Caraíva Meu Amor!!!!


  Bahia, Praia de Caraíva (Caraíva)  5508 visualizações

Tenho paixão pela Bahia, acho que realmente é o local de todos os Santos e todas as energias. Local ideal para recarregar as baterias. Como existem muitas maneiras de faze-lo e cada um curte de um jeito, tem oferta para todos os gostos e bolsos. Bahia te oferece História, cultura, religião, carnaval, axé, paz e sossego, é só escolher o lugar e a época certa que tudo correrá bem.

                Minha escolha hoje é falar um pouco de Caraiva, povoado ribeirinho na Costa do Descobrimento. Chega-se nesta região de avião, por Porto Seguro, há opções de ir de carro/ônibus, mas esta é uma outra viagem. Partindo de Porto Seguro, sentido sul apesar da grande parte ser uma estrada asfaltada, os 69 km levam em média 2h40. O transporte de Porto Seguro para qualquer uma das praias é salgado. Para economizar, tente agendar tudo com antecedência antes de seu embarque.

Caraíva é um povoado todo de areia, que fica entre o Rio Caraiva e o Mar, próximo ao Monte Pascoal e da reserva indígena dos Pataxós. Não entra carro e a chegada é por canoa (média de R$ 5,00 por pessoa), chegando do outro lado do rio, o seu “taxi” será uma carrocinha que te levará até sua Pousada.

Nanda Souza adicionou foto de Bahia,Praia de Caraíva (Caraíva) Foto 1Nanda Souza adicionou foto de Bahia,Praia de Caraíva (Caraíva) Foto 2Nanda Souza adicionou foto de Bahia,Praia de Caraíva (Caraíva) Foto 3

Vista do Vilarejo            Travessia do Rio em Canoa               Ruas de areias, todas muito charmosas          

Apesar de pequeno há algumas opções de Pousadas bem confortáveis, mas não espere luxo, tudo é voltado para a tranquilidade e bem estar.  Este lugar é realmente um encontro com a natureza em sua plenitude, então entre no clima, pense em descansar, curtir sua família, filhos, marido, namorado, faça tudo ao seu tempo, ande devagar (mesmo porque as ruas são de areia e com certeza seus passos serão mais lentos).

A iluminação elétrica chegou a uns 4 anos atrás, mas a identidade do lugar não foi perdida pois tomaram o cuidado de fazer toda a instalação subterrânea e com isso não há poluição visual, e nas ruas não há iluminação, o que mantem o clima bem rustico e você pode aproveitar para se guiar pela luz da lua, mas não deixe de levar uma lanterna, ela será muito útil.

Caraíva é tão mágica que pessoas que frequentavam a muitos anos atrás e eram os “ jovens hippies aventureiros” frequentam até hoje com suas famílias e muitos possuem casa no local. Vale lembrar que se desejar conhecer ainda nestas condições, é melhor ir logo, pois já está começando a entrar no roteiro da modinha das praias do sul da Bahia.

Nanda Souza adicionou foto de Bahia,Praia de Caraíva (Caraíva) Foto 4Nanda Souza adicionou foto de Bahia,Praia de Caraíva (Caraíva) Foto 5Nanda Souza adicionou foto de Bahia,Praia de Caraíva (Caraíva) Foto 6

Final de tarde                    Café da manhã com vista pro mar                   Bar do Pará

Com certeza você não verá cadeirinhas de plástico na praia com logomarcas de cervejas, nem música típica baiana tocando na praia (leia-se Axé Music), ali a onda é outra. Música ambiente, pequenos shows na praia ao cair da tarde, Muita MPB, samba de raiz no meio da praça e lógico o famoso forró do Pelé ou do Ouriço (revezam nos dias de abertura). Há o Bar do Porto, muito interessante, o qual só consta as paredes laterais, não há telhado, assim você tem as estrelas a sua disposição, necessário ir cedo pois lota e você ao menos uma noite precisa ouvir o “ Caraivana”, grupo que se formou em Caraiva e que se reúne nas temporadas, chorinho, samba e MPB de primeira categoria.

Há muitos passeios a desfrutar. Comece com um mergulho no mar ou no denso rio, há inúmeras possibilidades de caminhadas, seja até a lagoa do Satu, reserva indígena dos Pataxós (você irá encontrar vários indiozinhos vendendo seus artesanatos, vale a lembrança e um papinho com eles) e até mesmo, se desejar arriscar, vá à praia do Espelho, mas não esqueçam de sair bem cedo e verificar as marés. Passeio de buggy com os locais até Corumbau (um outro Paraiso), subir o rio para descer de boia (imperdível), passar o dia em pequenas praias na subida do Rio, Praia Branca onde se encontra um Glamping (Glamorous Camping, conceito canadense de Camping de luxo). Lugar lindo com um restaurante ótimo .

Na volta da praia, na hora que bater uma fominha, não deixe de passar no Bar do  Pará, comer no mínimo um pastel de arraia e tomar uma cerveja gelada, mas oferece todo tipo de peixe.

  Nanda Souza adicionou foto de Bahia,Praia de Caraíva (Caraíva) Foto 7Nanda Souza adicionou foto de Bahia,Praia de Caraíva (Caraíva) Foto 8Nanda Souza adicionou foto de Bahia,Praia de Caraíva (Caraíva) Foto 9

Glamping na Praia Branca            Praia de Caraiva                      Rio Caraiva

Muitas opções de Pousadas e restaurantes bons, mas lembre-se, você esta na Bahia, muita tranquilidade, não se afobe, pois não vai adiantar nada. Final de tarde passeie pela beira do rio, na Barra, local de encontro do Rio com o Mar é espetacular. Muitas lojinhas com artesanato local.

Como há algumas restrições de chegada de alimentos e energia elétrica, e principalmente internet, realmente desligue-se. Lembre-se de levar protetor, roupas confortáveis, chapéu, repelente (muito importante) e principalmente sapatos confortáveis, o único que você vai usar dia e noite são seus chinelinhos, lembrando sempre que as ruas são de areia. Leve dinheiro trocado, alguns estabelecimentos aceitam cartão de credito/debito, mas tudo vai depender da conexão.

Agora, só indo para sentir tudo isso, se você é um apreciador da natureza tenho certeza que irá se apaixonar e com certeza, voltar..

Caso desejem descobrir mais – www.caraiva.com.br / www.caraiva.com

Estou aqui a disposição para ajuda-los

Axé, muito Axé!!!!

Nanda

Foto Nanda Souza

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Rhode Tatiane Ramos

Rhode Tatiane Ramos comentou 7 anos atrás

ótimo lugar para se desligar e olhar para longe de uma tela... amei o post

Renata Pivetta

Renata Pivetta comentou 7 anos atrás

Adorei suas informações Nanda, sempre vou para Bahia mas há pouco comecei pensar em caraíva, tem ônibus de arraial?

Nanda Souza

Nanda Souza comentou 7 anos atrás

Renata, eu acredito que tenha sim, só não sei a frequência, ainda mais hoje em dia que esta bem em alta. eu sempre que vou vou de Porto seguro direto para Caraíva e contrato um transfer pois no final fica mais barato pois vou em 3 /4 pessoas e vou com meu filho tb. Não perca a chance de conhecer ainda virgem como esta, pois daqui a pouco estará igual Arraial, lotado e perde um pouco o charme rustico, apesar de adorar Arraial e Trancoso também.

Miriam Munir

Miriam Munir comentou 7 anos atrás

Caraíva apaixonante!!!

Nanda Souza

Nanda Souza comentou 7 anos atrás

Renata, vou sempre direto de Porto seguro para Caraiva, mas acredito que tenha sim, nao sei a regularidade, mas isso é facil de descobrir. Va conhecer, tenho certeza que ira se encantar beijao

Denise Santos

Denise Santos comentou 5 anos atrás

Oi Nanda, obrigada pelo post. Delicioso. Ainda não conheço Caraiva, devo passar uns dias por lá em outubro. Ler seu post deu ainda mais vontade que que chegue logo.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Bahia, Praia de Caraíva (Caraíva),

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.