Atravessando a fronteira Equador/Colômbia e conhecendo o Santuário Las Lajas em Ipiales.


  Colômbia  5386 visualizações

Esse foi um dos dias mais cansativos que tive ate agora na viagem, como acabei perdendo a parte de cima da minha segunda pele em Baños, em alguns lugares tenho sofrido com o frio, ate pensei em comprar algum agasalho, mas como estou indo para Colômbia, deixei para ver isso por la, já que deve ser mais barato. 
 

Sai de Quito rumo ao Terminal Norte da cidade buscando ônibus para Tulcán, cidade que faz fronteira com a Colômbia, o trajeto tem duração de 04 horas e custa $6,30 doletas, como estava preocupado com essa fronteira já que escutei muitos casos de policiais colombianos pedindo propina, resolvi viajar a noite, chegando em Tulcán as 4 da manhã e esperei o dia amanhecer para atravessar a fronteira a pé, o problema foi aguentar o frio ate as 06:30 da manhã, mas nada que alguns cafés não tenham resolvido, ali na rodoviária de Tulcán tem um homem que troca dólares por pesos colombianos, ali eu troquei 20 dólares a uma cotação de 1dólar para 2.700 pesos.

Após o dia clarear, tomei um táxi de $3,50 ate a fronteira para dar saída primeiro em Equador e a entrada na Colômbia, por ser bem de manhã a região estava bem tranquila, uma fila de 30 minutos no máximo, mas ao dar saída de solo equatoriano, o policial deu uma de casca grossa e demorou mais de 10 minutos para me liberar, pela primeira vez na America do Sul me pediram o carterinha internacional de vacinação contra a Febre Amarela, realmente não entendi porque o policial equatoriano estava exigindo isso, já que eu estava saindo do país, geralmente nessas horas o policial não quer nem saber, quase falando tipo " saia do meu país, você não é mais problema meu" hehehe mas enfim, como eu estava tudo certinho, ele não teve jeito e me deu o carimbo de saída. 

Depois de atravessar uma ponte, 2 minutos andando, você chega do lado colombiano, ali eu estava um pouco apreensivo mas no final foi mais fácil do que o outro lado, simplesmente me perguntaram para onde eu iria e carimbaram meu passaporte, dali sai vans por 1.700 pesos ate o terminal de Ipiales. 

 Rafael Oliveira adicionou foto de Colômbia Foto 1

 Parece cenário de Game of Thrones . hehehe


Em Ipiales tem um santuário muito bonito, coisa de cinema e fica apenas 10 km da cidade, como cheguei cedo, daria tempo o suficiente para conhecer a igreja, voltar para a cidade e ir rumo a Popayán, cidade histórica onde passaria a noite, assim peguei um táxi compartilhado (o táxi espera lotar para sair) e que custou 2.200 pesos e demora uns 20 minutos ate lá, assim você tem a possibilidade de conhecer o Santuário, que tem um museu e algumas trilhas para se fazer por lá, realmente é um passeio muito bonito, daqueles que você não ira se arrepender, ao fim do tour você volta a estrada e pega o mesmo tipo de táxi pelo menos valor ate o terminal.

 
Rafael Oliveira adicionou foto de Colômbia Foto 2
Santuário Las Lajas.

Bom, cheguei ao terminal por volta das 09 e 40 da manhã e resolvi que queria ir logo para Popayán, para chegar de dia ainda, ao chegar ao terminal já veio um colombiano vendendo passagem para Popayán e que o ônibus sairia dali 05 minutos, eu na pressa nem pesquisei nada, paguei os 30 mil pesos (já tinha lido na internet que o preço era por aí) e fui para o ônibus, que na verdade era um mini ônibus que parava em tudo que era lugar, ou seja... me fodi, podia ter gasto a mesma grana em um ônibus muito melhor, mas a merda já tinha sido feita, mas além disso houve um acidente na estrada onde ficamos parados por 03 horas, um caminhão de gasolina tombou, pegou fogo e travou tudo... uma viagem que era para durar 07 horas, acabou durando 11 horas pelo transito e pela demora do micro ônibus na estrada, que é foda por aqui, cheia de curvas e muito esburacada. 

 
Rafael Oliveira adicionou foto de Colômbia Foto 3
03 horas parados por causa de um acidente na estrada. Dureza.

Já fiz muitas viagens longas, mas essa me cansou demais, cheguei destruído no hostel, mas nada que uma noite de sono não resolva, então essa foi a pequena aventura que tive que passar para chegar ate Popayán, uma linda cidade histórica colombiana. 

É isso ae galera, espero que tenham gostado e...quem quiser seguir a viagem tenho canal no facebbok também https://www.facebook.com/followtheportuga/

Follow me

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

viajandopelomundo.blog.br

viajandopelomundo.blog.br  comentou 6 anos atrás

Perfeito Rafael. Las Lajas é linda, não é mesmo? Cara, aproveite e conheça a cratera do vulcão Azufral, não vai se arrepender. https://www.dubbi.com.br/blog/sudoeste-da-colombia-ainda-desconhecido-pelos-brazucas Estarei acompanhando seu próximo post.

Caio Martins

Caio Martins comentou 6 anos atrás

Muito bom Rafael!

Rafael Oliveira

Rafael Oliveira comentou 6 anos atrás

Po Fulvio, não sabia dessa cratera, que pena! Perdi... rs

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Colômbia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.