O que fazer em Monte Verde (MG)


  Monte Verde  4313 visualizações

A Serra da Mantiqueira não cansa de nos brindar com lugares mágicos em meio à natureza. E Monte Verde, distrito de Camundacaia (MG), definitivamente entra na lista de lugares imperdíveis para conhecer quando o assunto é turismo em áreas verdes. Apesar de Monte Verde ser bem pequena, com cinco mil habitantes, oferece uma porção de passeios e um clima ideal para casais que buscam uma viagem romântica.

Agora que já sabe o seu próximo destino, hora de descobrir o que fazer em Monte Verde. O Dubbi deseja a todos uma boa viagem!

DUBBI  adicionou foto de Monte Verde Foto 1Divulgação/Shutterstock

Mega tirolesa
Gosta de esportes radicais? Então já sabe o que fazer em Monte Verde! Mas tem que gostar de verdade, porque a mega tirolesa é extremamente radical. Principiantes podem fazer sua estreia ali, mas é mais prudente ter no “currículo” uma menor antes, ainda mais se você tem medo de altura.

A mega tirolesa faz parte do Circuito Fazenda Radical, onde a adrenalina se faz presente a todo instante. Na realidade, são duas tirolesas, uma de 450 m e outra de 475 m. A travessia pelo vale da fazenda, em meio a eucaliptos, proporciona uma vista de 360º no meio da mata.

DUBBI  adicionou foto de Monte Verde Foto 2

É a principal atração, mas não a única. Passeios de quadriciclo, paintball, arvorismo, escalada e slackline fazem parte do roteiro. Trilhas para se embrenhar na mata (acompanhados de guia, claro) também podem ser feitas. O passeio de quadriciclo merece um comentário à parte, pois é uma das coisas mais gostosas do que fazer em Monte Verde. O percurso em meio à vegetação é repleto de subidas e descidas, lagos e até mesmo lama nos períodos de chuva (o que só aumenta a emoção, mas é preciso ser mais cauteloso). Até por isso guias são altamente recomendados e instrutores orientam como conduzir o quadriciclo em um “test-drive” antes de pegar a estrada.

DUBBI  adicionou foto de Monte Verde Foto 3

A fazenda abre de quinta a segunda, mas pode fechar eventualmente em determinadas segundas. Quando isso acontecer, um aviso será colocado no site com antecedência - portanto, monitore-o antes de viajar. O horário de funcionamento é, aos sábados, das 9h às 17h, e, demais dias, das 9h às 16h. A modernidade chegou: aceita pagamento em cartão no próprio local. Está a 7 km do portal de Monte Verde. Tarifas devem ser consultadas no site, pois dependem do que será incluído

 O crescimento e a popularidade da Fazenda Radical, por sinal, contribuiu para a diversidade do turismo em Monte Verde, que antes se focava quase que exclusivamente no clima romântico para casais. Definitivamente, conhecer a fazenda é algo obrigatório para quem busca o que fazer em Monte Verde, mesmo se você não tem o estilo tão radical, mas quer um contato mais próximo com a natureza.

Passeios de jipe
Há vida e muito o que fazer em Monte Verde fora da Fazenda Circuito Radical, no entanto. Os passeios de jipe levam aos melhores destinos rústicos em meio a beleza natural de Monte Verde, nos quais só se chega com veículos com tração nas 4 rodas, por isso são tão procurados.

Duas empresas são mais conhecidas: Roteiro Serras Verdes e a Companhia 4x4. Elas oferecem vários roteiros diferentes, inclusive o city-tour, que leva o viajante aos principais pontos turísticos da vila, além de passeios para outros destinos próximos, como a Cachoeira dos Pretos, o distrito de São Francisco Xavier (no estado de São Paulo), Gonçalves (em Minas, possui circuito das cachoeiras) e Campos do Jordão (também no estado de São Paulo).

Pedras e picos
Os amantes de lugares com vistas formidáveis escolheram o lugar certo. Há muito o que fazer em Monte Verde se é isso o que busca o viajante. A Pedra Redonda lidera em visitas. A trilha de nível intermediário está sempre cheia de pessoas para lá e para cá, ou então admirando o horizonte. A trilha do Pico Selado é um pouco mais exigente, mas a vista é igualmente encantadora. E não acabou: a trilha da Pedra Redonda é bem mais fácil do que a anterior, e o fim é “mais do mesmo”, ou seja, uma vista fenomenal.

DUBBI  adicionou foto de Monte Verde Foto 4

Orquidário
As orquídeas são uma das mais fascinantes flores que existem. E no Orquidário MV o visitante mergulha nesse universo, o que o torna um ponto praticamente obrigatório na lista do que fazer em Monte Verde. O acervo do orquidário possui cerca de 1.500 espécies distintas de orquídeas, sendo 150 espécies carnívoras, as mais cobiçadas. A coleção tem ainda diversos tipos de bromélias, cactos, e outras plantas exóticas.

Na estufa, aberta à visitação pública, pode-se comprar plantas e arranjos para presente. Os funcionários não economizarão palavras na hora de esclarecer dúvidas dos interessados em “adotar” uma orquídea. O empreendimento é de propriedade do biólogo José Mauricio Piliackas, e tem ainda como diferencial cursos e palestras para escolas e excursões.

DUBBI  adicionou foto de Monte Verde Foto 5

Onde fica: Avenida Sol Nascente, 1.000

Arte
Natureza, natureza, natureza. Para diversificar, existe uma opção do que fazer em Monte Verde que muitos viajantes nem imaginam antes de irem para lá. É um lugar de nome diferentão. Estamos falando do Unger’s Pottery House, uma galeria a céu aberto (não é tão fácil assim fugir da natureza em Monte Verde, e isso é ótimo) de mais de 3 mil m² voltada à arte contemporânea. Nela você encontrará obras de arte, objetos decorativos, utilitários e peças especiais para jardim, como fontes, tocheiros, banheiras e comedouros de passarinhos.

Onde fica: Rua da Represa, 1.307

Restaurantes
O que fazer em Monte Verde? Comer em bons restaurantes para apreciar o melhor da viagem romântica ao lado do par. E os bistrôs dão o ar da graça, como o Villa Donna Bistrô, com preços justos pela qualidade e quantidade do prato, além de um atendimento impecável. O Portale di Napoli tem uma massa caseira e um molho de tomate incríveis, sendo o polpetone o forte: é crocante por dentro e por fora. O Provence Cottage Bistrô tem o clima mais romântico de todos, e a qualidade dos pratos não deixa a desejar à concorrência.

Onde ficar
O viajante Antonio Conrado tem a dica perfeita ao casal apaixonado que procura onde se hospedar em Monte Verde. “Pousada Varanda Das Colinas, a 8 km do portal de Monte Verde. O lugar tem um visual maravilhoso com chalés grandes, lareira, piscina ao ar livre, piscina coberta aquecida, sauna e massagem. Lugar perfeito. A conta ficou em R$ 215 por dia para o casal”, diz.

Tem mais dicas do que fazer em Monte Verde? Deixe nos comentários e inspire viajantes.

 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Silvia Pereira

Silvia Pereira comentou 7 anos atrás

Meu próximo destino em Minas!!! Já está na pauta!!!!

Renata Lenti

Renata Lenti comentou 7 anos atrás

Passei minha lua de mel em Monte Verde... sensacional...fiz caminhada...subi nas pedras.... ótimo....isso q eu estava grávida de 7 meses No frio e perfeito

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Monte Verde,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.