Turismo Ferroviário


  Brasil  37304 visualizações

 O Turismo nos proporciona reais emoções, algumas inesperadas, outras boas e também decepções.  Fatos ocorridos me fizeram remeter a uma aula no curso de agente de viagens, onde foi dito “… nunca se esqueçam: vocês estarão tratando com sonhos, emoção, desejo e sentimento do passageiro! Uma viagem é realizar um sentimento…”.

Aqui no grupo, nesse tempo em que faço parte, li muito sobre duvidas e dicas de turismo de trem pelo mundo. São perguntas sobre compra de bilhetes, qual estação, horários, multidestinos, em suma, varias opções de passeios existentes e realizáveis, espalhados, dinamizando o potencial de visitação das localidades.

Depois de obter uma informação inesperada e decepcionante, me veio à ideia de fazer esse post sobre Passeios de Trem no Brasil.

Para alguns pode ser até estranho (será mesmo que tem?).  Acredito que em um grupo desse porte vários estão pensando “… Trem da Serra do Mar (Paranaguá)…”.

Infelizmente, não é a mesma situação que você pode ir de um País a outro, como na Europa ou fazer longas distancias dentro de um mesmo País, observando paisagens diferentes.

Contudo, ainda temos, concordo que poucas opções observando a imensidão desse Continente chamado Brasil, mas alguns trechos ainda resistem.

A ideia é poder identificar os passeios existentes e que sirva de dica aos quem gostam de passear de trem e tiver oportunidade, fazê-lo; usufrua e divulgue, para que não sejam desativados no futuro.

Passeios de Trem no Brasil

  • Trem da Serra do Mar – Curitiba / Morretes / Paranaguá (PR)

Também chamado de Ferrovia imperial, Serra verde express da Graciosa, é um passeio de trem que atravessa a serra do mar na costa do Paraná, atravessando o Parque Estatual do Marumbi (com cachoeiras e mirante), Passa em Morretes – famoso pelo prato típico a Barreado, indo até o Litoral na cidade de Paranaguá.

http://www.serraverdeexpress.com.br/site/

  • Trem do Vinho – Bento Gonçalves/Garibaldi/Carlos Barbosa (RS)

Esse é bem tradicional. Já começa na Estação de Bento Gonçalves com musica regional recepcionando o turista. Ao longo passeio há grupos musicais alegrando o passeio e nas estações degustação de vinhos e queijos, além de poder comprar os produtos locais.

https://www.giordaniturismo.com.br/mariafumaca/

  • Trem de Anhumas – Campinas/Jaguariúna (SP)

Passeio próximo da capital, onde em uma Maria Fumaça, faz o trecho entre campinas a Jaguariúna, com uma parada em Tanquinhos, observando ao longo da paisagem das fazendas e da natureza.  Chegando a Jaguariúna há lojas, restaurante, lanchonete na estação, para curtir e relaxar.

http://www.mariafumacacampinas.com.br/

  • Trem Turístico Luz – São Paulo/Paranapiacaba (SP)

Esse passeio passou por anos desativado, porém, de algum modo voltou, restrito em relação a horários, mas ainda bem que voltou.  Era conhecido com o Trem para Paranapiacaba.

Sai da Estação da Luz com destino ao topo da Serra do Mar Paulistana, na cidade de Paranapiacaba. Lá encontra-se a Vila inglesa, antiga vila dos funcionários da ferrovia, hoje são moradores e tem B&B, como opção de dormir. Há o museu da ferrovia, trilhas pela Serra do Mar, Mirante, etc. No inverno há o festival de musica.

Observação: Não entre nas trilhas da Serra do Mar, sem um Guia local credenciado que conheça os caminhos das Cachoeiras. São vários incidentes noticiados com esse tipo de imprudência.  http://www.paranapiacabaecotur.com/

http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Trajetos/Paginas/Trem-Expresso-Paranapiacaba.aspx  (ao entrarem no site, verifiquem os campos: calendário e vagas, tarifas e onde comprar, além do destino desejado)

Trem dos Ingleses, São Paulo – Paranapiacaba.

O passeio de maria-fumaça acontece apenas de domingos e feriados e dura em torno de 20 minutos. Além disso, você também pode conhecer o Museu Ferroviário de Paranapiacaba.

Preço: R$3,00 (por pessoa + Museu Ferroviário)

  • Trem da Ferro Oeste de Minas – São João del Rey/Tiradentes (MG)

Tradicional na região serrana mineira, esse passeio liga duas cidades históricas famosas em Minas Gerais: São João del Rey a Tiradentes. É um trecho não longo, mas de uma paisagem belíssima. Por ser curto, há vários horários, podendo fazer o início de qualquer cidade, lembrando o horário da passagem de volta.  Na estação há um carro adaptado com roupas antigas onde pode tirar fotos com roupas de época. Em Tiradentes fica bem próximo do centro histórico, onde há varias opções de restaurantes, lojas e a riqueza histórica conservada .

Estação São João del-Rei

Rua Hermilia Alvoes, 366, Centro

São João Del-Rei/MG, Brasil

  1. +55 (32) 3371-8485
  • Trem da Vale – Ouro Preto/Mariana (MG)

Outro ponto turístico dentro do conjunto das cidades históricas mineiras, esse trecho operado e recuperado pela Vale do Rio Doce, faz a ligação entre essas duas cidades por um caminho belo de tuneis e vales belíssimos.

http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/trem-turistico-ouro-preto-mariana/Paginas/default.aspx

  • Trem da Vale – Belo Horizonte/ Cariacica – (MG/ES)

Eis um passeio interestadual. Sim existe!

Mesmo não sendo turística, acredito que sirva como um atrativo. Com duas categorias de carros de passageiros e carro restaurante. É um trajeto longo e que liga a capital mineira ao litoral capixaba.

http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Vitoria-Minas/Paginas/default.aspx

  • Estrada de Ferro Carajás – Paraupebas/São Luís (PA/MA)

Também não é turística mas serve de transporte publico entre as duas cidades, passando por outras 15 ao longo do caminho e ajuda muito como transporte alternativo (auto/ônibus) nas épocas das chuvas. Tem entretenimento a bordo, além de carro restaurante e ar condicionado.

http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Service-Carajas/Paginas/default.aspx

  • Trem das Aguas – São Lourenço/Soledade de Minas (MG)

Além do Parque de São Lourenço com banhos termais e suas aguas minerais, a cidade oferece esse outro atrativo, um passeio curto de trem, mas bem simpático.

Com degustação e musica regional, o trajeto margeia o Rio Verde apresentando um belo visual. Em Soledade, você encontra doces, artesanatos, cachaças  e queijos para comprar.

https://abpfsuldeminas.com/trem-das-aguas/

  • Trem Serra da Mantiqueira – Passa Quatro/Coronel Fulgêncio (MG)

Passeio curto na bela Serra da Mantiqueira,  sendo destaque a corredeira Manacá e a Ponte Estrela. Tem exposição fotográfica, feira de artesanato e artigos típicos locais.

http://www.tremdaserradamantiqueira.com.br/

  • Trem de Guararema – Guararema/Vila Luís Carlos (SP)

Trecho novo de passeios ferroviário, com bela paisagem e comercio típico, em conjunto da revitalização da estação histórica.

http://www.tremdeguararema.com.br/

  • Trem Alto do Lajeado – Campos do Jordão/Santo Antônio do Pinhal (SP)

Conhecido como Emilio Ribas em Campos do Jordão, é uma automotriz que atravessa a cidade e desce parte da Serra da Mantiqueira até a Estação de Eugenio Lefevre.  Ótimas paisagens, ótima opção para quem está em turismo em Campos do Jordão.

http://www.efcj.sp.gov.br/index.php/servicos-roteiros-ferroviarios/emilio-ribas-campos-do-jordao-santo-antonio-do-pinhal

  • Trem Pindamonhangaba/Campos do Jordão (SP)

Fica a dica que há outros passeios em Pindamonhangaba divulgado no site.

O destaque fica entre as duas cidades. A subida da Serra, a beleza e paisagem são os destaques desse trajeto.  Com locomotiva a vapor, restaura o tempo idos a remota cidade da cura.

 http://www.efcj.sp.gov.br/index.php/servicos-roteiros-ferroviarios/pindamonhangaba-campos-do-jordao

  • Trem Turístico Moita Bonita – Paraguaçu Paulista (SP)

Mais um novo projeto turístico desenvolvido pela cidade de Paraguaçu Paulista, iniciado na elevação de seu grau de Estancia Turística. Um atrativo novo na cidade e para a região, com a parada na Estação Sapezal, onde se encontra o Memorial das Irmãs Galvão.

Paradas obrigatórias para dar pressão na locomotiva, serve para os passageiros tirarem fotos do passeio.

http://www.eparaguacu.sp.gov.br/mariafumaca.asp

  • Trem do Forro – Recife/Cabo de Santo Agostinho (PE) - Temporal

Tipicamente cultural, leva a musica para um passeio regional aos turistas. Funciona no mês das festas juninas, onde são forte as festas locais. O turista encontrará muita musica, artesanato e feiras típicas, e muita festança.

http://www.tremdoforro.com.br/

  • Trem da Termas – Marcelino Ramos/Piratuba (RS/SC)

Desenvolvendo um projeto de atrativo turístico, inicia-se o projeto de passeio de trem entre as cidades, ajudando a divulgar o termas de Marcelino Ramos e desenvolvendo Piratuba. Margeando o Rio do Peixe e com apoio da ABPF, tem seu ponto a passagem pela ponte do Rio Uruguai.  Há musicas e serviços de bordo. 

http://abpfsc.com.br/web/piratuba/index.php?p=passeios#passeios

Em alguns sites acima, encontrarão outros passeios de trens, como o Turístico de Jundiaí (SP), Mogi das Cruzes(SP), Rio Negrinho (SC), Apiúna(SC), que podem ser pesquisadas dentro dos próprios sites.

Os passeios do Trem do Pantanal e Serras Capixabas foram suspensos e/ou desativados (até o presente post), o que lamento muito o fato decorrente.

Caso tenham conhecimento de outros roteiros, passeios, de trens que tenham interesse cultural e turístico, divulguem.

Fica minha dica !

Abçs

Fernando Ceron

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Muito legal mesmo!!!

Rhode Tatiane Ramos

Rhode Tatiane Ramos comentou 7 anos atrás

fiz o passeio de trem de Jaguariúna e foi muito bom... adorei e recomendo para todo mundo.

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Paulino Grato pela atenção. Já fiz a correção devida.

Eliane Souza

Eliane Souza comentou 7 anos atrás

Adorei! Não conhecia o Trem do Vinho e agora quero conhecer rss.

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

Oi, Fernando! Muito legal sua postagem. Ando muito interessada nesse tipo de turismo, nunca havia andado de trem ate ir para Gramado em 2014 e fazer o passeio do "trem do vinho" (maria fumaça), fiquei encantada, apesar de tão pouco o tempo, depois disso fiz um passeio de 15 min em SP no trem cultural dos imigrantes (na Associação em frente ao Museu da Imigração), é bem curtinho mas vale a pena. Enfim, descobri que sou apaixonada por trens e quero fazer todos que puder rsrs, estou de olho nesses turísticos de SP e no MG/ES, e me arrependo de não ter feito em Campos do Jordão, preciso voltar lá só para isso. :D

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Eliane, vá sim. Passeio muito bom nas serras gauchas.

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Lou Mariano, Que bom que gostou. A ideia é essa mesma, despertar a vontade de fazer o passeio e curtir. Contente em ter ajudado no seu anseio. Faça bons passeios.

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira comentou 7 anos atrás

Adorei as várias dicas....me interessou muito o de curitiba e bento gonçalves...

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.