Hospedagem   Estados Unidos, Portugal

USA X Portugal ?

Tenho dupla cidadania. Portuguesa,adquirida pelo meu pai e americana pelo meu marido. Moramos no Brasil e temos uma filha de 11 anos. Gostaria de ajuda dessa comunidade porque vamos migrar e não estamos conseguindo decidir para onde ir, temos pontos negativos e positivos de ambos países mas gostaria de ouvir opiniões de quem está fora da questão. Obrigada

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Cristiane

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

3 Respostas

Fernando Ceron

MELHOR RESPOSTA

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Cristiane, 

Não sei o tipo de imigração está no seu planejamento.

Se vão a trabalho, se vão em busca de trabalho, mas em ambos os lugares, serão estrangeiros e tratados como.

Estive em Portugal, e vi muitos brasileiros por lá. em sua boa parte estudantes, mas também gente de mudança para lá.

Muitos estudantes estão sofrendo ataques morais por serem brasileiros, portanto nem tudo é flores. Empregos, boa parte são empregos segundários e sofrem com o tipo rispido do tratamento portugues.

https://viacarreira.com/emprego-em-portugal-2016-vagas-para-brasileiros-110759/

https://saberparacrescer.wordpress.com/2016/09/02/portugal-nao-pode-ser-o-paraiso-que-voce-imagina/

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/08/17/brasileiros-voltam-portugal-emigrar-salario-seguranca-visto.htm

https://www.brasileiraspelomundo.com/ainda-existe-preconceito-em-portugal-481064807

https://www.eurodicas.com.br/opiniao-dos-portugueses-sobre-os-brasileiros/

https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/alunos-denunciam-preconceito-na-universidade-de-coimbra-11263679

São link´s que demostram problemas diários para quem é estrangeiro.

Mesmo achando semelhança a lingua é diferente do nosso. O Portugues é fechado e as vezes rude, mas é algo que vi em várias regiões, então é cultural. Emprego bom  por lá é na area de TI. Falar inglês é básico para emprego, pois na Europa, so se fala portugues lá e no restante do continente não.

O que passo são alertas. As vezes achamos que por sermos amistosos, os outros farão o mesmo. 

Quem viaja a turismo, lógico que tem uma visão mais meiga, pois quando voce é turista, sofre outro tratamento, mais acolhedor, receptivo. Quando voce vai para morar, conviver, ser social, buscar trabalho, voce é visto como concorrente, vem tomar espaço dos locais, e a relidade muda tudo.

Também, percebi que, caso tenha respeito e saiba agir como local, obterá melhor coordialidade e conseguirá mais animosidade, mas lembre-se o estilo rude e pouco rispido é algo facilmente notado e pode nos incomodar bastante. Tem que saber lidar com isso.

Não posso informar nada sobre relação de trabalho, burocracia de papelada sobre licenças, contrato de trabalho, nem como é o relacionamento pessoal dentro de um ambiente de trabalho.

A facilidade maior da cidadania é circular sem barreiras pela Europa. 

Vejo que os senhores estão avaliando bem o que cada um oferece e possam escolher com mais embasamento o melhor.

Meu post é mais uma visão crítica, para mostrar que não é tudo lindo, fácil, maravilhoso, ir e achar que por ser brasileiro e com jeitinho resolve as coisas.

Mas por outro lado, não é para desencorajar. 

Conheço pessoas que com contrato de trabalho já antes de ir, conseguiram alugar casa com menos burocracia e exigencias, estão bem no ambiente de trabalho e segue uma vida normal.

O que indico é avaliar bem as cidades(localização, bairros, tipo de habitação, etc) que podem vir a morar/mudar e que tipo de trabalho pode vir a ter e onde.

Pessoalmente, também tenho interesse em sair e mudar para lá, e com outro problema, não tenho cidadania o que me coloca numa situação diferente e pouco mais complicada.

Acabei indo para em Set/17, e viajei por 20 dias rodando aproximadamente 800km de carro por lá.

Acabei tendo uma visão analitica, o estilo de vida, a visão de grande e de pequena cidade, o que me ajudou a avaliar um pouco, sobre o assunto.

Pesquisar sempre é o melhor método.

Não quis fazer nada negativo, apenas alertar para detalhes importantes para quem está com planos sérios de mudança.

Abçs

Fernando Ceron

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira São Paulo, Brasil

respondeu 1 ano atrás

Olá Cristiane tenho estudado o assunto, ainda não fui a Portugal, o plano é ir este ano,  Mas pelo que vi ocoore em Portugal o mesmo me ocorreu a 22 anos em Orlando, Brasileiro não é a melhor opção para se contar com ajudas, deixa eu fazer un enorme parenteses aqui, tenho lido de Brasileireos que vão e ficam d forma irregular e esses são explorados pelo Brasileiros e Portugueses que se aproveitam deles. No nosso caso que temos cidadania isso deve ser diferente pis não precisamos de um contratode trabalho para ficar em portugal.

Existem vistos para empreemdedor com vantagens tributárias, emtre em contto com a embaixada que eles te dão mais informações.

Boa sorte.

Dennis Rottino

Dennis Rottino Uberlândia

respondeu 1 ano atrás

Olá, tenho a cidadania italiana e já morei na Itália e Bélgica. Acho que seria mais interessante para vocês migrarem para a Europa. Vide as políticas de austeridade nos EUA. Na Europa teriam um leque de países para ir e tentar a vida. Procure sobre as comunidades De portugueses na Suíça, Bélgica e Luxemburgo. Sou suspeito para falar da Europa, mas acho que seria muito mais interessante migrar para o Canadá.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Estados Unidos, Portugal,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.