Sobre Sua Bagagem: Dicas Práticas e Inteligentes


  Europa  4444 visualizações

 
Daniel Ribeiro adicionou foto de Europa Foto 1
 
Não canso de falar da importância de se viajar com pouca bagagem, de forma leve! Você nunca vai encontrar um viajante que, depois de várias viagens, diz: “A cada ano eu levo mais coisa na mala!” A verdade é que dá para medir um viajante experiente pela quantidade de bagagem que ele leva. Não tem jeito, você não vai conseguir viajar pesado, feliz e barato. Escolha apenas dois. 
 
 
“…na sua viagem você só vai encontrar dois tipos de viajantes, os que estão viajando leve e os que gostariam de estar.”
 
 
Faça sua bagagem se destacar das demais principalmente se sua bagagem for preta e bem comum. Usar uma fita colorida. Algoz que a faça se destacar das malas normais já é o suficiente tanto para você encontrá-la na esteira de bagagem ou para ser encontrada pela equipe da companhia aérea caso aconteça um extravio.
 
Se prepare para perder a bagagem e deixe coisas que você não pode perder de jeito nenhum em casa. Infelizmente os problemas acontecem e, apenas nesse caso, devemos nos preparar para o pior cenário. Então mantenha umas peças de roupa para emergência e seus artigos mais importantes na sua bagagem de mão. Isso inclui seus documentos, detalhes de reservas e eletrônicos.
 
Lugares quentes podem se tornar frios durante a noite. Mesmo que você vá no verão leve um casaco leve. Melhor que carregar um grande casaco de frio, utilize as roupas em camadas. É uma forma de carregar menos volume e é mais fácil de lidar quando o frio não é tão forte.
 
Considere levar uma bagagem extra, existem bolsas de pano dobráveis. Essas são boas opções caso decida voltar para casa com mais coisa. Uma mala dobrável cabe em qualquer cantinho da sua bagagem e vai ser bem utilizada caso escolha comprar algumas lembranças a mais para a família.
 
Embalar à vácuo é uma ótima opção, principalmente se você estiver indo no inverno ou precisar levar roupas volumosas. Esse produto pode ser encontrado em lojas de camping. É um saco de plástico que te permite comprimir o volume interno, funciona muito bem para casacos grandes, cachecóis e roupas que ocupam muito espaço na mala.
 
 
Mochila ou Mala?
 
Essa é uma das dúvidas mais frequentes. Ainda é muito comum os viajantes olharem para a mochila como um artigo para jovens despreocupados e desapegados, e com isso não pensam duas vezes na hora e optar pela mala. Como a maioria dos jovens, nas minhas primeiras viagens não havia escolha, tinha que viajar no estilo mochilão. Mas com o tempo eu fui dando ainda mais valor à mochila, a facilidade de andar pelas ruas antigas de pedra, o corre-corre em entre um trem e outro, escadas e o benefício e facilidade de ter as duas mãos livres, mostraram que a mochila seria minha melhor escolha.
 
Eu, até hoje, ainda uso mochila como minha bagagem de viagem. E minha recomendação é que você use como base para sua decisão, a força na sua coluna. O dia vai chegar e eu terei que puxar minha mala de rodinhas pela Europa, mas enquanto esse dia não chegar, prefiro carregar minha mochila velha de guerra e manter minha mobilidade.
 
 
“Você nunca vai encontrar um viajante que, depois de várias viagens, diz: A cada ano eu levo mais coisa na mala!”
 
 
Não importa sua escolha, apenas viaje leve!
 
Você deve assumir uma autoimposição de viajar com apenas uma bagagem. Num primeiro momento pode parecer pouco, mas dá certo e no final ainda vai me agradecer. Depois de desfrutar da mobilidade e da liberdade que viajar leve te traz, nunca mais vai pensar diferente!
 
Você vai andar com sua bagagem por mais tempo que pensa. Caso esteja na dúvida se está levando muita coisa, faça um teste. Faça a mala, vá para o centro da cidade e ande por uma hora com ela... se no final você ainda estiver bem, sua bagagem está adequada.
 
Viajar leve é um estilo de vida, não apenas para economizar tempo e dinheiro. Muita bagagem estampa na sua cara “eu sou um turista”, é quando fica mais difícil de ir além do cartão postal! Mudar de local, é mais difícil, golpistas te veem como uma figura fácil... viajar leve te dá mobilidade e controle sobre sua viagem. Leve esse conselho à sério!
 
Entenda os detalhes. Infelizmente o objetivo da maioria das bagagens disponíveis no mercado não ser eficiente, e sim serem vendidas mais facilmente. Então é importante ter bastante atenção nos modelos, peso e o real volume (além de o material usado, tipo de zíper, quantidade e compartimentos) de cada uma delas.
 
Evite (ou ao menos diminua) os líquidos, eles são o terror para quem quer viajar leve. Líquido (e gel) são pesados, tem uma grande chance de vazar dentro da mala (principalmente nos voos). Além disso os líquidos são extremamente suspeitos para os seguranças nos aeroportos. Lembre-se o limite para levar na bagagem de mão é de 100ml, e não adianta levar o frasco pela metade. O franco não pode ter mais de 100ml, mesmo não estando completamente cheio.
 
 
“Caso realmente precise de algo durante a viagem, compre. Se não encontrar esse item, se pergunte como meio bilhão de europeus conseguem viver sem ele.”
 
 
Lave sua roupa. Não tem jeito, para levar pouca coisa numa viagem você vai precisar lavar sua roupa pelo caminho, não importa se vai viajar por duas semana ou por três meses. Pode usar desde a lavanderia da esquina até a pia do banheiro. Faça isso constantemente e lavar roupa estará mais para escovar os dentes do que um evento em que você precisa tirar o dia para fazer.
 
Mas afinal, como fazer tudo caber tudo em pouco espaço? Não se prepare para o pior cenário, se prepare para o melhor. Pense no que pode fazer sem um determinado item e não o que pode ser feito como ele... na dúvida deixe em casa! Caso realmente precise de algo durante a viagem, compre. Se não encontrar esse item, se pergunte como meio bilhão de europeus conseguem viver sem ele.
 
Não leve 5 barras de sabonetes e 4 tubos de pasta de dentre, leve um de cada, dos pequenos, para começar e compre o resto no caminho. É uma experiência interessante entrar numa loja na Eslováquia e comprar algo que pode ser uma pasta de dentes.
 
E não se esqueça... na sua viagem você só vai encontrar dois tipos de viajantes, os que estão viajando leve e os que gostariam de estar.
 
Abraços,
 
Daniel Ribeiro
GoEuropa.com.br
 
Se você gostou dessa dica, eu tenho uma ainda melhor! Eu preparei um ebook, completamente gratuito, com ainda mais dicas para sua viagem para Europa. Para receber esse ebook gratuitamente é só clicar aqui.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Bernardo Cunha

Bernardo Cunha comentou 8 anos atrás

Valeu pelas dicas!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.