Coisas simples para fazer em Manaus


  Manaus  4679 visualizações

Manaus é uma cidade muito especial pela sua história e por ser banhada pelo Rio Negro. Quando estive lá fiquei encantada com a natureza rica contrastando com o cotidiano de uma cidade grande. Andar por suas ruas, experimentar o X-Caboquinho (lanche típico com queijo coalho e lascas de tucumã no pão francês) e conhecer algumas atrações e museus pode ser muito agradável. Destaco alguns passeios que fiz pelos arredores de forma simples.

Manaus possui praças bem cuidadas, como a Praça Dom Pedro II que contém um coreto de ferro e uma fonte decorativa trazidos da Inglaterra no século XIX. Foi meu primeiro contato com a parte histórica da cidade e a partir dela comecei a observar mais os prédios históricos e a forma como estavam sendo restaurados. 

Eliane Souza adicionou foto de Manaus Foto 1

Aproveitando o passeio pela cidade conheci o Palacete Provincial que abriga o Museu de numismática, museu da imagem e do som, pinacoteca do estado do Amazonas, sala de arqueologia e museu Tiradentes. O prédio é muito bem cuidado e os funcionários são atenciosos. Havia algumas fotos de todo o processo de restauração do prédio e achei muito interessante.

Eliane Souza adicionou foto de Manaus Foto 2

O Palácio do Governo foi outra surpresa pela linda arquitetura e conservação. Sede do governo e residência do governador no início do século XX, hoje é um centro cultural. Possui os móveis  e decoração da época, tudo muito bem cuidado.

Eliane Souza adicionou foto de Manaus Foto 3

Eliane Souza adicionou foto de Manaus Foto 4

O Teatro Municipal é uma atração imperdível de Manaus, inaugurado em 31 de dezembro de 1896. Construido durante o ciclo da borracha,  fase em que a situação econômica de Manaus era privilegiada. Fiz uma visita monitorada para conhecer sua história e me encantei com cada detalhe da arquitetura imponente, do mobiliário, objetos e obras de arte.

Eliane Souza adicionou foto de Manaus Foto 5

A praça em frente ao teatro com seus bares, restaurantes, sorveteria também é um excelente lugar para curtir um final de tarde ou ir à noite para jantar. Estive lá quase todas as noites da minha estadia e as vezes apenas sentava e ficava observando a paisagem e o vai e vem das pessoas. Foi lá que experimentei o Tacacá, feito com caldo de mandioca brava (tucupi),  goma de tapioca, camarão seco e folhas de jambu, que provoca um formigamento na boca. Adorei rs.

Eliane Souza adicionou foto de Manaus Foto 6

Estive em Manaus em 2013 e o mercado municipal (Mercado Adolpho Lisboa) estava fechado para restauração. Mas posso dizer que vale a pena conhecer, pois além da bela arquitetura possui uma variedade imensa de produtos como: frutas, chás, peixes, artesanatos. São 182 boxes incluindo lanchonetes e restaurantes.

Visitei o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) que junto com a AMPA (Associação Amigos do Peixe-Boi), mantém um projeto de resgatar, reabilitar e reintroduzir peixes-boi em seu habitat. Além desses queridos mamíferos, há outras espécies de animais como: ariranha, micos, arara Canindé, entre outros. Eu sempre gostei muito do Peixe-Boi e esta foi a primeira oportunidade vê-los de perto, não preciso dizer que amei né.

Eliane Souza adicionou foto de Manaus Foto 7

Eliane Souza adicionou foto de Manaus Foto 8

Conheci a praia em Ponta Negra. Isso mesmo, em Manaus também tem praia. No bairro de Ponta Negra foi idealizada uma praia as margens do rio negro com areia, salva-vidas, espaço para barracas, chuveiros, um calçadão com quiosques de onde se tem um visual incrível. Aproveitei para pegar um bronze e relaxar nas águas mornas do rio.

Eliane Souza adicionou foto de Manaus Foto 9

 O Zoológico do centro de instrução de guerra na selva (CIGS) é uma ótima opção de lazer. O que mais gostei foi área das onças onde tem uma passarela para observar os animais de cima. Além das espécies da fauna amazônica o CIGS tem a Oca do Conhecimento, o Aquário Amazônico e o Memorial Coronel Jorge Teixeira, vale a pena conhecer.

Eliane Souza adicionou foto de Manaus Foto 10

Eliane Souza adicionou foto de Manaus Foto 11

Estas foram algumas das minhas experiências em Manaus e foram inesquecíveis. Espero voltar logo para matar a saudade.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira comentou 7 anos atrás

Oii Eliane, vou pra la em julho, adorei as suas dicas... com certeza vou lembrar delas por la... obrigada...

Juh Oliveira

Juh Oliveira comentou 7 anos atrás

Que relato maravilhoso! Sou louca pra conhecer Manaus!

Eliane Souza

Eliane Souza comentou 7 anos atrás

Que legal Rosana! Vai curtir muito com certeza...bjs

Eliane Souza

Eliane Souza comentou 7 anos atrás

Obrigada Juh, espero que conheça Manaus logo! Eu estou planejando voltar rs

Milena Rubi

Milena Rubi comentou 7 anos atrás

Acho que todo brasileiro deveria conhecer Manaus e toda a grandeza da floresta. Vale a pena conhecer o MUSA, museu da Amazônia e o museu do seringal!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Manaus,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.