Conheça Capitólio gastando pouco


  Capitólio, Minas Gerais, Brasil  9841 visualizações

Confesso que tinha um pouco de preconceito com Capitólio, como era um lugar que tinha ganhado muita fama aqui em São Paulo nos últimos anos pelo passeio de lancha por Furnas, eu acreditei que era um destino um pouco "gourmetizado" para mim, mas ao chegar lá percebi que daria para fazer muitos passeios de graça e com um contato grande com a natureza, como fui no meio da semana estava tudo muito vazio, isso deu um charme a mais aos locais visitados, não que eu tenha nada contra as pessoas, mas quando você esta naquela cachoeira sozinho ou acompanhado com 100 famílias, muda toda a vibe do lugar hahaha .

Fiquei duas noites e um dia na cidade, ou seja, tive apenas um dia inteiro para fazer os passeios, pois cheguei de noite, montei barraca, ai o dia livre para fazer tudo que é possível, dormir e no dia seguinte partir cedinho para Serra do Cipó, mas tivemos a sorte de ter algumas dicas no camping e organizar um roteiro muito bom que deu para ver muitas coisas, confira o relato abaixo:

- Hospedagem

Capitólio é uma cidade muito turística que vem recebendo centenas de turistas a cada fim de semana, digamos que foi uma “área” descoberta recentemente por sua beleza natural, há um bom numero de lugares para se hospedar, seja hotel, pousada ou camping, como estávamos na pegada mais barata encontramos um Camping na beira da estrada que fica a uns 20 km do centro de Capitólio, mas que fica mais próximo de todos os outros passeios,  poderíamos ter pesquisado mais e provavelmente encontraríamos lugar mais barato, mas como chegamos a noite e sem informação, não tínhamos muita escolha, ficamos no primeiro que vimos.
 

O escolhido foi o Camping Canarinho, a diária por pessoa sai 35 reais, a estrutura do local é excelente, além disso, a senhora que cuida do camping é um amor de pessoa e nos deu toda as dicas possíveis da região, fez total diferença já que teríamos só um dia para fazer o máximo de passeios possíveis e nos ajudou a montar um roteiro barato, fugindo dos lugares caros. 


- Alimentação

Como tínhamos um isopor e passaríamos o dia todo rodando, a ideia foi fazer sanduíches e comprar frutas como café da manhã e almoço, os mercados mais pertos ficam no centro da cidade, a noite saímos para buscar um lugar para jantar e foi difícil encontrar, no centro da cidade tem muitos restaurantes porém com preços na faixa de 35 reais, mas procurando bem encontramos um macarrão com carne moída a 10 reais e no dia seguinte a solução foi comer hambúrguer por 10 também. Outra ideia é cozinhar também no camping, mas como o dia foi tão corrido, o cansaço era grande para cozinhar.

- Transporte

Infelizmente no Brasil o turismo não tem o investimento e a estrutura que merecem, geralmente se você não tiver um carro, você não conseguira chegar a lugar nenhum, só se estiver viajando de bike ou carona, pois se depender de transporte público dificilmente chegara nos lugares turísticos. diferente de outros países que conta com uma rede de turismo forte, ou então vai ter que depender de agências de viagem que vão cobrar o olho da cara. O que posso recomendar é ter um carro, ou alugar um, pegar o mapa da cidade com os pontos de seu interesse e dirigir ate ele, nada que perguntando, não se chegue.

- Segurança

Capitólio me pareceu ser super tranquila, com o jeito de cidade do interior, tranquilo e mais seguro, comparado com a minha cidade, logicamente, que nem preciso falar que é bem perigosa.

- Passeios

 

 Rafael Oliveira adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais,Brasil Foto 1

Paraíso Perdido: Um dos destinos mais procurados da região, dando a oportunidade ate de acampar no lugar, o lugar parece ser lindo, mas só tem um problema, a entrada custa 40 REAIS, bem puxado para ver algo da natureza, que esta lá com sua beleza natural, pessoalmente sou um pouco contra a esses preços abusivos para ver algo proporcionado pela natureza, mas é a vida.

 
Rafael Oliveira adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais,Brasil Foto 2
 

Ao conversar com a senhora do camping, ela nos deu a melhor dica do mundo, seguindo o Paraíso Perdido, você continua ate a estrada e tem outro sítio, chamado Cachoeira Pé da Serra, que é possível chegar ao mesmo lugar, à diferença que o valor cai para 25 REAIS, bem melhor né?! Mas a dica não para aí, se você continuar pela mesma estrada ate o final, chegara a uma porteira, num lugar chamado RETIRO DO VIKING, o sítio é de um dinamarquês e quando ele esta lá, cobra apenas 15 reais a entrada, a diferença que muitas vezes ele não esta, aí é só você entrar e curtir tudo de graça, foi o que aconteceu com nós, fomos lá, não encontramos ninguém, seguimos a trilha e tivemos a oportunidade de conhecer duas belas cachoeiras, tudo isso de graça e graças à dica do Camping Canarinho.

 

 

 Rafael Oliveira adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais,Brasil Foto 3

Cachoeira Fecho da Serra:  De Capitólio a Paraíso Perdido você passara por uma ponte, depois dela a primeira direita você entra na estrada de 07 km para a Cachoeira Fecho da Serra, tudo por estrada de terra, ali você vera uma escola abandonada do seu lado direito, da para abrir a porteira, deixar seu carro lá e fazer o caminho a pé ate a cachoeira, da para descer ate a boca dela, mas a estrada piora e como nosso carro era baixo, preferimos não arriscar, o lugar é totalmente gratuito, não paga nada para entrar. Vale muito a pena ir.

 

 

Mirante dos Cânions: Na estrada Capitólio sentido Paraíso Perdido, ao seu lado esquerdo você vera uma cerca verde e um estacionamento, ali será o lugar que você pode parar para apreciar o mirante, que é a vista de cima da formação do Cânion, vale muito a visita, a natureza do local é impressionante, e aproveite e dê uns gritos para escutar os ecos hahaha . Lembrando que esse passeio é totalmente gratuito.

 
Rafael Oliveira adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais,Brasil Foto 4
 

Cachoeira Dicadinho: De frente a entrada do Mirante tem uma pequena entrada para a trilha, que são uma série de cachoeiras no qual você pode ir avançando e conhecendo, o bom que é totalmente gratuito e como você já esta ali no Mirante, não custa nada né?!

 Rafael Oliveira adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais,Brasil Foto 5

 Mapa que é vendido no Camping, os Km são a distancia do centro da cidade.

Capitólio oferece passeios para mais uns 4 dias no mínimo, a diferença que muita coisa é paga, pois fica em propriedade privada, existe a Trilha do Sol, passeio de barco em Furnas e por ai vai, o nosso roteiro deu para fazer em 1 dia, chegamos a noite, acampamos, acordamos cedo e fizemos todos esses passeios que eu descrevi e voltamos para o camping para descansar e no dia seguinte seguir viagem para Serra do Cipó. Como nosso tempo era curto foi a melhor saída buscar fazer os passeios bons e gratuitos.

É isso ae galera... nos próximos dias sairá mais relatos de Serra do Cipó, Conceição do Mato Dentro, Diamantina e o destino final que foi a Chapada Diamantina.

Espero que tenham gostado do relato e... para acompanhar a viagem só seguir o www.followtheportuga.com.br

Follow me.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Capitólio, Minas Gerais, Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.