3 dicas sobre viagem que eu nunca vou esquecer na minha vida


  América, Europa, África, Ásia, Oceania  3346 visualizações

Analúcia Batista adicionou foto de América,Europa,África,Ásia,Oceania Foto 1

Alguns anos atrás quando comecei a pesquisar sobre viagens de longa duração eu me deparei com milhares de informações na internet. Eram relatos, histórias, dicas, planilhas de Excel com detalhes sobre custos, fotos, vídeos e até pessoas que fazem consultoria para quem quer se jogar em uma aventura como essa, mas não tem ideia de por onde começar.

As informações que eu gostava ia passando para um arquivo tipo Word que eu guardo na nuvem já com a intenção de poder acessar de onde estiver, seja no computador ou no celular (tudo começa a ser pensado como se a viagem já estivesse começado). Guardar essas informações foi a melhor atitude que eu tive, essa ideia facilitou muito a minha vida, porque a quantidade de informações que encontramos é enorme, mas nem todas valem a pena dependendo do tipo de viagem que você vai fazer ou do seu estilo de viajar.

De todas as informações que chegaram até mim, essas 3 dicas que eu recebi da Camila Albani do site Asas e Raízes foram as mais importantes, úteis e sem dúvida as que mais fizeram sentido mesmo antes de eu começar a arrumar a mala. Aliás essas 3 dicas são exatamente sobre a mochila e sobre o que levar nela.

A Camila havia acabado de voltar de uma viagem de 1 ano pelo mundo e eu pedi para ela me encontrar para podermos conversar sobre a viagem dela. Ela generosamente me concedeu algumas horas de papo enquanto tomávamos um café. No meio da conversa ela sacou essas 3 dicas que ela refinou desse um ano de viagens e que eu quero compartilhar com vocês.

Analúcia Batista adicionou foto de América,Europa,África,Ásia,Oceania Foto 2

 Dica número 1 - Leve uma mochila menor do que a você pretende levar.

Mochila é como armário. Enquanto tiver espaço você vai socando mais coisas lá dentro e quem sofre com a decisão de levar uma casa nas costas é você mesmo. É um exercício de desprendimento. As roupas, sapatos e tudo o que você quer levar estão em cima da cama e a mochila pequena aberta ao lado. Você começa o jogo de quebra-cabeça tentando colocar tudo o que caberia em uma mochila de 70 litros em uma de 50 e no fim você acaba cedendo. Tira tudo o que está duplicado, descarta algumas peças que você ama, mas nem sabe se vai usar muito na viagem, dobra tudo como se fosse um origami e finalmente consegue fechar a mochila. Põe ela nas costas e a satisfação de se olhar no espelho e ver uma mochila que não é o dobro do seu tamanho e que ainda por cima está leve vai te dar uma sensação de vitória. Yes, you can!

 Dica número 2 - Tudo e absolutamente tudo o que você precisa, você encontra para comprar pelo caminho.

Essa segunda dica tem tudo o ver com a primeira. Quando você vai fazer uma viagem longa e vai passar muito tempo longe de casa a primeira ideia é a de levar roupas e outras coisas que cubram todas as situações que você imagina que irá passar, seja calor, frio, doença, mal estar, desconforto, etc. Ai a mochila vai ficando mais e mais pesada. Esse é também um exercício de desapego. Imagine levar roupas e sapatos somente para enfrentar no máximo um leve frio. No caso de encontrar temperaturas muito baixa, deixe para comprar um casaco caso a necessidade peça e quando achar que não vai mais usar o casaco se desfaça dele.

Na verdade você só vai sentir o que vai realmente usar mais quando a viagem já estiver acontecendo. Você pode levar 1 shorts e 1 calça jeans e durante a viagem usar mais o shorts do que a calça jeans. Então seria útil comprar mais um shorts e até se desfazer da calça jeans se ela só estiver ocupando espaço.

Saber que o mundo é globalizado e que tudo que é essencial para a sua sobrevivência estará sempre ao seu alcance faz você repensar em tudo o que vai levar e ai a mochila vai ficar menor e mais fácil de ser carregada.

 Dica número 3 - Você só vai usar 3 pares de sapatos.

Essa dica é para as mulheres que estão lendo esse texto. Sapatos são os itens que mais ocupam espaço. Não dá para enrolar eles, fazer uma bolinha e enfiar em um cantinho que está sobrando na mochila. Por isso essa dica é a melhor de todas e só quem é mulher e já fez uma volta ao mundo pode dizer que você só vai precisar de 3 pares de sapatos em toda a viagem. Leve um tênis, um sapato para trekking tipo Timberland e um chinelo tipo Havaianas. E só.

Espero ter iluminado a sua vida com essas dicas e se você também tem uma dica incrível de viagem deixe aqui o seu comentário.

Um beijo, um browser e um aperto de mouse.

Ana

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Mariana Ribas

Mariana Ribas comentou 7 anos atrás

A dica número 3 é ouro! Adorei o texto, Analúcia! E não deixe de compartilhar conosco a sua aventura pelo mundo... Boa viagem!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, Europa, África, Ásia, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.