso queira sossego, no mesmo quarteirão tem o Alessandro Palace Hostel, com boa estrutura e cara de hotel.

Quer passar mais tempo na Itália? Então conheça o melhor roteiro de 15 dias no país. 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Nanda Souza

Nanda Souza comentou 7 anos atrás

Parabens Mateus, belo texto.

Renata  Meirelles

Renata Meirelles comentou 7 anos atrás

Assistam a GRANDE BELEZA um dos melhores filmes sobre a bela Roma.

Renata  Meirelles

Renata Meirelles comentou 7 anos atrás

Pra quem gosta de museu recomendo, Museo Storico della Comunicazione http://cultura.mise.gov.it/museoPPTT_fe/index.do

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Roma,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.