Um caso de AMOR por PEQUENAS cidades:


  Japão, Holanda, Inglaterra, Rússia, Espanha, Itália  2987 visualizações

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Japão,Holanda,Inglaterra,Rússia,Espanha,Itália Foto 1

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Japão,Holanda,Inglaterra,Rússia,Espanha,Itália Foto 2

Eu tenho uma regra básica de viagem, uma premissa: a cada jornada, apenas um país é escolhido. Sou adepta do slow travel. Quando eu digo slow, é devagar de verdade. Aquelas viagens de cinco, seis, até dez países em duas semanas, nem pensar! Não funciona para mim. Em novembro de 2015 passei quinze dias em Florença. Um amigo me disse: para mim você “morou” 15 dias em Florença.

A razão principal desta opção é que eu acredito que um país tem muito a nos oferecer e às vezes as atrações mais marcantes estão longe das capitais ou dos grandes centros, onde temos mais chances de vivenciarmos experiências mais significativas, deixando assim sua marca, como tatuagem, em nossa alma. 

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Japão,Holanda,Inglaterra,Rússia,Espanha,Itália Foto 3

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Japão,Holanda,Inglaterra,Rússia,Espanha,Itália Foto 4

Dito isso, afirmo com muita convicção que eu tenho um caso de amor infinito com as pequenas cidades do mundo: Omsk e Tomsk (Sibéria – Rússia), Edam e Haarlem (Holanda), Verona e Siena (Itália), Takayama (Japão), Girona e Córdoba (Espanha), Bath e Glastonbury (Inglaterra), Nuremberg e Münster (Alemanha) apenas para citar algumas.

As cidades pequenas são cheias de charme, de aconchego, de história e de muitas maneiras nos permitem participar mais de seu cotidiano, nos aceitam mais em seu contexto. Há uma troca maior entre nós turistas e as cidades menores, de ritmo mais lento.

Posso gastar apenas um dia em algumas dessas cidades ou me deixar ficar por dois, três dias, percorrendo suas ruas e vielas, muitas vezes quase vazias, tentando desvendar os seus mistérios, os seus segredos, seu funcionamento. 

Muitas vezes saio delas como entrei: sem entender, sem conhecer seus caminhos mais profundos, mas com certeza tendo vivido momentos que me modificaram, contribuíram para mudanças, pequenas ou não, em minha atuação como ser humano, pois as experiências costumam ser mais marcantes uma vez que o ritmo está longe de ser frenético.

Além disso, nas cidades pequenas posso utilizar meus pés e pernas para me locomover, pois as distâncias são mais curtas e assim vou sorvendo os lugares e suas nuances, suas cores e seus aromas. Vou observando sua gente.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Japão,Holanda,Inglaterra,Rússia,Espanha,Itália Foto 5

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Japão,Holanda,Inglaterra,Rússia,Espanha,Itália Foto 6

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Japão,Holanda,Inglaterra,Rússia,Espanha,Itália Foto 7

Tenho tido deliciosas surpresas ao sair de grandes centros, como em Girona, Espanha, onde um senhor nos parou no meio da rua para conversar sobre sua Girona Aimada, tão gentil e apaixonado e em uma livraria, na mesma cidade, lugar que gastamos muito tempo conversando com o dono sobre livros e idiomas, traduções e cultura.

Isso sem falar no senhorzinho que correu uns 200 metros comigo, durante a meia maratona de Padova, Itália, gritando "bella", quando viu que estava começando a quebrar. Ele salvou a minha corrida. Graças a ele cruzei a linha de chegada.

O que dizer do atendente da pizzaria que ficou jogando conversa fora com a gente, falando da vida na cidade, enquanto assava pizzas? 

Em Córdoba experimentamos os banhos árabes e quando saímos para a quente noite andaluza, sentamo-nos ao ar livre, molhados ainda, para vinhos e gazpachos. A noite estava silenciosa e a Mesquita resplandecia sob as luzes artificiais.

Isso sem falar no bar que paramos para comer tortillas, onde gastamos quase uma tarde conversando com o atendente que parecia com o ator Javier Bardem.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Japão,Holanda,Inglaterra,Rússia,Espanha,Itália Foto 8

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Japão,Holanda,Inglaterra,Rússia,Espanha,Itália Foto 9

Em Omsk e Tomsk, na Sibéria, encontramos ótimos papos: uma senhora na pequena igreja nos explicou sobre os símbolos ortodoxos russos. Um jovem no Centro de Repressão levou horas conversando com a gente sobre os terríveis anos do comunismo e sobre a história de sua família. Sua amiga quis saber de onde nós éramos e como tínhamos ido parar tão longe.

Em Takayama vimos a neve cair enquanto tomávamos chá e comíamos bolo. Em uma casa museu uma senhora pequenina e sorridente, se aqueceu junto comigo em um fogo no meio da sala: conversamos, eu falando em um português gesticulado e ela em um japonês comedido. Como? Pura magia, dessas que encontramos nas cidades que nos acolhem. Se fechar os olhos, sinto tudo novamente.

Em Nuremberg, os recepcionistas do Memorial do Julgamento de Nuremberg conversaram longamente conosco sobre justiça e sobre cultura e nos deixaram voltar depois para entrar na icônica sala 600. Em um dos restaurantes, o garçom conversou sobre futebol quando soube que éramos brasileiros. Sem zoação. 

Em Münster a garçonete de um dos restaurantes que jantamos, ficou curiosa e perguntou qual a nossa nacionalidade e sem pressa alguma ficou trocando uma ideia conosco. 

Em Edam a senhora abriu um museu só para nós. Depois a encontramos comprando pão e voltando para casa em um fim de tarde escuro e frio na Holanda. Em Bath, diante de minha frustração nos Banhos Romanos, pois queria ficar mais tempo, o guarda carimbou o meu bilhete e me disse: volte amanhã! 

As fitinhas do Sr. do Bonfim fizeram sucesso no restaurante do hotel em que nos hospedamos na cidade: todas as garçonetes vieram nos pedir uma e o gerente deu risada com a movimentação. Sem stress. Sem pressa. Sem agonia.

Nas cidades menores temos tempo de absorver os climas, as experiências, os novos conhecimentos. Temos tempo de mudar a roupa da alma. O ritmo menos agitado, nos permite o contato.

As cidades pequenas me permitem construir memórias afetivas com paciência e delicadeza, que eu carrego comigo, contribuindo para a construção do que sou: uma colcha de retalhos.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Japão,Holanda,Inglaterra,Rússia,Espanha,Itália Foto 10

Eu adoro Londres, Amsterdam e Moscou. Petersburgo é maravilhosa. Tóquio e Mexico DF são intensamente deliciosas, mas para sentir um país, me embebedar de sua cultura, impregnar-me com sua beleza (nem sempre óbvia) eu prefiro o charme das cidades menores, mesmo tendo a certeza da multiplicidade de um país que em qualquer lugar oferece bons momentos para quem se abre para ele. 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Gostei da sua forma cativante de relatar o cotidiano, de entrar de mansinho num mundo estranho e deixar, com certeza, uma lembrança simpática de uma brasileira. Afinal, isso tem um valor significativo para os que vão depois.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) comentou 7 anos atrás

Oi Rute... obrigada! Feliz por você ter lido e gostado. Adorei o que você escreveu: gentil e cheio de poesia. Sabe que nunca tinha pensado sob esse prisma? Estamos sempre abrindo caminho e deixando impressões e os que chegam depois sentirão e viverão o que deixarmos para trás, assim como nós o faremos também. Obrigada por me mostrar mais um lado do ser viajante. beijos

Telma Caramelo

Telma Caramelo comentou 7 anos atrás

Que lindo seu relato! Que forma gostosa e generosa de escrever. Me emocionei. Viajar é isso... é colecionar histórias e crescer com elas. Parabéns! Obrigada por compartilhar de forma tão delicada e cheia de ternura! ????????????????

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) comentou 7 anos atrás

oi Telma, lendo sua mensagem foi minha vez de ficar emocionada! Obrigada por tão gentis palavras e pela sensibilidade. Fico feliz quando um texto alcança uma pessoa. beijos Ana

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Japão, Holanda, Inglaterra, Rússia, Espanha, Itália,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.