Corra!!! Vá conhecer Havana


  Cuba  1926 visualizações

Cuba é um dos meus grandes sonhos de consumo. Desde Havana, com suas ruas estreitas, palacetes antigos (alguns até caindo aos pedaços), o famoso Malecón, e muita vida típica cubana, até os Cayos, praticamente isolados e sem nada para fazer, mas com um mar cristalino, que com certeza o fará pensar que está nas Maldivas, mas pagando bem menos por isso.

Com as notícias da reaproximação de Cuba com os Estados Unidos, pensou-se que haveria uma descaracterização da velha e socialista Cuba, mas ainda há uma pendência de aprovação do Congresso, para que os americanos possam viajar a turismo ou mesmo se instalar em Cuba.Por isso, ainda dá tempo de conhecer a cidade sem encontrar um McDonald´s, mas é bom não demorar muito…

Havana, a meu ver, tem uma alma dançante, sorridente e malandra, mas simpática. Mistura de pobreza com educação avançada, história com suingue, frutas com cheiro de mar. Há monumentos belíssimos, carros antigos que são relíquias americanas, roupas coloridas e muita, mas muita música e dança. Tudo isso acompanhado pelos melhores runs e charutos. Aliás, caso deseje comprar estes últimos, nunca o faça nas barracas de rua, compre-os nos hotéis ou no aeroporto, onde são 100% originais e mais baratos.

A cidade vive hoje do turismo. Para quem não sabe, a Ilha, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo) recebeu em 2013 praticamente metade dos Turistas que visitaram ao Brasil (2,8 milhões contra 5,6 milhões). Para visitar Cuba é necessário visto (Tarjeta del Turista), que pode ser adquirido no balcão da companhia aérea (verifique antes), através do consulado, ou ainda de sua agência de Viagens). É simples e rápido.

Fotos de Havana Vieja, Cuba

Nanda Souza adicionou foto de Cuba Foto 1

Calle Prado. Habana Vieja

Nanda Souza adicionou foto de Cuba Foto 2

Museo de Bellas Artes

Nanda Souza adicionou foto de Cuba Foto 3

Ninas en la Plaza Vieja

Há duas moedas em Cuba, uma é o Peso Cubano (Moneda Nacional) que circula entre os locais; e o CUC, que é o Peso conversível com paridade ao dólar americano, usado pelos turistas e aceito em hotéis, restaurantes, lojas e demais locais. Os cartões de crédito não são aceitos em muitos lugares, então lembre-se de trocar o seu dinheiro por CUC´s assim que chegar a Havana. As casas de troca no aeroporto têm boas taxas. Também é importante lembrar que, atualmente, a melhor moeda para se levar a Cuba é o Euro, pois sobre o dólar ainda incide a taxa de 10% sobre as transações, devido ao bloqueio econômico sofrido pelos Estados Unidos.

Nanda Souza adicionou foto de Cuba Foto 4

Cotidiano, Havana

Nanda Souza adicionou foto de Cuba Foto 5

Baseball Calle Prado. Habana Vieja

Nanda Souza adicionou foto de Cuba Foto 6

Malecon, Havana

Para se hospedar, além de algumas cadeias de hotéis europeus ou locais, também há a oferta de casas particulares, muito interessante para quem realmente quer conhecer os costumes. Esta opção é bem tradicional em Cuba, além de segura.

Quanto as refeições, verifique se a casa particular oferece refeições ou procure pelos “Paladares”, que são restaurantes nas casas dos cubanos. Antes, eles eram sinônimo de comida boa e barata, mas hoje alcançaram o status de restaurantes gourmet, mas ainda assim, come-se bem.

Há muito o que ver e visitar em Havana:caminhadas, museus, vielas, bares, restaurantes, vida noturna e shows. Se você gosta de história, eu indicaria o mínimo de 4 noites.

Além disso, há as lindas praias. A mais próxima é Varadero (a aproximadamente uma hora e meia de Havana, de carro), um balneário com resorts all-inclusive para descansar. Mas vale dizer que Varadero é mais habitada que os Cayos – pequenas linhas, rasas e arenosas, que podem ser formadas na superfície de um arrecife de corais. Há Cayo Largo, Cayo Coco, Cayo Santa Maria, Cayo Guilhermo e assim vai. Para ir de Havana aos Cayos, o transporte é feito em pequenos aviões, mas fique atento: os horários dos vôos muitas vezes são informados no dia anterior.

Gostou da ideia de viagem? Não perca tempo. Havana espera por você. E eu me despeço com uma frase de Che Guevara:“É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais…”

Nanda Souza adicionou foto de Cuba Foto 7

Escola Nacional de Bale de Cuba

Nanda Souza adicionou foto de Cuba Foto 8

Varadero, Cuba

Nanda Souza adicionou foto de Cuba Foto 9

Plaza de Armas, Havana Vieja

Boa Viagem

Nanda Souza

Fotos de André Cadena

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) comentou 7 anos atrás

oi Fernanda! Concordo com cada uma das palavras que você escreveu. Cuba tem alguma coisa de encantada, que me arrebatou desde que saí do aeroporto e coloquei meu rosto ao sol, em Havana. Fui há bastante tempo e ainda sinto a energia daquele país pulsando em mim. Foi muito bom ler seu texto. Beijo Ana

Nanda Souza

Nanda Souza comentou 7 anos atrás

Analuiza, bom dia, obrigada pelas palavras..

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Cuba,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.