O que fazer em Recife


  Recife  2669 visualizações

O filme Aquarius é um dos mais comentados do ano. O longa se passa em Recife, terra do diretor Kleber Mendonça Filho. A capital pernambucana consolidou-se como um polo cinematográfico e cultural do Brasil. E há muito o que fazer em Recife para aproveitar toda essa efervescência. Confira as dicas que o Dubbi separou.

DUBBI  adicionou foto de Recife Foto 1Divulgação/Shutterstock

História
Mergulhar na história permite muitas das opções do que fazer em Recife, uma das cidades mais antigas do Brasil (são 479 anos). Sua vizinha Olinda é ainda mais velha, com 481 aniversários. As duas deram o pontapé inicial a Pernambuco. São casarios coloniais, igrejas e objetos de todos os tipos que recordam o desenvolvimento do Brasil.

O centro antigo de Recife guarda boa parte dessa história. A Praça do Marco Zero, berço da cidade, passou por reformas e está bem mais agradável e segura para os viajantes. Vale a pena visitar a Praça da República, que possui a vista mais bonita da cidade. Dentre os lugares históricos importantes estão o Palácio das Princesas, sede do poder executivo, e o Tribunal de Justiça de Pernambuco. O teatro Santa Isabel, um verdadeiro patrimônio arquitetônico de meados do século XIX, situa-se na rua Aurora, outro clássico recifense.

DUBBI  adicionou foto de Recife Foto 2Divulgação/Shutterstock

Como a história de Recife está atrelada à de Olinda, também vamos dar dicas da vizinha. No centro histórico a Igreja do Carmo, datada de 1580, é um bom ponto de partida. Depois, caminhe pela Rua São Francisco até o Convento de São Francisco, que se destaca com seus azulejos pintados. No Alto da Sé, tem lojinhas, elevador panorâmico e a Catedral de Olinda, que tem uma das mais belas vistas da cidade.

Arte
Recife respira arte (tanto que a cena cinematográfica é uma das mais fortes do Brasil no momento). E há muito o que fazer em Recife para quem está em busca de arte. A começar pelo Instituto Ricardo Brennand, o “Inhotim de Recife”, indicação da viajante Adriana Machado (entrada a R$ 25, 12 a meia). “Reserve boa parte do dia para isso. É imperdível”, diz. São centenas de obras nos mais de 70 mil metros quadrados.

DUBBI  adicionou foto de Recife Foto 3

Os amantes da arte irão se deliciar com obras como a réplica de David, de Michelangelo (uma das cinco que existem no mundo usando mármore da mesma região da original). Pinturas inéditas e originais da ocupação holandesa em Pernambuco também chamam a atenção.

Partindo para outros lugares, o Museu Cais do Sertão é ótima opção. Instalado no antigo Armazém 10 do Porto de Recife, o espaço tem cerca de 2 mil metros quadrados. Como o nome sugere, estão em exposição obras que simbolizam os bens materiais e culturais do sertão de Pernambuco, com ambientes sensoriais e de interação tecnológica. Há homenagens à vida e à obra de Luiz Gonzaga, curiosidades sobre a literatura de cordel e um acervo com imagens históricas do Rio São Francisco.

O frevo é parte integrante da cultura pernambucana, portanto, conhecer o Paço do Frevo é fundamental ao viajante que deseja se aprofundar nela. Inaugurado em 2014, já se consolidou como espaço que encanta os visitantes. No edifício pomposo todo branco da rua da Guia, no Recife Antigo, ocorrem as variadas atividades que remetem ao frevo, como exposições, centro de documentação, cursos, palestras, escola de música e de dança, dentre outros.

DUBBI  adicionou foto de Recife Foto 4

No barro, na madeira, nas fibras e palhas ou no couro, o artesanato é um dos grandes patrimônios do povo pernambucano. E o Centro de Artesanato é uma prova viva dessa importância. Localizado no antigo Armazém 11 do Porto de Recife, o espaço de vendas conta com 16 mil peças de 500 artesãos de todas as regiões do estado.

A Rua do Bom Jesus e seus edifícios coloridos, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, o Centro Cultural Judaico e a Torre Malakoff completam o roteiro de lugares interessantes para se conhecer a arte pernambucana.

Praia de Boa Viagem
“Eu lembro da moça bonita da praia de Boa Viagem. E a moça no meio da tarde de um domingo azul”. Imortalizada na letra da música La Belle de Jour, de Alceu Valença, a praia de Boa Viagem é um local crucial para quem busca o que fazer em Recife. É a mais importante praia urbana da cidade, onde todas as classes sociais e estilos se encontram. São sete quilômetros de orla recheadas com areias claras, coqueiros, mar de água verde, quiosques, pista de cooper, lojas e lanchonetes na avenida beira-mar.

DUBBI  adicionou foto de Recife Foto 5Divulgação/Shutterstock

Outras praias
As melhores praias não estão na cidade, mas não são difíceis de chegar a partir de Recife. A viajante Katarina Holanda recomenda quatro delas: Porto de Galinhas, Praia de Carneiros, Calheitas e Muro Alto.

O que fazer em Recife à noite
A dica da viajante Irys Barbosa, do Rio de Janeiro, é ir para o Recife Antigo. “É muita agitação e gente animada. Sem contar que tem restaurantes para todos os gostos”, conta. De fato, na rua da Moeda e arredores basta escolher o barzinho que mais lhe chamar atenção (ou estiver mais lotado).

DUBBI  adicionou foto de Recife Foto 6

Para quem estiver na cidade durante a semana, também não falta o que fazer em Recife à noite. Como mostra a viajante Jéssica Lourenzo, de Cabrália, que indica o evento chamado "Terça do Vinil", toda terça-feira no Bar Lisbela e Prisioneiros.

Outros lugares com vida noturna são a região da praia de Boa Viagem (UK Pub está sempre lotado), e o bairro de Pina (o Caldinho do Nenem e o Pra Vocês figuram na lista dos mais movimentados).

Onde comer em Recife
Bons lugares para matar a fome não faltam em Recife. Tanto que a viajante Patricia Ramos elenca uma série de estabelecimentos, de todos os tipos de culinárias. São eles: Restaurante Leite (comida portuguesa), Chiwake (comida peruana), Restaurante do Tio Pepe (brasileira), Chica Pitanga (frutos do mar), Casa dos Frios (brasileira), Anjo Solto (Wine bar), Bargaço (frutos do mar), Entre Amigos (steak house).

O viajante Tiago Imperatori, de Lajeado, indica o restaurante Macunaíma, que servem rodízio de pizzas e crepes deliciosos, enquanto o viajante Aldo Cruz, de São Paulo, completa as boas recomendações com o Seridó e o Bargaço.

Tem mais dicas do que fazer em Recife? Deixe nos comentários e inspire viajantes ;)

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Recife,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.