Shit Happens!


  América, África, Ásia, Europa, Oceania  1693 visualizações

Analúcia Batista adicionou foto de América,África,Ásia,Europa,Oceania Foto 1

Se você está viajando sozinho, pode ser uma viagem curta ou longa e algo lhe acontecer, você está preparado para que a sua família seja avisada?  

Coisas ruins podem acontecer a qualquer momento em qualquer lugar, sem aviso e principalmente quando não estamos prestando atenção ou nem sequer lembrando que coisas ruins acontecem.

Essa semana eu entrei no site da Workaway para continuar a minha saga de conseguir um lugar para trabalhar em troca de hospedagem em Montevidéu e logo na home do site em destaque havia uma solicitação para os usuários cadastrarem um contato em caso de emergência. Achei muito oportuna a ideia de solicitar aos participantes do site, na sua totalidade viajantes que estão procurando por trabalho em terras distantes, que deixassem um contato de emergência cadastrado.

Na hora de preencher essas informações as dúvidas começaram a pipocar na minha mente. Quem eu deixaria como contato? Com certeza alguém que fale e entenda muito bem inglês, principalmente se você está viajando por muitos países diferentes e alguém com controle emocional para receber uma notícia ruim e mesmo assim saber o que fazer naquele momento.

Ninguém se preocupa com esse tipo de informação quando é solicitado o preenchimento de um cadastro durante uma viagem. Naturalmente colocamos no formulário o nosso número de telefone celular e o nosso endereço de e-mail, mas em caso de acontecer um acidente e você ficar incomunicável a quem pessoas do hospital ou do lugar onde você está hospedado irão acionar para comunicar a sua situação de saúde?

Foi pensando em tudo isso que eu quis me cercar de alguma garantia de poder ter a minha família avisada no caso de acontecer alguma coisa comigo durante a minha viagem o mais rápido possível.

O primeiro passo foi fazer esse cadastro no site do Workaway. Coloquei o nome, telefone com código do país e de área e endereço de e-mail de um contato aqui no Brasil. Também escrevi as línguas que esse pessoa fala e o grau de parentesco.

Essas mesmas informações eu pretendo colocar nas fichas que preenchemos em hostels e hotéis com o aviso “In case of emergency please contact:” .

No passaporte existe uma página para escrever os seus dados pessoais e também os dados de algum contato para emergência. Não deixe de preencher essas informações.

Outra medida é colocar tags na mochila e bolsas de viagem com as minhas informações e também com informações de contato em caso de emergência.

Não quero chamar mal agouro, mas acho muito triste uma família perder o contato com um ente querido sendo que do outro lado podem haver pessoas que queiram contatar a família mas não sabem como.

Você tem a preocupação de ajudar que a sua família seja contata em caso de emergência durante uma viagem? Quais são as ações que você toma nesse sentido?

Ana

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

Que ótima observação/dica, Analúcia! A maioria não pensa nisso quando viaja (e falo por mim tb), vou ver essa anotação do passaporte, nem tinha reparado. Não é mau agouro, é cuidado. Confesso que mal aviso a família quando viajo, só pra onde vou, dias de ida e volta e com quem, mas sem detalhes e nem contato de onde fico, sim sou péssima filha/irmã/tia/amiga rsrs, mas já estou mudando isso. Obrigada ;).

Analúcia Batista

Analúcia Batista comentou 7 anos atrás

Oi Lou, eu comecei a pensar muito nesse assunto quando um vez viajando para Foz do Iguaçu e conversando com uma pessoa do hostel onde eu estava hospedada, ele me contou a história de uma garota que sofreu um grave acidente durante a prática de um esporte de aventura e foi para o hospital inconsciente e precisando ser operada com urgência. O médico solicitou que o hostel entrasse em contato com a família urgentemente, mas não havia nenhuma informação de contato, nem na ficha dela, nem nas bagagens e ela estava viajando sozinha. Ninguém sabe dizer o que aconteceu com ela, se ela sobreviveu, se a família a encontrou, absolutamente nada. Achei muito triste essa história e fiquei imaginando a família como deve ficar preocupada sem ter notícias.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, África, Ásia, Europa, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.