Viver legalmente em Portugal!


  Portugal, Coimbra, Lisboa, Porto, Europa  1652 visualizações

Hoje é um dia muito especial e para se comemorar!

Finalmente o SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal) resolveu liberar a minha autorização de residência aqui no país!

Em comemoração, resolvi falar por aqui das opções de autorização de residência e vistos para aqueles que desejam viver por aqui.

Tipos de Visto que os brasileiros podem ter em Portugal

  • Visto para estudos ou estágios


O meu primeiro visto em Portugal foi assim. Como fiz intercâmbio (que aqui eles chamam de mobilidade Erasmus), precisei de um desses para estar no país, pois fiquei durante mais de 90 dias que são permitidos pelos turistas na União Europeia.

Leia também: O que eu aprendi fazendo intercâmbio?

Para solicitá-lo, você deve apresentar ao Consulado Português no Brasil os documentos de que alguma instituição de ensino de Portugal já te aceitou como aluno (Carta de Aceite), comprovativos de renda (comprovante da bolsa de estudo, por exemplo) e seu passaporte com validade superior ao período de sua estada no país.

Aqui você pode fazer a graduação toda, parte dela, MBA, mestrados, doutorados e outros cursos profissionalizantes. 

  • Visto de Trabalho


Esse visto pode ser solicitado junto ao Consulado Português no Brasil mediante apresentação de uma carta convite ou contrato de trabalho ou promessa de contrato de trabalho de uma empresa enquando ainda se está no Brasil.

Com essa carta em mãos, a pessoa consegue solicitar o visto de trabalho para Portugal no consulado Veja o passo a passo completo de como conseguir. Esse, sem dúvida, é o visto para Portugal mais cobiçado.

  • Visto Empreendedor


Abrindo um negócio/empresa em Portugal é possível conseguir o visto de empreendedor – D2. Para isso, é necessário ter meios de subsistência em Portugal (que podem ser extratos bancários, ou declaração de IR brasileiro) e projetos de abertura de empresa juntamente aos comprovativos de investimentos no país (aquisição de imóveis, por exemplo).

  • Startup Visa


O Governo de Portugal anunciou um novo tipo de visto para 2018, focado em pessoas que tenham ideias inovadoras e startups já existentes no Brasil que queiram mudar para o país.

A ideia desse visto é atrair empresas que tenham potencial para atingir um valor de 350 mil euros em três anos ou um volume de negócios superior a 500 mil euros/ano. Além disso, é preciso prestar serviços ou ter produtos inovadores.

Fonte: Eurodicas

  • Golden Visa


O Golden Visaé um programa que concede vistos para pessoas que invistam uma boa quantidade de dinheiro no país. Para conquistar esse tipo de visto é necessário fazer um investimento em Portugal de, no mínimo 500 mil euros. Não é para qualquer um… mas…

  • Visto de rendas próprias (Visto D7)


Esse é o visto que eu preferia ter… Se você é aposentado ou “vive de rendimentos financeiros” (como aplicações, por exemplo) pode solicitar esse visto. O valor mínimo de ‘rendimento’ que você precisa ter é de um salário mínimo português (que hoje está em torno de 557 euros).

Reagrupamento familiar
Além de todos esses tipos de vistos, os familiares de quem vier viver em Portugal entram com a autorização de residência através de Reagrupamento Familiar em todos os tipos de vistos. Para isso é preciso comprovar que tem condições financeiras de ter dependentes, e dar entrada no processo no SEF (após ler sobre toda a burocracia do sistema, é claro).

Sobre ir para Portugal sem visto algum…
Existem muitas pessoas que pulam a etapa do visto e vêm para Portugal como turista. Depois que chegam no país elas começam a procurar emprego, decidem investir no país e até mesmo se matriculam em cursos e acabam por conseguir diretamente a Autorização de Residência no País (temporária) mediante o aceite do SEFou não.

Se você está planejando se mudar para cá: pesquise muito. Saiba na fonte direta (que é o site do Consulado Português e do SEF) sobre toda a documentação que você precisa e sobre todas as condições que o esperam, independente de vir para cá como turista ou já com visto.

Espero que o post tenha esclarecido algumas informações.

Agora bora comemorar! 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Portugal, Coimbra, Lisboa, Porto, Europa,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.