Natal na Cidade do México

Vou passar o Natal deste ano na Cidade do México. Alguma dica para a noite de Natal? Como é a cidade nesse período? Qualquer dica é muito bem-vinda!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Priscilla

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

1 Resposta

Shirley Sheldon

Shirley Sheldon Piracicaba

respondeu 2 anos atrás

Olá Pri, tudo bem?

No México se começa a comemorar o Natal nove dias antes do dia 25 de Dezembro. E, não estou falando de amigo secreto, nem dos enfeites natalinos das casas, ruas e comércios. Estou falando de festas mesmo! Comemorar. Ver família e os amigos se reunirem, fazer jantares, hummm….! Sabe essas coisas que geralmente só fazemos na véspera quase como uma ceia de Natal? Isso tudo lá no México tem um nome e se chama Posada. As Posadas são festas bem populares e com espírito religioso. Há diversas versões com relação às histórias das posadas. Posso começar a falar aqui que, a posada foi uma festa que começou lá atrás com os maias, mas que depois da colonização espanhola (Ah, os espanhóis!) a festa foi convertida nos termos do catolicismo – entre essas e outras histórias e lendas que existem com relação ao tema, vou comentar a mais conhecida entre os mexicanos. A posada é uma festa que serve para  relembrar a trajetória de José e Maria pela busca de um lugar seguro para o nascimento de Jesus. Na posada há cantos e os participantes rezam o rosário com velas acesas (cada uma com a sua). Depois disso é hora da piñata. As crianças esperam ansiosas por este momento. As piñatas  vem recheadas de doces e presentinhos – elas tem diversas formas, mas no Natal a tradicional é em forma de estrelas.

A piñata simboliza a estrela de Belém que guiou o caminho dos três Reis Magos.

As sete pontas simbolizam os sete pecados capitais.

A venda nos olhos da pessoa que tenta quebrá-las significa a fé cega.

O palo (pedaço de pau usado para tentar quebrá-la) significa a virtude e é a arma com que se vence a tentação e os pecados.

Romper a piñata representa a destruição do mal e o triunfo do bem.

Os doces e os presentinhos que caem da piñata representam todas as coisas boas que  podemos ganhar na vida.

Hoje em dia a quebra da piñata nas festas não tem um sentido muito religioso, está mais ligada à diversão das crianças do que qualquer outra coisa.

Depois da quebra da piñata, todos os participantes jantam e confraternizam, e ainda recebem o chamado Aguinaldo –  pode ser um presente ou uma cestinha de doces – são como as lembrancinhas nas festas do Brasil. E uma curiosidade, lá também se chama “Aguinaldo” o décimo terceiro salário e as crianças não esperam muito o Papai Noel, lá conhecido como Santa Claus – eles esperam mesmo que os Três Reis Magos tragam seus “regalos” (presentes) no dia de comemoração deles – que é no dia seis de janeiro.

Espero poder ter ajudado.

Abraços!

Shirley

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada e feita sob medida para você?!

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim!

> Veja opções de pacotes de viagem 100% personalizados para Cidade do México

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.