Viajando pela Califórnia - 2

San Francisco  2301 visualizações

Olá, Dubbers!!!
Estou de volta, com mais um pouco das nossas aventuras pela Califórnia.
Desta vez fomos de Palm Springs para São Francisco, de carro, numa viagem de, aproximadamente, 9 horas, já considerando dois congestionamentos na estrada e o congestionamento na entrada de SF.
Bem, tudo começou pela estrada. Saímos de Palm Springs no dia 08/08, por volta de 09:30h e partimos ao enfrentamento das 486 milhas que nos separavam do destino. As estradas são boas, bem sinalizadas, tem limite de velocidade que varia de 65 a 70 MPH (milhas por hora), que dá entre 100 e 120 KM/H.
As estradas estão identificadas por letras e números, igual no Brasil.
Pegamos, na seqüência: CA-111, I-10, CA-210, I-5, I-580 e I-80.
A estrada mais maçante foi a I-5, que pegamos a partir de São Fernando, e fomos nela até a área de Vernalis. "Por quê ela é maçante?", vocês me perguntariam, e a resposta é muito simples:De São Fernando até Grapevine ela é uma estrada maravilhosa, com quatro pistas em cada direção, depois ela é uma estrada de duas pistas, em cada direção, sem contar que é, praticamente, reta em toda esse trajeto, o que torna a viagem cansativa, apesar de ter belas paisagens de plantações, durante alguns trechos... Eu a apelidei de Infinita-5, porque parece que não acaba nunca! Até acho que a Banda Engenheiros do Havaí passou por ela, antes de compor Infinita Highway!
Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 1

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 2
Importante dar uma parada a cada 3 horas, para descansar, tomar um café, ou água, e encher o tanque do carro. Claro que o carro não gasta um tanque a cada 3 horas, mas meio, e custou, pra nós, entre US$ 18,00 e US$ 20,00 para completar meio tanque da Hyundai Santafe.
Dica importante para estradas da Califórnia: Não há pedágios, mas existe, em alguns trechos urbanos, as Pool Car Lanes, que são as faixas expressas, da extrema esquerda da estrada, onde só podem entrar carros com mais de duas pessoas, que tenha um aparelho chamado Fastrack. Se você pegar esta pista, e não tiver o aparelho, pode ser multado em mais de US$ 400,00, e a multa pra quem joga lixo na estrada é de US$ 1.000,00.
Não fizemos o caminho da costa californiana porque Palm Springs é no deserto e seria muito sacrificante para nossas acompanhantes: minha sogra e a mãe do meu amigo! Considerando que aumenta o tempo da viagem em, aproximadamente, duas horas!
Para não dizer que não há pedágios, na travessia da Bay Bridge, entre Oakland e São Francisco, paga-se US$ 6,00, de pedágio!
Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 3
Ficamos no Surf Motel, na Lombard Street. Chegamos lá quase 19:00h.
O Hotel não é lá essas coisas, mas é barato e as camas são boas. Mas não espere uma limpeza impecável, porque não tem. Necessita urgente de refornas! Considerando só dormir, estava bom! São Francisco é uma das cidades de custo mais alto, por aqui. Mas não faltam opções de hospedagem. Como ficaíamos só dois dias, deu tudo certo!
Na noite do dia 08 jantamos no Chubby Noodle, que serve macarrão ao estilo coreano, e é muito bom! A conta, pra quatro pessoas, sem bebidas, deu US$ 70,00.
Dia seguinte, tempo frio e nublado, fomos para a Ponte Golden Gate. Todos os trajetos da cidade faríamos a pé ou de transporte público. E o ônibus é barato: custa US$ 2,75, e a gente recebe um ticket que dá direito a usar qualquer outro ônibus por um período que varia de 1 hora e meia a 4 horas... pelo menos foi o que o recepcionista do hotel explicou, mas, curiosamente, ao pegarmos o ônibus às 09:30h, nossos tickets valiam até 18:30h. À noite, pegamos o ônibus por volta de 19:00h e o ticket valia até 22:30h, uma maravilha!
Na Golden Gate, um pouco de tristeza, porque o tempo estava feio, e a ponte com as torres parcialmente cobertas pela névoa. Eu queria, muito, que estivesse sol, para podermos atravessá-la caminhando... não deu!
Dica pra quem quer passar pela ponte de carro: Na volta tem pedágio! Se você não tem o aparelho, pode entrar na internet e pagar o pedágio com cartão de crédito, informando a placa do carro e a hora em que passou, com prazo de até 24 horas!
ponte Golden Gate coberta

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 4

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 5

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 6

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 7
Depois da ponte fomos ao Golden Gate Park, que não fica nem perto da ponte, mas tem o apelido igual!
O parque é imenso, e só conseguimos andar por uma parte dele!
Conhecemos a estufa de flores, US$ 8,00 (adultos) e US$ 6,00 (senior +65a). Aliás, paga-se para entrar na estufa das flores, no jardim japonês, no de Young Museum e no Jardim Botânico! Enfim, só não se paga para andar pelo parque!!!
Lugar lindo, lembra um pouco o Central Park, por ser na cidade, e ter várias ruas que o cortam. Cuidado com os carros!
Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 8

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 9

Borboletário da estufa das flores:

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 10

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 11

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 12

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 13

Depois que voltamos do Golden Gate Park, o ônibus passou pela ponte e a névoa tinha acabado. Como eu não queria andar mais nem meio metro, só tirei uma foto!
Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 14
Fomos para o hotel, e antes de entrarmos, almoçamos no Mel’s Drive In, um restaurante lindo todo no estilo anos 1950, com um cardápio bom, barato e gostoso. O mais interessante: o restaurante foi visitado pelo Guy Fierry, do Food Network. Eu comi o All American Meat Loaf: bolo de carne com purê de batata e vegetais salteados. Muito bom!

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 15

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 16

Depois do almoço, e de um merecido descanso, fomos para Fisherman’s Wharf e pegamos o bonde, conhecido como Cable Car! Muito legal! Nostálgico! O preço? US$ 7,00 por pessoa por viagem!

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 17

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 18
Nossa aventura terminou na Market Street, no centro comercial da cidade. Demos uma olhadinha no shopping da Bloomingdales (que tem escadas rolantes curvas!) e voltamos para o hotel.

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 19

Antes de chegar no hotel, jantamos no Ihop, uma rede especializada em café da manhã, mas que, também, serve boas refeições, e é barato! Vale a pena!
Dia 10/08, volta pra casa! André e eu tomamos o café da manhã no Ihope, porque perdemos o horário do hotel (mas o café da manhã do hotel não é tudo isso, mesmo!!) e saímos por volta de 10:30h.

Café da manhã do Ihop: Duas torradas francesas, dois ovos, duas fatias de bacon, duas linguiças e duas panquecas (que não aparecem na foto!), café ou suco no modo refil: você bebe e pede mais, e mais...

Luis Lima adicionou foto de San Francisco Foto 20
Tempo estimado da viagem 5:45h, tempo total da viagem 12:40h. Motivo: acidente na I-5, em Grapevine, justamente onde a estrada ganha, novamente, 4 pistas, mas só havia uma liberada, porque um caminhão com um carregamento de bobinas de papel se acidentou e pegou fogo!
Cômputo geral da viagem: deliciosa! Preciso voltar a San Francisco mais vezes!