Feriados 2017: saiba onde aproveitar as onze folgas do ano


  Rio de Janeiro, São Paulo, São Joaquim, Ouro Preto, Gramado, Canela, João Pessoa, São Luís do Paraitinga, Salvador, Vitória, Brotas, Florianópolis  8513 visualizações

É sempre assim: ou o ano é muito rico em feriados prolongados ou muito escasso. Depois de um 2016 sofrido, quase arrastado, com várias folgas no domingo ou na quarta (os dois dias de maior pesadelo aos viajantes), os feriados em 2017 vêm arrebatadores. Serão seis emendas prolongadas entre datas cívicas e religiosas. E ainda teremos outras quatro que caem em uma segunda-feira (Dia do Trabalho, Natal, Ano-Novo e Dia da Consciência Negra) e Tiradentes em uma sexta-feira.

David Andrade adicionou foto de Rio de Janeiro,São Paulo,São Joaquim,Ouro Preto,Gramado,Canela,João Pessoa,São Luís do Paraitinga,Salvador,Vitória,Brotas,Florianópolis Foto 1

Foto: Divulgação/Shutterstock

Os seis feriados em 2017, na sequência, serão: Carnaval (24 a 28 de fevereiro), Semana Santa e Páscoa (14 a 16 de abril), Corpus Christi (15 a 18 de junho), Independência do Brasil (7 a 10 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 a 15 de outubro) e Finados (2 a 5 de novembro). Só 15 de novembro que esse ano será numa quarta-feira. Não dá para reclamar.

O Dubbi separou destinos que combinam com cada um dos feriados prolongados em 2017. Aproveite que o ano ainda está no comecinho e programe-se desde já!

Carnaval (24 a 28 de fevereiro)
O primeiro feriado de 2017 é o Carnaval. Ele é sempre o mais gostoso, pela certeza de que, não importa o dia que em que cairá, será sempre da sexta de Carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas, às vezes no começo de fevereiro, às vezes no fim, às vezes em março.

David Andrade adicionou foto de Rio de Janeiro,São Paulo,São Joaquim,Ouro Preto,Gramado,Canela,João Pessoa,São Luís do Paraitinga,Salvador,Vitória,Brotas,Florianópolis Foto 2

Foto: Divulgação/Shutterstock

Falar de Salvador ou Rio de Janeiro é chover no molhado. As duas cidades mais carnavalescas do Brasil serão sempre um bom destino para passar o feriado. Tente fazer a reserva o quanto antes, para evitar preços absurdos e falta de vagas. Outros dois lugares com garantia de diversão, festas e gente animada são Florianópolis e Porto Seguro.

Mas precisamos falar de São Paulo, antes escanteada nessa época. Há alguns anos, no entanto, os bloquinhos de rua ressurgiram e a cidade passou a ser um destino “Carnaval friendly”. Portanto, passar o Carnaval 2017 em SP será garantia de diversão.

Ainda em SP, o carnaval de rua de São Luiz do Paraitinga é algo único. Parece que você entra em um universo paralelo no qual as pessoas estão todas felizes, as marchinhas são as mais animadas e os problemas da vida não existem.

David Andrade adicionou foto de Rio de Janeiro,São Paulo,São Joaquim,Ouro Preto,Gramado,Canela,João Pessoa,São Luís do Paraitinga,Salvador,Vitória,Brotas,Florianópolis Foto 3

Foto: Divulgação/Carnaval em São Luiz do Paraitinga

Páscoa (13 a 16 de abril)
O segundo feriado de 2017 também é daqueles que sempre deixam os viajantes felizes porque nunca falham. Esse ano a Sexta-Feira Santa da tradição católica cai dia 14 de abril, e a Páscoa no dia 16, mas o feriado, em geral, começa a partir da quinta (13). E para onde ir nesses quatro dias de descanso?

David Andrade adicionou foto de Rio de Janeiro,São Paulo,São Joaquim,Ouro Preto,Gramado,Canela,João Pessoa,São Luís do Paraitinga,Salvador,Vitória,Brotas,Florianópolis Foto 4

Foto: Divulgação/Shutterstock

Depois de curtir loucamente as festas do Carnaval, a dica agora é um destino mais sossegado, porém em que seja possível aproveitar o restinho de calor que ainda faz antes do inverno. As três Chapadas (Diamantina, Guimarães e Veadeiros) reúnem os ingredientes perfeitos, pois é a época de transição entre o período de chuva e de seca, ou seja, as trilhas não estão mais encharcadas, e a vegetação ainda está verde.  

Tiradentes (21 a 23 de abril)
Apenas uma semana depois, já teremos o terceiro feriado de 2017, Tiradentes, em uma sexta-feira. Ou seja, deixe a viagem maior para a Páscoa e aproveite esse mais curto para um destino em seu estado. Quem mora em São Paulo, poderia se aventurar no turismo radical de Brotas ou Socorro, no interior paulista, duas cidades que se destacam no segmento. Ou, se quiser algo mais bate-volta, São Roque e suas vinícolas também é ótima pedida.

David Andrade adicionou foto de Rio de Janeiro,São Paulo,São Joaquim,Ouro Preto,Gramado,Canela,João Pessoa,São Luís do Paraitinga,Salvador,Vitória,Brotas,Florianópolis Foto 5

Foto: Divulgação/Brotas

Dia do Trabalho (29 de abril a 1º de maio)
O quarto feriado de 2017 é logo na sequência! Que delícia! Mas, também, haja dinheiro, não é mesmo? Portanto a recomendação do Dubbi é “segure a onda”. Corpus Christi, de quatro dias, já vem logo na sequência, então não vale a pena gastar com algo caro agora. Descanse um pouco, aproveite os amigos e conheça algo na sua própria cidade. De que adianta conhecer o Brasil e o mundo e ter lugares desconhecidos na cidade em que mora?

David Andrade adicionou foto de Rio de Janeiro,São Paulo,São Joaquim,Ouro Preto,Gramado,Canela,João Pessoa,São Luís do Paraitinga,Salvador,Vitória,Brotas,Florianópolis Foto 6

Foto: Serra da Cantareira/Divulgação

Para quem reside em São Paulo, por exemplo, você sabia a região norte, que abriga o Parque Estadual da Cantareira, conta com quatro áreas (Engordador, Cabuçu, Águas Claras e Pedra Grande) nas quais é possível fazer trilhas e apreciar fauna e flora nativas e cachoeiras? Pois é.

Corpus Christi (15 de junho a 18 de junho)
Pronto, não demorou tanto assim, e o quinto feriado de 2017 já chegou. Serão quatro dias e vale a pena investir em um destino mais longe dessa vez. Em quatro dias cumpre-se bem as cidades históricas de Minas Gerais. O friozinho do fim do outono e início do inverno criam condições propícias em meio às montanhas de Tiradentes, São João Del Rei, Ouro Preto e Mariana.  

David Andrade adicionou foto de Rio de Janeiro,São Paulo,São Joaquim,Ouro Preto,Gramado,Canela,João Pessoa,São Luís do Paraitinga,Salvador,Vitória,Brotas,Florianópolis Foto 7

Foto: Divulgação/Shutterstock

Nessa época do ano é bacana aproveitar as serras catarinenses e gaúchas. Em Santa Catarina, São Joaquim é a cidade mais fria e que costuma nevar. Chegue de avião até Florianópolis, alugue um carro e vá a São Joaquim pela Serra do Rio do Rastro, definitivamente a estrada mais espetacular do Brasil. Já no Rio Grande do Sul, o roteiro é parecido. De Porto Alegre vá para a Serra Gaúcha, que tem cidades encantadoras como Gramado, Canela, Novo Hamburgo e Bento Gonçalves. Que delícia tomar um vinho quente e comer um bom fondue!

O feriado de Corpus Christi também é uma das melhores datas para ir às deliciosas capitais de Argentina, Uruguai e Chile: Buenos Aires, Montevidéu e Santiago estão à espera com o friozinho característicos, os bares, restaurantes e montanhas nevadas como Valle Nevado e Bariloche.

Independência (7 a 10 de setembro)
Apesar de oficialmente ainda estarmos no inverno, no sexto feriado de 2017 o calor já predomina. Como ainda não é alta temporada, mas o sol dá as caras, ir ao Nordeste é uma ótima escolha. Os preços ainda não estarão tão caros, nem os lugares tão lotados.

David Andrade adicionou foto de Rio de Janeiro,São Paulo,São Joaquim,Ouro Preto,Gramado,Canela,João Pessoa,São Luís do Paraitinga,Salvador,Vitória,Brotas,Florianópolis Foto 8

Foto: Divulgação/Shutterstock

É até difícil escolher um lugar na região, mas a capital da Paraíba, João Pessoa, proporciona um ótimo custo benefício. A época de chuva nas piscinas naturais paradisíacas de Maragogi termina em julho, o que torna o lugar um destino ideal em setembro. E ainda temos Jericoacoara, um lugar cada vez mais queridinho dos brasileiros.

Nossa Senhora Aparecida (12 a 15 de outubro)
O ano está passando rápido e já estamos no sétimo feriado de 2017! Mais um de quatro dias, maravilha, não? Já rodamos bastante o Brasil esse ano, mas ainda tem muito por vir. Sabemos que a grana é curta, e nem todo mundo conseguirá viajar em todas as datas. Não tem problema. Se você pular um feriado, marque na agenda para ir em 2018, 2019, 2020… Anos e feriados nunca faltarão ;)

David Andrade adicionou foto de Rio de Janeiro,São Paulo,São Joaquim,Ouro Preto,Gramado,Canela,João Pessoa,São Luís do Paraitinga,Salvador,Vitória,Brotas,Florianópolis Foto 9

Foto: Lubasi/Creative Commons

A dica em outubro é ir para lugares menos explorados, aproveitando que a altíssima temporada ainda não chegou. Um deles é Alter do Chão, no Pará, um vilarejo com praias paradisíacas em plena Floresta Amazônica. Você vai se questionar por que não conheceu esse lugar antes.

A Ilha do Cardoso, no litoral sul de São Paulo, também entra na lista. Lá você anda de barco e recebe a visita de golfinhos fofos enquanto conhece a natureza bem preservada do Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

Finados (2 a 5 de novembro)
O oitavo feriado de 2017 merece um destino especial: Rio de Janeiro. Daqui até o fim do verão, em março de 2018, a Cidade Maravilhosa receberá entusiasmada todos viajantes. Serão quatro dias em que você pode aproveitar com calma tudo o que Rio oferece: praias, bares, cultura, festas, parques.

David Andrade adicionou foto de Rio de Janeiro,São Paulo,São Joaquim,Ouro Preto,Gramado,Canela,João Pessoa,São Luís do Paraitinga,Salvador,Vitória,Brotas,Florianópolis Foto 10

Foto: Divulgação/Shutterstock

Se você procura um destino novo, o Espírito Santo surge em ótima conta. O Estado tem praias, parques, natureza, montanha, trilhas, queijos, vinhos, cervejas artesanais e uma infinidade de boas atrações para entrar de vez na lista de destinos dos brasileiros.

Dia da Consciência Negra (20 de novembro)
O nono feriado de 2017 cai numa segunda-feira, sem contar que a data não é oficial em todo o Brasil. Então, momento oportuno para guardar dinheiro e economizar para as viagens de final de ano que estão chegando. De novo, a dica é ir para um lugar na sua cidade ou arredores que você ainda não conhece.

Natal e Ano Novo (não precisamos colocar os dias, né?)
Os dois caem numa segunda-feira, mas em geral as empresas costumam dar cinco dias de folga em um ou em outro. Os mais sortudos ganham um recesso de 15 dias contando as duas datas. No nosso perfil, produzimos uma série de destinos para aproveitar a virada do ano para 2017 que podem ser úteis na hora de escolher o lugar em 2018.

E você, como vai aproveitar essa maratona de feriados em 2017?

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Cintia Costa

Cintia Costa comentou 7 anos atrás

JUNHO, JULHO, AGOSTO - Meses frios aqui no RS, ótimos para conhecer a nossa serra, conhecer Gramado para comer chocolate, Bento Gonçalves e Garibaldi para degustar os vinhos e espumantes, Farroupilha e Caxias do Sul para comprar roupas quentes. E lógico se divertir com todas as atrações, passeios e se tiver sorte na neve. Lembrando que em AGOSTO tem o festival de cinema em Gramado - super recomendo. Caso queiram visitar o Sul no verão, tb temos belas praias. E em qualquer época do ano, é muito fácil e rápido dar uma chegado há nas nossas fronteiras e se deliciar fazendo compras Boas e baratas nos free shop. #amoosul

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Gostei das dicas da Cintia!!

Rose Sena

Rose Sena comentou 7 anos atrás

Ótimo!! Aproveitarei pelo menos o carnaval rsrss

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

Adorei as dicas!! Por enquanto so sei onde estarei no dia 21/04 ;).

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira comentou 7 anos atrás

boas dicas David, as suas tambem Cíntia, só espero que as economias deem conta das viagens...rsrsrsr

Andréa Sâmia

Andréa Sâmia comentou 7 anos atrás

Adorei as dicas! Quero ir conhecer a chapada Diamantina no feriado de Páscoa.

Laisy Wakidera

Laisy Wakidera comentou 7 anos atrás

AMEI <3

Terezinha Patricia Viana de Souza

Terezinha Patricia Viana de Souza comentou 7 anos atrás

Sugiro para junho, último fim de semana, o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. Uma experiência que sairá do convencional.

La Pimenta

La Pimenta comentou 7 anos atrás

David Andrade, parabéns por tantas boas dicas! Posso sugerir a Serra da Canastra? Cachoeiras, trilhas , beleza natural, águas cristalinas... Um abraço Laydes Pimenta

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 7 anos atrás

corpus christ em Castelo ES que tem ruas cheias de tapetes confeccionados com os mais diversos materiais a festa acontece de quarta para quinta feira e nos dias seguintes é pegar um carro e ir curtir as belezas naturais da regiaõ

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Rio de Janeiro, São Paulo, São Joaquim, Ouro Preto, Gramado, Canela, João Pessoa, São Luís do Paraitinga, Salvador, Vitória, Brotas, Florianópolis,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.