Sabores, Cores, Aromas e Texturas: o que comer na Rússia:


  Rússia  2701 visualizações

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 1

Passear pela gastronomia de um país é uma atração turística que eu adoro. Estimular a visão, o olfato e especialmente o paladar com novas sensações é uma das experiências que guardo comigo quando volto para casa. E a Russia me proporcionou momentos memoráveis e sabores inesquecíveis (nem sempre agradáveis, é verdade!).

Vamos viajar pelas cores, sabores e texturas da gastronomia russa? Posso afirmar que é uma cozinha descontraída, descomplicada e na maioria das vezes, muito saborosa!

A seguir, muitas cores e poucas palavras! Pode se deliciar sem receio!

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 2Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 3Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 4

Blini é uma espécie de panqueca, embora a cara lembre o nosso crepe. É um prato muito comum no país, encontrado em muitos cardápios. Eu achei a textura muito viscosa e a massa mole demais. Não gostei. 

Logo no meu primeiro almoço na Rússia, eu pedi blini com caviar vermelho. Achei muito ruim! O caviar tem um gosto muito acentuado de maresia e não consegui comer. Ainda tentei o de salmão com queijo, mas lamentavelmente o blini e eu não estabelecemos uma relação de amor. Confesso que foi uma decepção depois de ouvir falar tão bem dele.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 5Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 6

Já com este pequeno salgado russo foi amor à primeira vista! Ou melhor escrevendo: amor à primeira dentada! Delicioso!!! Comi muito e o encontrei em vários formatos: de pãozinho como na foto, de esfiha e de pastel de forno. O recheio pode ser de: carne, frango, repolho, batata e maça. Nos cardápios em inglês eles estão traduzidos como torta (pie).

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 7

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 8

O pelmeni, este primo do raviolli, é muito gostoso. Como o blini, ele tem uma textura mais molinha, mas não é tão viscoso. Com o recheio e o molho ele fica com um sabor agradável, mas não incluiria entre meus pratos prediletos.
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 9
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 10
O arroz pillaf com carneiro foi uma deliciosa descoberta. Comi duas vezes e em ambas estava maravilhoso. O ponto do arroz deles é duro, do jeito que eu gosto, e bem temperado sem ser muito forte. 
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 11
Seguindo ainda a trilha do carneiro: um ensopado com pão. Estava sensacional. Comi pães deliciosos na Rússia e este prato especificamente me levou a tempos antigos, cuja descrição costumo ler em livros, em que personagens comem pão com ensopado de carne.
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 12
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 13
Estrogonofe é de fato uma comida de origem russa e é completamente diferente do nosso em tudo. A única semelhança é o nome. Servido com purê de batatas, a carne (ou frango) não boia no creme de leite. São mais enxutinhos. Gosto muito do prato brasuca, mas o russo não deve nada ao nosso. Maravilhoso!
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 14
Borshch ou sopa de beterraba foi outra delícia que experimentei no país de Putin. Ela é forte, muito saborosa e facilmente encontrada. Olhando para as mesas ao meu redor, nos restaurantes, percebi o quanto era comum, no almoço ou jantar, a sopa estar acompanhada de algum outro prato, como na foto. Além da beterraba ela leva também: repolho, cenoura, pepino, cebola, tomate, batata, vinagre, alguma carne e nata azeda, mas há variações.  
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 15
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 16
Não sei, honestamente, o que acontece com essas massas na Rússia! Elas são sensacionais! Atrevo-me inclusive a afirmar que comi massas mais leves e saborosas que na Itália. Com molhos e recheios simples e triviais, fico com água na boca só de me lembrar.
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 17
 Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 18
 
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 19
 
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Rússia Foto 20
 

Doces, chá e cafés são um capítulo à parte no país. São muitas as cafeterias espalhadas pelas cidades e há muita variedade destas três delícias.

Os doces são menos doces que no Brasil, o que me agrada muito. Eles derretem na boca. O que eu mais gostei é que há muitas opções em tamanho pequeno, na medida para acompanhar um café ou um chá. 

Os chás são perfeitos. Os mais deliciosos que já tomei e sou uma consumidora voraz de chá. Eles são muito aromáticos e de sabor muito forte. A quantidade servida é sempre para duas xícaras. 

Ao contrário dos chás, os cafés costumam ser fracos. Pelo menos para o meu paladar que prefere os mais encorpados. Eles são servidos muito quentes.

Se quiser saber onde comer essas delícias ou uma ou outra coisinha sobre esse espetacular país acesse: https://espiandopelomundo.blogspot.com.br/ Acredite! Você será muito bem vindo!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Isso, sim, é turismo gastronômico! Parabéns!

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) comentou 7 anos atrás

Oi Rute! E não é verdade?! Minha coragem para experimentar novos sabores tem limite, mas dentro dele adoro um turismo gastronômico! :) obrigada! beijuuuus Ana

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Rússia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.