Dicas para quem vai conhecer o Porto


  Porto, Portugal  1346 visualizações

Quando você faz uma pesquisa sobre quais cidades conhecer em Portugal, logo aparece Lisboa e o Porto. Apesar de morar em Lisboa e amar muito essa cidade, preciso confessar que sou completamente apaixonada pelo Porto. Aqui em Portugal é a minha cidade favorita. A beleza e a arquitetura do Porto me deixam simplesmente fascinada. Por isso resolvi compartilhar algumas dicas para quem vai conhecer a cidade. Eu fiquei no Porto somente por 4 dias e fiz uma day trip para Guimarães. Com certeza deveria ter ficado mais tempo e explorado muito mais mas infelizmente não tive essa disponibilidade.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Porto,Portugal Foto 1

Agora quando você pensa na cidade já imagina a famosa “francesinha”, vinhos e a Ponte Luis I, correto? Mas pode ter certeza que a cidade tem muitos pontos turísticos e incríveis ruas para conhecer. Abaixo listo algumas opções de lugares maravilhosos para você conhecer:

– Estação de comboio São Bento: Mesmo que você vá ao Porto de carro, ônibus ou avião, não perca a oportunidade de apreciar a estação São Bento e sua arquitetura interior e exterior.

– Para quem adora obras de artes, a Rua Miguel Bombarda é o endereço certo.

- Não deixa de conhecer a Torre dos Clérigos e lembre-se que é proibido tirar fotos dentro da igreja.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Porto,Portugal Foto 2

– A Rua de Santa Catarina é perfeito para quem quer fazer algumas compras ou conhecer o famoso MAJESTIC CAFÉ, localizado no número 112 desta mesma rua.

– Se tiver a oportunidade vá a um concerto na Casa da Música, o local foi construído pelo arquiteto holandês Ren Koolhaas e vale a visita.

– No centro da cidade está localizado a Avenida dos Aliados e ao topo dela está o edifício da Câmara Municipal.

– A Livraria Lello é simplesmente um sonho para os amantes de livros.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Porto,Portugal Foto 3

– A Sé do Porto é um dos daqueles lugares que você não pode deixar fora da sua lista. Teve sua construção iniciada no século XII e somente foi finalizada em meados do século XIII e sua capela foi reconstruída no século XVIII.

– O Palácio da Bolsa foi construído em 1862 e seu estilo neoclássico é de deixar os visitantes de queixo caído.

– Já que estamos falando de lugares que deixam você de “boca aberta”, inclua na sua lista a belíssima Igreja de São Francisco. Ela foi construída no século XIV e seu interior é decorado com aproximadamente 500 kilos de ouro.

– O Cais da Ribeira é aquele lugar que você precisa ir com tempo de sobra para apreciar seus encantos. O bairro foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1996 e a incrível Ponte Luis I dá um charme a mais as incríveis ruas, bares e é claro ao Rio Douro.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Porto,Portugal Foto 4

– Falando no Rio Douro, super vale a pena fazer o passeio de barco pelo rio.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Porto,Portugal Foto 5

– Se você gosta de vinho, deve cruzar a Ponte Luis I e escolher uma das incríveis casas de vinho e agendar uma visita guiada com degustação.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Porto,Portugal Foto 6

– Uma dica de miradouro é o Mosteiro da Serra do Pilar. Não tive a oportunidade de conhecer mas tenho bons amigos que foram e afirmam que vale 100% a visitação.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Porto,Portugal Foto 7

Onde se hospedar:

Eu fiquei hospedada no Best Guest Porto Hostel. O hostel possui café da manhã incluído na diária (a cozinha fica à disposição dos hóspedes) e está localizado a poucos metros da estação de comboio/metro São Bento. Com uma curta caminhada você está no calçadão do Rio Douro, na Livraria Lello e na Torre dos Clérigos e também é próximo da Rua Santa Catarina, a Praça da Batalha e a Sé também estão bem pertinho. O quarto que fiquei tinha com 4 camas compartilhadas por mulheres e banheiro privativo (gostei muito do espaço de ambos, o banheiro era amplo e tinha secador de cabelo). O ponto negativo é que não possui elevador então depois de um dia de caminhada pelas ladeiras do Porto não é nada agradável subir vários andares de escadas.

Outra dica é o Yes! Porto Hostel. Eu não conheço a unidade do Porto mas já fiquei hospedada duas vezes em Lisboa e é meu hostel favorito na cidade. Sei que a localização também é ótima e se tiver os mesmos padrões do hostel de Lisboa, com certeza você também terá uma hospedagem incrível.

 Beatriz Bougleux adicionou foto de Porto,Portugal Foto 8

Yellow Bus Tour: Sempre escolhi conhecer uma cidade de autocarro ou metro mas no Porto optei pela comodidade no Yellow Bus. O bilhete custou 25 euros (48 horas de utilização - valor em fevereiro de 2017) e estava incluído o passeio de barco pelo Rio Douro (somente este ticket custava 15 euros) e uma visitação a uma casa de vinho com degustação (neste caso escolhemos a Casa de Vinho Calém e mesmo não sendo uma apreciadora de vinho, valeu muito a pena conhecer a história e o local).

 Beatriz Bougleux adicionou foto de Porto,Portugal Foto 9

Localização: A cidade está a aproximadamente 3 horas de viagem de comboio de Lisboa (em torno de 320km) e para quem tem interesse em conhecer Santiago de Compostela, na Espanha, a distância é de 240km. O Porto possui aeroporto internacional e tem voo direto do Brasil para a cidade. Vale a pena inclui-la no seu roteiro.

Beatriz Bougleux adicionou foto de Porto,Portugal Foto 10 

Um lembrete: Quando você utilizar o metro, lembre-se de validar o ticket antes de entrar no vagão pois os fiscais estão sempre fazendo fiscalização. Ao comprar seu ticket, veja qual zona você pretende ir e compre o correto para evitar pagar multa (a lista de locais com sua zona específica fica na própria máquina onde você compra o ticket)

Com relação ao custo com refeições em locais turísticos, eu achei mais barato do que Lisboa. Quase em frente a estação São Bento tem o restaurante da Dona Gabi e o prato custava entre 6 e 8 euros e a comida era deliciosa.

Espero que com essas dicas tenha ajudado você a planejar sua visita a está maravilhosa cidade.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Porto, Portugal,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.