Ano Novo no Brasil: 10 provas de que é o mais animado do mundo


  Brasil, Rio de Janeiro  4117 visualizações

O réveillon no Brasil é, possivelmente, o momento mais ufanista dos brasileiros. É quando superamos o complexo de vira-lata, expressão criada por Nelson Rodrigues que representaria a alma coletiva do nosso povo, aquele sentimento generalizado de inferioridade perante o mundo. Durante o ano novo no Brasil, impera a alegria e a fraternidade e até um sentimento de superioridade: yes, nós temos réveillon.

DUBBI  adicionou foto de Brasil,Rio de Janeiro Foto 1

Foto: Divulgação/Shutterstock

O Dubbi separou alguns motivos que provam que o ano novo no Brasil é o mais animado do planeta.

1) O réveillon e o Carnaval são os períodos que mais recebemos turistas estrangeiros. Em todo o verão, a expectativa é que 2,4 milhões de pessoas de outros países venham aqui. E o ano novo no Brasil funciona como uma prévia oficial de tudo que vem por aí, apenas dez dias depois do início oficial da estação.   

2) Copacabana. Quem foi, não esquece jamais, quem ainda não foi, precisa se programar para ir pelo menos uma vez na vida. Você pode alegar que não gosta de muvuca, que tem medo de assaltos e furtos, entre outras coisas. Tudo isso são medos reais, mas que não tiram o encanto dos 12 minutos da queima de fogos mais famosa do ano novo no Brasil (costumavam ser 16 minutos de foguetório, mas a crise econômica e o Estado do Rio de Janeiro quebrado obrigaram a administração pública a reduzir o tempo).

DUBBI  adicionou foto de Brasil,Rio de Janeiro Foto 2

Foto: Divulgação/Shutterstock

3) Você já viu um brasileiro reclamar do ano novo no Brasil? Por incrível que pareça, é um período de união fraterna entre nós. Mesmo quem tem dinheiro e já passou o réveillon fora do Brasil admite que não é a mesma coisa. A festa no exterior, quando tem, não é animada da mesma maneira. É um baita de um clichê, mas está no DNA brasileiro saber comemorar, prova disso são essas duas datas festivas de réveillon e Carnaval. Dados do Ministério do Turismo comprovam a tese: de cada dez brasileiros com viagem marcada no final do ano, sete têm como destino o próprio país.

4) No ano novo no Brasil a festa não acaba 0h15 como em muitos lugares. Isso mesmo, estamos acostumados a ir até de manhãzinha, seja em baladas ou mesmo na reunião em família. Lá fora, a pegada é outra. Na Disney, por exemplo, os fogos até são bonitos, mas acabou as explosões e vai todo mundo embora. No máximo depois vai todo mundo a um restaurante, mas para por aí. O mesmo acontece na Times Square, em Nova York, que, pior, nem queima de fogos tem, apenas uma bola maluca despencando do alto de um prédio (o foguetório lá é na região da Estátua da Liberdade).

DUBBI  adicionou foto de Brasil,Rio de Janeiro Foto 3

Foto: Divulgação/Shutterstock

5) É claro que nesses destinos existem lugares de festança até altas horas, como em baladas. A questão é ter que procurar com lupa praticamente, enquanto no ano novo do Brasil difícil é encontrar um lugar que termine cedo.

6) Sem contar o frio que faz lá fora nessa época do ano, enquanto no ano novo do Brasil estamos no início do verão (apesar de, em 2016, estar difícil para o calorzão engrenar de vez). Não sei se é porque nascemos e crescemos acostumados a usar pouca roupa no réveillon, mas não é estranho demais brindar a virada do ano cheio de agasalhos? A única contradição é que, por influência dos filmes norte-americanos, está no nosso imaginário que essa época do ano deveria ter neve…

DUBBI  adicionou foto de Brasil,Rio de Janeiro Foto 4

Foto: Divulgação/Shutterstock

7) Você disse neve? Mas até isso o ano novo no Brasil tem! E não estamos falando de São Joaquim, o município catarinense conhecido por nevar no inverno. Mas sim do Natal Luz de Gramado, famoso por criar um clima natalino como se estivéssemos em uma região polar, com direito a Papai Noel.

8) Graças ao calor, o ano novo no Brasil é composto de muitas festas ao ar livre, geralmente em beach clubs, outro diferencial do nosso réveillon. Esses clubes estão cada vez mais modernos e não deixam a desejar em comparação com os mais famosos pelo mundo. A maioria costuma ter como faixas principais a música eletrônica, mas também é possível encontrar locais que tenham uma segunda pista mais eclética, com pop e sertanejo. Agora, se você quiser festas em lugares fechados, opções também não faltam no ano novo no Brasil.

DUBBI  adicionou foto de Brasil,Rio de Janeiro Foto 5

Foto: Divulgação/Shutterstock

9) Nosso litoral tem mais de 7 mil km de extensão. Ou seja, para quem gosta de pular ondinhas na virada do ano e trazer bons ares, o réveillon no Brasil é um prato cheio. É possível ter uma praia inteira se desejar fazer pedidas para Iemanjá.

10) As filas de carros nas principais rodovias do país são a prova cabal de que adoramos o ano novo no Brasil. Não fosse por isso, daríamos preferência a ficar em casa e evitar o trânsito que costuma levar horas para fazer pequenos trajetos. Calcula-se que só no Estado de São Paulo trafeguem, no ano novo, cerca de 5,5 milhões de veículos.

SERVIÇO DE AJUDA AO VIAJANTE
“Legal, vocês me convenceram de que o ano novo no Brasil é o mais animado do mundo. Acontece que estamos a menos de dez dias da virada e ainda não sei o que vou fazer”.

DUBBI  adicionou foto de Brasil,Rio de Janeiro Foto 6

Foto: Divulgação/Shutterstock

Não tem problema, o Dubbi dá um help!

Ao longo do mês de dezembro, produzimos um especial com as melhores festas de réveillon do Brasil. Entre no nosso perfil e confira.

Se você busca onde passar o réveillon barato, este texto é bastante indicado, com sete dicas nacionais de destinos em conta.  

Também selecionamos dez lugares para passar o réveillon no Brasil, com dicas de praias e festas imperdíveis.



- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil, Rio de Janeiro,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.