Ju Pires

Intercâmbio

Olá Pessoal,
Tenho muita vontade de fazer um intercâmbio, mas por causa do trabalho eu só conseguiria me ausentar durante as férias, no máximo 30 dias.
Alguém aqui já fez um intercâmbio (curso de inglês) de um mês?
Vale a pena?
Que lugar vcs me indicam?
A princípio pensei em alguma cidade da Austrália ou Califórnia (EUA).

Obrigada!!

Meu perfil de viagem: Mochileiro, Família, Natureza, Fotógrafo

Responda a dúvida de Ju

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

20 Respostas

Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Bom dia Ju,

Claro que vale a pena, todo intercâmbio vale a pena.. só que a principio te indicaria ir pra um lugar mais perto, já que colocou essas opções, Austrália ou Califórnia, opte pelos Eua, porque tendo apenas 1 mês, além do trajeto ser bem menor até lá, você tem o fuso que é muito menor também.. você demora uma semana pra se acostumar com o fuso da Austrália de 11/12 horas, então, melhor optar por um caminho menor e com menos diferença.

Além disso, dependendo do seu nível de inglês, seja melhor os EUA para se acostumar com a língua, porque o Australiano tem um sotaque muito forte e díficil de entender..

Mas sem dúvida, não deixe de fazer não, é uma experiência única, você vai curtir muito =)

Boa sorte !

Carolina Araujo

Carolina Araujo Brasília

respondeu 3 anos atrás

Ei, Jú! Vale a pena sim. Meu intercâmbio foi também no período de férias e aproveitei bastante. Fui para o País de Gales para fazer uma imersão, me hospedei em casa de família e ficava na escola o dia todo.

Escrevi um post aqui sobre o meu interâmbio. Dá uma olhadinha (http://www.dubbi.com.br/blog/mochilao-pela-europa-dicas-de-escola-hospedagem-e-roteiro-738). Indico a escola (CELT) que eu fiquei para todos que têm dúvida, porque adorei a estrutura e os profissionais que trabalham lá.

Bjs,

Kris Kuchenbecker Varela

Kris Kuchenbecker Varela Florianópolis

respondeu 3 anos atrás

Oi, Ju!

Claro, vale a pena sim! 

Já fiz 2 intercâmbios e minha sugestão para você realmente pegar fluência na língua é imergir na cultura!
Mesmo ficando apenas 30 dias, é possível que você aprenda muita coisa :)

Aproveite esse período para conhecer os moradores da cidade onde ficar... Tente se afastar um pouco de brasileiros e latinos (para evitar ficar falando em português/espanhol). 

Fale com todos que tiver oportunidade! Motoristas de ônibus, garçons, atendentes de loja... Quanto mais você falar, mais vai aprender. Não espere chegar apenas na sala de aula para praticar inglês.

O importante é você saber aproveitar o tempo que tem!

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 3 anos atrás

Ju, já fiz isso em duas oportunidades e em outra fiquei meio ano.

Nos intercâmbios de curta duração optei por Vancouver (Canadá, escola ILAC) e Auckland (Nova Zelândia, escola Scheffield School).

Fiquei hospedado em casas de família nas duas oportunidades e foi maravalhoso! As cidades são lindas, com ótima estrutura e opções para todos os tipos de gosto.

Se vc for para uma dessas me avise.. hehe

Abraços,

Tiago

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 3 anos atrás

Oi Ju, sem dúvidas vale a pena! Especialmente se você conseguir se manter sem precisar trabalhar (até porque em apenas 30 dias vai ser pouco tempo pra se estabilizar e arrumar um emprego).. Assim você consegue se dedicar às aulas e aproveitar os finais de semana pra passear..

Suas opções são ótimas.. Adoro os dois lugares.. A Austrália é bem longe, mas tem lugares lindos pra conhecer, só que o inglês deles é um pouco enrolado.. fui pra lá em abril e sofri um pouco com o sotaque.. Acho que nesse sentido a California seria melhor.. sem contar que dá pra aproveitar bem os finais de semana por lá (sugestões de passeio: Las Vegas, San Diego - considerando que o curso seja em Los Angeles).. Boa sorte!!

Nina Ferreira

Nina Ferreira Brisbane, Queesland, Austrália

respondeu 3 anos atrás

Oi Ju!

Vale muito viver essa experiência e o melhor é poder estudar e viajar junto, não tem coisa mais gostosa! Hoje faço um intercambio na Austrália 
Austrália e está sendo encantador!! Depois conta sua decisão =)

Beijoo!!

Lugares mencionados
Jornalista Itinerante - Thaís Sabino

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino Sao Paulo

respondeu 3 anos atrás

Oi, Ju, tudo bem?

Eu já fiz 28 dias de intercâmbio e, sim, sempre vale a pena. 

Não digo que você vai voltar fluente, para isso seria preciso mais tempo, mas vai dar um up no seu inglês sem dúvida alguma, você vai aprender vocabulário novo e pronúncia correta das palavras.

Sem falar da experiência de vida e cultural, né?

Se você tem um mês para fazer intercâmbio, então aproveite ao máximo o tempo que tem e você vai ver que vai valer, sim. 

Sobre o destino, depende muito do tipo de estilo de vida que você gosta e o que procura, também da época que você vai fazer o intercâmbio.

Se curte natureza, acho que Austrália, Nova Zelândia são bem exóticos. Canadá, dependendo do local que você ficar, tem paisagens fantásticas também. 

Se você decidir Austrália, me avisa, moro aqui e organizo intercâmbios, então posso te ajudar a emcontrar curso, escola, acomodação, etc :) 

Beijos

Ana Paula  Rodrigues da Luz

Ana Paula  Rodrigues da Luz Carambeí

respondeu 3 anos atrás

Oi Ju, vale super a pena!! Fiz meu intercâmbio por um período de 45, 50 dias, mais ou menos, e cursei inglês por um mês.. Eu fui para Seattle e fiquei em casa de pessoas de lá, para ter mais contato com a cultura e não me perder do foco de tentar fluência na língua. Desde que cheguei tive que me virar sozinha e falava com todos que podia, até mesmo para perder a vergonha que tinha no começo, e com certeza isso me ajudou muito no passar dos dias.

Creio que para qualquer lugar que vá, valerá a pena.. Temos que nos encorajar e aprender com todas as situações.Ir para um lugar totalmente diferente do que estamos acostumados pode nos deixar receosos, mas te garanto que você não se arrependerá. Por mais que seja por pouco tempo, dá para aprender muito em todos os sentidos.

Boa sorte e boa viagem!

Lugares mencionados
Viviane Carlotti

Viviane Carlotti São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Ju, sou da opinião que sempre vale a pena viajar, seja pro que for!

Fiz um intercâmbio de 2 semanas em Londres (como lá é mais caro, não consegui ficar 1 mês!) e pra mim foi ótimo. Fechei com a Experimento e estudei na Embassy (em Greenwich) curso de inglês + business.

Foi uma experiência incrível mesmo pelo pouco tempo. Então se tenho uma dica é: vá! Procure saber qual lugar mais se encaixa com seu bolso e estilo. No meu caso, até consegui viajar para outros 2 lugares depois do curso!

Boa viagem!

Renata Marques Alves

Renata Marques Alves

respondeu 3 anos atrás

Oi Ju, tudo bem? Estou indo em Novembro realizar esse sonho e também para a minha primeira viagem internacional. Vou cursar 25 semanas de Inglês na Irlanda. Sempre quis conhecer a Europa e vou aproveitar para esticar mais uns 6 meses de mochilão. Caso não fosse para lá, minha segunda opção seria Nova Zelândia. País lindo (dentre as pesquisas que eu fiz), vale a pena dar uma olhada!

Abraços,

Renata

Diogo Aguilar

Diogo Aguilar

respondeu 3 anos atrás

Oi Ju, com certeza vale a pena e você não será a única a fazer isso, muita gente faz intercâmbio durante as férias do trabalho, seja nos Estados Unidos ou na Austrália seu aproveitamento será ótimo pois são países que possuem inglês como língua nativa. Para os EUA a passagem é mais barata, já para a Austrália já é um pouco mais salgada, veja algumas opções em Brisbane.

Raimundo Neto

Raimundo Neto Belém

respondeu 3 anos atrás

Nunca fiz intercâmbio, mas se é para passar somente um mês, acredito que seja melhor vc ficar hospedada em casa de familia que aí vc viverá o inglês 24 h

Sara Mardones

Sara Mardones Roma

respondeu 3 anos atrás

Oi Ju,

vale a pena sim, mas demanda bastante esforço de você para aprender tão rápido.

O ideal é que você escolha ficar com uma familia nativa.  Assim você vai ter um contato mais direto com o inglês.

Como vc tem pouco tempo, recomendo que vá pro EUA, além de ser mais perto, o sotaque é mais fácil de se adaptar. O sotaque Australiano é bem difícil.

Érick Luchtemberg

Érick Luchtemberg Caxias do Sul

respondeu 3 anos atrás

Ju,

Eu trabalho com intercâmbio e ultimamente o volume de cursos pra curta duração vem crescendo mais e mais.

Já existe uma demanda muito grande pra intercâmbio de duas semanas, pra ter uma ideia.

Se tu pode 4 semanas, vai ter um proveito ainda maior.

Normalmente tu tem 30-40 horas de inglês em um semestre de inglês no Brasil. Enquanto nos intercâmbios as aulas tem carga horária de 15-20 horas por semana. Em um cálculo rápido, em 2 semanas cursando no exterior tu tem o ganho de um semestre no Brasil, fora toda a questão da imersão e prática no dia a dia.

Se tu pensa em hemisfério norte, eu daria sugestão de ir em meses com clima melhor (o tempo mais frio é entre Outubro e Março).

Pra curta duração eu também daria a sugestão de evitar países com visto, pois é um ''estresse" a menos. Optando por países como Nova Zelândia, Irlanda, Inglaterra, Malta e África do Sul.

Dos destinos que eu trabalho, o intercâmbio em Malta é quem vem saindo com o melhor preço.

Se quiser que eu te envie algumas opções, sem compromisso, me envia teus planos por email: [email protected] que daí analiso os teus objetivos pra indicar a opção que melhor compensa fazer um intercâmbio.   

Maria Aparecida Guimaraes

Maria Aparecida Guimaraes Garopaba

respondeu 3 anos atrás

Olá Ju,

Sempre vale a pena uma imersão. Entretanto,  1 mês  somente vai realmente fazer uma diferença se já tiveres uma boa base do idioma e aí  vais adquirir  maior fluência.

O  sotaque do inglês  australiano ou da Nova Zelândia,   difere bastante do norte americano e como é pouco tempo terias que te acostumar portanto minha sugestão  é  que busque o país com o qual teu inglês  é  mais familiarizado.  Se for Usa que tal San Francisco que é  um lugar bárbaro e na Inglaterra há  cidades pequenas fantásticas onde podes ficar em casa de família.  Cambridge é  uma ótima opção.  Fiz curso lá e amei. Espero ter ajudado. 

Patricia Kameda

Patricia Kameda São José dos Campos

respondeu 3 anos atrás

Oi Jú. Tudo bem?

Eu fiz três intercâmbios. O primeiro fiz para Salt Lake City e Los Angeles (EUA) onde fiquei 4 semanas. O segundo eu fiz para Brighton & Hove (Inglaterra) e fiquei 4 semanas. O terceiro eu fiz para Auckland (Nova Zelandia) e fiquei 6 semanas. 

Em todos meus intercambios eu fui em periodo de férias tbm, e vale muito a pena, foi maravilhoso. Existe a possibilidade de fazer curso em 2 a 3 semanas tbm. 

O curso em 4 semanas é corrido, eu só fiz meio período mas como eu já estava no intermediário foi mais fácil para acostumar e desenvolver o idioma, inclusive eu fazia as provas normalmente. Já na NZ eu além de fazer as provas, eu consegui avançar um nível. 

Nas horas vagas eu aproveitava para conhecer a cidade e no fds eu geralmente ia para cidades mais longes. 

Em que época é suas férias?Isso é outro fator a se pensar, para os EUA eu fui no inverno, e em Salt Lake é muito frio, inclusive já foi realizado os jogos de inverno lá, então eu aproveitei para fazer snowboarding, ski, tubling, patinação. Na California a temperatura já estava melhorzinha, rsrs.

Na Inglaterra eu fui no verão, e como Brighton tem "praia" é otimo, é movimentada, tem o pier. E fica a 1 hora de trem de Londres, então dá para fazer várias vezes bate e volta. Aproveitei e fui para outros paises tbm.

Na NZ fui no verão, e eu aproveitei  para fazer esportes radicais. 

Se quiser mais informações, vc me fala, que vou te ajudando!

Claudia Pereira

Claudia Pereira Auckland

respondeu 2 anos atrás

Ola!  Eu vivo na Nova Zelandia a 10 anos e sou dona da BRAZILKIWI empresa registrada e estabelecida em Auckland. Posso organizar tudo para seu intercambio. Se quiser me envie um email Claudia Pereira 

Giulianna Mangabeira

Giulianna Mangabeira Milão

respondeu 3 anos atrás

Oi Ju !!! Claro que tem que fazer o intercambio !!!! Qualquer chance de viajar, sempre, é válida ! Amo viajar e sempre aprendo muito com isso, seja a lingua, culturas novas, experiências novas , tudo !!!

Já fiz 4 intercambios de pequenas duracoes e em cada um aprendi coisas diferentes que só foram beneficas para mim! Sempre na hora de escolher eu seleciono um lugar que tenha menos brasileiro possível pois pretendo focar na língua mesmo.

Para a língua inglesa eu escolhi Bournemouth (uma praia na Inglaterra) e Malta. Os dois muito diferentes mas eu amei muito. 

Bournemouth é uma cidadezinha cheia de jovens, considerada a mais ensolarada da Inglaterra. É bem gostosa mesmo e todos são muito fofos.

Malta já encontrei um pouco mais de brasileiros mas nada comparada com Dublin, EUA ou até mesmo Australia. É uma ilha na Europa, não é cara, no verão faz um suuuuper calor e tem varias festas/bares gostosos para ir !!! Além do mais, tem as praias paradisiacas.

Todos os intercambios fiz pela EF e super recomendo !!! Costuma ter mais gente de fora do que brasileiros nas escolas. 

Boa sorte e aproveite muuuuuuito !!!

Liine de Souza

Liine de Souza

respondeu 3 anos atrás

Claro que vale a pena!

Em setembro do ano passado estava embarcando para San Diego! Foram 30 dias de pura aventura! hahahahaha

Fiquei em casa de familia com mais três intercambistas, uma francesa e duas japonesas! Como o idioma em comum era apenas o inglês eu me deselvolvi muito! pq ou eu fala inglês.. ou eu não fazia NADA!

Peguei uma professora maravilhosa! Tinha apenas um brasileiro na minha turma, e nós combinamos de nunca falarmos português entre nós e deu super certo!

Fiz amizades com gente do japão, belgica, italia, suiça, frança, ice land, turquia..

Como estava no sul da california pude ir pra santa monica, holywood, venice, las vegas, hermosa beach, fui em várias praias em SD.. foi um mês maravilhoso! Só não fui para o méxico por falta de final de semana livre! mas era facinho.. hahahaha

Se você for pra SD garanto que não irá se decepcionar!

Se decidir SD e quiser mais dicas fale comigo! ;*

Elaine Moraes

Elaine Moraes Campinas

respondeu 3 anos atrás

Oi Ju!Dá uma olhada neste link www,e-dublin.com.br ,tem tudo sobre intercambio,inclusive de um mes,para vários lugares,e é altamente confiável!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Melbourne, Gold Coast, Sidney, Malta, Vancouver, Califórnia, Canadá, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Ju

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.