Mariana Alberti perguntou:
Paris, o que fazer de diferente?
Pessoal... estou em Paris já por alguns dias e pela segunda vez, entao já vi tudo o que tem de turistico.
Queria uma dica de algo diferente, de legal, coisa que o pessoal que mora aqui faz.. pode ser qualquer coisa. Uma feira, um lugar, uma loja, uma padaria, um parque escondido...
Alguém tem alguma dica?? ;)
Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro
Responda a dúvida de Mariana
22 Respostas
Mariana, tem o Museu dos Esgotos de Paris (Musée des Égouts)!
Apesar de não parecer muito agradável e nem ter o charme típico de Paris, pode ser algo interessante para o que você procura!
O cheiro não é tão desagradável assim e não vi nenhum rato passando por lá rsrs! O 'museu' na verdade é um percurso pelas galerias interligadas, com nomes de pessoas famosas. Uma cidade subterrânea.
Apesar de ter sido construído há muito tempo atrás, o sistema de saneamento é muito inteligente!
Quando fui estava bem tranquilo, gastei cerca de 1h30 e custava por volta de uns EUR 5 apenas. Para chegar fui pela estação Alma - Marceau .
Abs!
Se você gosta de museus um dos mais incríveis da cidade e que ao mesmo tempo é meio escondido, chama-se Musée Marmottan Monet ( http://www.marmottan.fr/ ), nele você encontra praticamente todas as obras de Claude Monet.
E outro lugar muito legal é o parque temático do Astérix ( http://www.parcasterix.fr/en ) na minha opinião beeem mais diveritdo que a Disney de Paris.
Oi Mariana,
Aluguei um apartamento no Montmartre, melhor ideia da vida! Dava pra se sentir como local mesmo, explorar aquelas vendas de tudo quanto é tipo, queijaria, charcuterie, padarias, cafés, etc. ar de cidadezinha dentro da metrópole.
A região da Place du Tertre durante a noite é super charmosa, é um lugar que a maioria das pessoas só conhece durante o dia quando tá lotadassa... acho que foi o programa que mais curti na cidade, lá sim parece que você está dentro do Meia Noite em Paris!
Eu curto muito a Grande Epicerie também, um pouco menos batida que Hediard e Fauchon e mais barata.
Um lugar que passei vontade de ir porque era inverno foi o Parc des Buttes-Chaumont, se passar por lá me conta se vale a pena :)
Oi Mariana, seguem algumas dicas fora do circuito mais turístico:
Gaîté Lyrique
Focado em arte e criatividade na era digital, La Gaîté Lyrique é um museu dedicado tanto para adultos quanto crianças. Ocupando uma antiga casa de espetáculos do século 19, sua arquitetura clássica barroca contrasta lindamente com as peças ultra modernas que estão em exibição.
Oe eventos variam de concertos interativos a workshops, de horas do conto a sessões de desenho e performances de dança. Há também uma variedade de atividades para crianças, então os pequenos são sempre bem-vindos também.
A biblioteca futurista no primeiro andar é gratuita e aberta para todos – além de uma ampla coleção de livros e publicações culturais, há diversos consoles disponíveis para os fanáticos por videogame.
Onde fica: 3 bis Rue Papin, 3o arr.
Telefone: +33 1 53 01 52 00
Estação próxima: Réaumur Sébastopol
La Pagode
Paris ama cinema! Dito isso, existe apenas um cinema no 7o arrondissement mas, para compensar sua “exclusividade”, trata-se de um dos mais bonitos de toda a cidade.
Como diz o nome, trata-se de um pagode (uma torre com múltiplas beiradas) real japonês, onde as paredes na maior sala de projeção são suspensas com seda, os candelabros têm dragões e elefantes de ouro como suporte, e o teto é pintado com guerreiros em batalha.
O espaço também conta com um linda jardim asiático e por cuja beleza recebeu status de área cultural protegida, onde pode-se tomar um chá ginseng com tortinhas depois da sessão de cinema.
Confira a programação no site do cinema ou compre o guia semenal Pariscope.
Onde fica: 57 bis Rue de Babylone, 7o arr.
Telefone: +33 1 45 55 48 48
Estação próxima: Saint-François-Xavier
Le Marché de Belleville
A recepção é pelo aroma: os temperos, o pescado, os azeites, as estranhas raízes comestíveis e até frango assado na hora se misturam nos estandes do Le Marché de Belleville.
Trata-se de um dos mercados mais populares e etnicamente diversificados de Paris, e que leva o visitante a uma viagem pelo mundo em apenas uma manhã, onde mulheres chinesas, judaicas ortodoxas e africanas fazem as compras de alimentos da semana, além de outras várias traquitanas.
Os fregueses em Belleville não são ricos; na realidade, é o bairro mais pobre a cidade e, por consequência, os preços são baixos. Quem se dispuser a encontrar espaço entre a multidão, vai conseguir verdadeiras barganhas em Belleville.
Onde fica: Boulevard de Belleville, 11o arr.
Estação próxima: Belleville
Le Ballon de Paris
Eis uma ótima alternativa para a Torre Eiffel: Le Ballon de Paris. Pra que esperar horas em filas claustrofóbicas para ser empurrado e amassado, quando se pode literalmente flutuar no ar e ter a vista da cidade inteira?
O balão tem a altura de um prédio de 12 andares. A sensação é de friozinho na barriga quando o balconista desprende o cabo e deixa o balão subir. De repente, você esta lá em cima, a uma altura de 150 metros, e com os cabelos ao vento.
O balão está permanente ancorado no Parc André Citroën, que vale por si só uma visita. Já nos primeiros dias da primavera, os parisienses lotam o parque para fazer piqueniques ou tomar um solzinho. Outro destaque é a fonte com diversos jatos d’água para as crianças correrem e se divertirem.
Onde fica: Parc André Citroën, 15o arr.
Telefone: +33 1 44 26 20 00
Estação próxima: Javel
Le Carreau du Temple
Como seu nome sugere, esse local teve papel central na História Francesa, dos tempos dos Templários e das Cruzadas.
Hoje em dia, esse antigo e imponente mercado coberto serve como centro cultural e é aberto ao público. Apesar de fechar por um mês durante o verão, o Le Carreau du Temple mais do que compensa no resto do ano. Uma programação contemporânea de teatro, shows, exposições, festivais e feiras – com temas tão diversos como sapatos, dança de rua, identidade cultural, esporte e jazz – fazem dele um espaço dinâmico e estimulante.
Seu ambiente com foco comunitário serve de contraste com as pequenas galerias de arte e lojas de arte da área vizinha de Marais.
Onde fica: 4 Rue Eugène Spuller, 3o arr.
Telefone: +33 1 83 81 93 30
Estação próxima: Temple
Musée Rodin
O Musée Rodin é, sem dúvida, um dos mais simpáticos museus dedicados a um único artista em Paris. Está repleto das obras sensuais do escultor como O Pensador, O Beijo, Porta do Inferno e Os Burgueses de Calais.
Auguste Rodin começou a desenhar quando tinha dez anos de idade, e seu talento era tão óbvio que foi admitido em uma escola de arte aos 14. Ele se tornou ao mesmo celebrado e maldito ainda no iniicio de sua carreira, e frequentemente considerado muito avançado para sua época.
Vale visitar o museu em um dia ensolarado, pois o jardim é parte importante da visita. Do lado de fora do museu, você encontra várias obras-primas de Rodin entre gramados e avenidas frondosas e floridas.
Onde fica: 79 Rue de Varenne, 7o arr.
Telefone: +33 1 44 18 61 10
Estação próxima: Varenne
Palais de Tokyo
O Palais de Tokyo é um dos maiores espaços de arte moderna e contemporânea da Europa.
Não é uma museu na forma tradicional – o Palais de Tokyo se auto-intitula um antimuseu. As exposições brincam com a questão “O que é arte?”, e desafiam o visitante a participar do debate. É uma experiência face a face com alguns das mais brilhantes obras de arte do nosso tempo. As crianças também vão adorar.
O restaurante adjacente, Tokyo Eat, é uma verdadeira tentação com sua cozinha inventiva e seu belo design interior.
Onde fica: 13 Avenue du Président Wilson, 16o arr.
Telefone: +33 1 81 97 35 88
Estação próxima: Alma Marceau
Passage Brady
Em uma área tão moderna e multicultural como Grands Boulevards, é só dar uma passada pela pequena Passage Brady para mergulhar nas comunidades paquistanesas e indianas de Paris.
A galeria coberta existe desde 1854, e de fato não é tão bonita quanto outras passagens de Paris, especialmente por causa da pouca manutenção e buracos no telhado de vidro que deixam chover nos dias de tempo ruim. O ambiente, no entanto, é 100% autêntico, e é possível comprar saris coloridos, experimentar o melhor vindaloo de frango da cidade, ou visitar um tradicional barbeiro de Nova Delhi.
A Passage de Pondichéry no no 84 também é um ótimo local para comer, mas lembre-se de escolher o lado correto quando você procurar pela Passage Brady: ela é divida pela Boulevard de Strasbourg e a parte que não é coberta sedia lojas de aluguel de roupas para festas e fantasias, e não tão interessante quanto.
Onde fica: 33 Boulevard de Strasbourg, 10o arr.
Estação próxima: Strasbourg – Saint-Denis
Fondation Cartier pour l’art contemporain
Com foco nos cenários artísticos de diferentes partes do mundo, a Fondation Cartier organiza eventos especiais para complementar suas exposições. De shows a transmissões de rádio, de saraus poéticos a performances de dança, tem algo para todos os gostos por lá.
Com sua impressionante estrutura toda de vidro em forma de cubo, o museu é rodeado por um simpático jardim, acessível ao público entre julho e setembro.
Na dúvida se as crianças vão apreciar arte contemporânea? Pois a Fondation Cartier oferece tours e workshops especialmente focados em traduzir o espaço e suas mostras para os mais jovens.
Onde fica: 261 Boulevard Raspail, 14o arr.
Telefone: +33 1 42 18 56 50
Estação próxima: Raspail, Denfert-Rochereau
Restaurantes no mercado de pulgas
Cansado depois de tanto buscar antiguidades e peças originais? Hora de fazer uma pausa para recarregar as energias. Felizmente, há uma variedade de excelentes restaurantes escondidos nos arredores de Paris em Saint-Ouen, que também sedia um incrível mercado de pulgas entre sábado e segunda-feira.
No Le Biron, na 85 Rue des Rosiers em Saint Ouen, é bem possível que você encontre celebridades como o cantor americano Lenny Kravitz ou a atriz francesa Mireille Darc, comendo uma terrina de alcachofra ou uma vitela assada.
Já na 136 Avenue Michelet, você encontra a mais curiosa das lanchonetes do mercado: a Chez Louisette, com suas lamparinas coloridas e sons de Yé-Yé francês tocando nos autofalantes. Nesse lugar, a comida é quase um adorno, enquanto o Le Paul Bert é o local para quem quer encontrar os marchands dos antiquários.
Onde fica: Marché aux Puces de Paris, 93400 Saint-Ouen
Telefone: +33 (0)1 40 11 77 36
Estação próxima: Porte de Clignancourt
Sainte-Chapelle
Ela não é especialmente conhecida, e muitos parisienses nunca estiveram por lá, mas a Sainte-Chapelle é certamente uma das igrejas mais bonitas de Paris.
Fica escondida no meio de uma das cortes do Palais de Justice, atual sede de tribunais e cartórios locais. Por causa disso, você precisará passar por revistas de segurança e deixar a bolsa antes de entrar na capela.
Originalmente, a Sainte-Chapelle era uma igreja privativa dos reis franceses, e apesar de ser menos esplendorosa que a Notre Dame, sua atmosfera é nada menos que mágica. A capela superior, repleta de imensos mosaicos de vidro, é especialmente impressionante. A luz brilha por entre as vidraças, iluminando mais de mil cenas da Bíblia em cores ricas e vibrantes.
Onde fica: 6 Bd. du Palais, 1o arr.
Estação próxima: Cité
Musée Eugène Delacroix
O Musée Eugène Delacroix é um pequeno museu no apartamento onde o pintor morou e trabalhou até sua morte em 1863. O museu fica na Place Furstenberg, que é uma das praças mais românticas de Paris, com suas árvores Paulownia e lindos edifícios.
Apesar de várias de suas obras mais conhecidas estarem expostas no Louvre, você terá uma experiência especial e intimista andando por entre os quartos vermelhos e estudando os sensuais quadros e desenhos em exposição.
O museu possui ainda um pequeno jardim, onde você encontrará o ateliê de Delacroix. O jardim atual foi recriado para lembrar como o espaço era em sua época original.
Onde fica: 6 Rue de Furstenberg, 6o arr.
Telefone: +33 1 44 41 86 50
Estação próxima: St. Germain des Près
Espero ter ajudado
Oi Mariana :)
Não sei se tu fez algum walking tour quando esteve em Paris, é uma forma bem legal de conhecer os principais cantos da cidade (e suas histórias) por meio de um passeio super agradável. Além do mais, são passeios gratuitos, que no final tu só paga uma gorjeta pelo tempo e serviço do guia.
No site http://www.discoverwalks.com/paris-walking-tours/ tu encontra os locais onde saem os free walking tours, de Paris e do mundo.
Boa sorte, espero que tenha te ajudado.
Oi Mariana, um dos passeios legais de fazer é pegar a linha 12 do metro e descer na estação Abbesses, subir suas escadarias que vale à penas as centenas de degraus e suas pinturas, para depois chegar na sua edícula Guimard estilo Art Nouveau. Na Place des Abbesses também tem o muro Le mur des je taime onde está escrito Eu te amos em mais de 300 línguas.
Outro local diferente, mas que rende uma uma boa caminhada é a Coulée verte René ou Promenade Plantée. É um jardim suspenso de 4,5 km onde antes era um viaduto e hoje frequentado por moradores e poucos turistas. Sob seus arcos, têm várias lojinhas. Para ir descer no metrô Bastille e pegar a Rue de Lyon.
Mariana, você visitou o Museu do Quai Branly!? é muito legal, o mais novo da cidade. Vale muito a pena.
Beijos
Eu sempre gosto de fazer tbm o que o povo local costuma fazer. Entro no site do Couchsurfing e dou uma checada o que o pessoal ia fazer. Vc provavelmente vai achar alguma coisa que te interesse.
Em Paris, estava visitando uns amigos e eles fizeram minha estadia lá muito especial. Se vc gostar de arte, recomendaria ir visitar a Galeria da Rue Rivoli 59. É bem alternativo e apesar de preferir outro tipo de arte, gostei dos trabalhos da galera. Aproveitei um festival de arte que estava tendo, o Nuit du Blanche, com manifestações de arte espalhadas pela cidade. Iamos andando, sentindo os ares da cidades e curtindo os trabalhos. Foi incrível!!! Depois fomos aproveitar o fim de noite em uma rua (não sei o nome) perto da estação da Bastilla com muitos clubes. Além disso, em outra ocasião, fui andar pela cidade e me perdi pelo Quarteirão Latino. Amei! Muitos barzinhos, grupos de dança de rua, amei!
Bom, isso depende do tipo de coisa que vc gosta, eu gosto tanto dos programas culturais clássicos como de interagir com os locais. Assim, podemos até conseguir informações mais detalhadas e vivenciar melhor o local.
Boa viagem.
Mariana, como o Willian citou visite as Catacombs of Paris ! Muito interessante, com cavernas e túneis como ossos de mais de 6 milhões de pessoas!
(parisfrance.us)
Visite também o mercado de Saint Ouen (Marché aux Puces
), conhecido como o Mercado de Pulgas e o maior mercado de antiguidades do mundo! Vai encontrar muitos móveis e utensílios antigos! Se gostar de coisas antigas é bem interessante, fui com uma amiga que mora na cidade!
Abs!
Olá! Quando estive na cidade eu gostei de fazer o passeio de Bateau-Mouche que mostra lindas paisagens ao longo do rio Sena. Museus, estátuas... tudo fica lindo no passeio!
Passei por um restaurante fantástico também, se chama Victoria Station, o endereço é 11 Boulevard Montmartre, 75002 Paris.
Mariana, no Marais você pode fazer muita coisa bacana. Um ótimo programa é almoçar no Marché des Enfants Rouges , que é o mercado mais antigo da cidade. Ali você vai encontrar restaurantes diversos e gente jovem e descolada. E depois pode dar uma passadano Musée Carnavalet
Mariana o que eu mais gostei em Paris andar meio sem rumo de um ponto turistico a outro,ficar meio que perdida e achar lugares divinos pelo caminho,como no trajeto que fiz do bairro de St germain onde fiquei hospedada até a torre Eiffel,possuia algumas referências,mas derepente vc encontra aquela lojinha de macarons que alguém tinha indicado ou que vc viu em algum site,entra em uma padaria e se encanta com os chocolates de Madagascar,vira uma esquina e dá de cara o café Le deux Magots que vc queria tanto conhecer,fora a arquitetura que é maravilhosa,eu super indico esse bairro e esse trajeto,foi muito divertido fingir estar perdida e apavorar minhas sobrinhas kkkk muitas saudades!
Um momento memorável na minha viagem à Paris foi ver o por do sol da escadaria da Sacre Coeur.
Muitas pessoas tomando cerveja/vinho, comendo baguetes/pizza... Com um musico ao lado.
Certo momento ele cantou uma musica sobre a Champs Elysees e todos cantaram juntos, o sol já tina desaparecido e na escuridão da cidade olhávamos para tráz e viamos a igreja toda iluminada. Foi um momento muito especial!
Aconselho!
Oi Mariana,
então já tens bastante dicas, mas dá uma olhadinha no site das Catacumbas de Paris.
É um passeio totalmente diferente e a história por trás disto é bem interessante.
http://www.catacombes.paris.fr/
;D
Ola Mariana, tudo bem?
Não sei o que voce considera tudo...rsssss
Esgotos de Paris (Musée des Égouts) como citado, Catacumbas de Paris, Praça de Voges, Museu Rodin, show no Mouin Rouge, etc....
Todas são boas opções....
Se quiser sair um pouco da cidade, pode visitar lugares como:
Loire, Versailles, Bordeaux, Versailles
ou
Mont Saint-Michel
http://historiaeviagem.blogspot.com.br/2013/06/mont-saint-michel-terceiro-local-mais.html
Etretat
http://historiaeviagem.blogspot.com.br/2013/11/etretat-as-mais-belas-falesias-da-franca.html
no blog tem algumas opçõe de passeio por PAris...
espero te ajudado...
abraços
Conheça o túmulo de Jim Morrison, Cemitério do Père-Lachaise, Paris, FrançaCemitério do Père-Lachaise, Paris, França.
Muito legal a experiência!
Você sabia que há uma vinícola bem no meio de Paris?
Mais propriamente em Montmartre, com direito a festa da colheira e tudo mais.
Estive por lá e vale a visita.
Veja mais detalhes em: http://www.conexaoparis.com.br/2010/10/07/montmartre-festa-da-colheita-das-uvas/
Alias esse site tem ótimas dicas de locais, é escrito por uma brasileira que mora lá ha anos e escreve sempre dicas bem bacanas.
;)
Ola Mariana, dificil saber o que é ver tudo em Paris, mas alem das dicas já dadas, tem as catacumbas da cidade, pode ser interessante:
http://www.catacombes.paris.fr/
Agora se voce quiser sair um pouco de Paris, pode visitar outras cidades...
Por Exemplo:
Em Meaux que fica mto proximo tem um belo museu de guerra na cidade.Nas proximidades do local foi onde a batalha no marne foi travada com a lendaria historia dos taxistas de paris......
(http://www.museedelagrandeguerre.eu/)
Um Pouco mais longe, da para ir no Loire e visitar alguns chateaux, sei que tem passeios de 1 dia, mas nunca fiz para aconselhar....
Outra opção fora de Paris é o Mont Saint (Mont Saint Michel) ou Saint (Saint Malo) que ficam proximas a Rennes (2h de Paris) valem a visita, segue alguns links para conhecer as cidades citadas:
Rennes:
http://historiaeviagem.blogspot.com.br/2013/10/rennes-capital-mundial-na-franca.html
St-Malo
http://historiaeviagem.blogspot.com.br/2014/04/saint-malo-cidade-dos-corsarios.html
Mont St-Michel
http://historiaeviagem.blogspot.com.br/2013/06/mont-saint-michel-terceiro-local-mais.html
Jà pensou em conhecer os arredores de Paris, Castelos ou vilarejos historicos? Ou então descobrir regiões gatronomicas e énofilas tal como Champagne ou Lyon?
Qualquer duvida entre em contato com David, seu amigo em Paris !
Mariana, eu sugiro que você jante no restaurante Le Refuge des Fondus, que fica bem próximo à Montmartre.
Vale muito a pena!
Abraços,
Tiago
vá visitar os campos de lavanda não sei se fica proximo a paris mas que vale o passeio aí vale
Há uma vinícola em Montmartre , belíssima, vale conhecer...
Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem
O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!
Veja opções de roteiros personalizados para Paris,