Sobre a Permissão Internacional para Dirigir (PID)


  América, Europa, Ásia, Oceania  2784 visualizações

Todo mundo fala que precisar não precisa, mas quando fui alugar um carro na Itália não consegui porque não tinha essa autorização. E nos Estados Unidos meu cunhado também tentou alugar um carro só com a carteira de habilitação do Brasil e não conseguiu! Então se você está planejando alugar um carro em outro país e cair na estrada tranquilo o melhor a fazer é tirar a Permissão Internacional para Dirigir.

Saiba:

1º: você precisa ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida e com foto.

2º: a validade da PID é a mesma da CNH por isso antes de viagem confirme tudo pois dependendo compensa renovar a CNH e depois fazer a PID para ficar válida por mais tempo.

3º: Sabemos que você só consegue renovar a CNH com 30 dias antes do término do prazo de validade, mas em casos excepcionais o interessado pode apresentar documentos que comprovem o motivo (passagem aérea, contrato de trabalho no exterior etc) na Ciretran em que sua CNH está cadastrada e renovar antes desse um mês.

4º: Cada Detran tem suas regras, exigências, processos e valores, então, consulte o Detran do seu Estado.

5º: Não adianta você ter a sua CNH expedida no estado de São Paulo e tentar tirar a PID no Rio de Janeiro, por exemplo. O Detran orienta que, primeiro, você precisa transferir e atualizar seu cadastro.

6º: A PID não substitui a CNH nem aqui no Brasil e nem em outro país. Se for viajar tem que levar as duas. E se você perder a sua CNH terá que fazer outra.

  

Como fazer sua Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Em cada estado é de um jeito e um preço.

Mas resumindo é: entrar no site do Detran do seu estado, procurar por Permissão Internacional para Dirigir (PID), preencher um formulário, pagar um boleto e em alguns estados você recebe na sua casa via correio ou tem que agendar um dia para retirar a PID no Detran.

 Melissa Stella adicionou foto de América,Europa,Ásia,Oceania Foto 1

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Nina Silva

Nina Silva comentou 6 anos atrás

Superquero! Vou correr atras disso. Valeu a dica ;)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, Europa, Ásia, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.