O que fazer em Cartagena, o pedaço mais paradisíaco do Caribe colombiano


  Cartagena  9912 visualizações

Eu ia começar a descrição com “um lugar metade paradisíaco, metade histórico”. Mas pode dar uma impressão errada: Cartagena é completamente paradisíaca e completamente histórica. As duas características convivem lado a lado (mar do Caribe + patrimônios tombados pela Unesco) e tornam o destino um dos mais procurados da Colômbia. Quer saber o que fazer em Cartagena? Confira as dicas que separei.  

Praias de Cartagena
Vamos começar falando do que Cartagena tem de melhor: as praias. Mas saiba que existe diferença entre praias urbanas e as afastadas. As urbanas têm areia escura e estão sempre cheias, enquanto as afastadas têm areias claras e a tendência de estarem mais vazias.

Mateus Souza adicionou foto de Cartagena Foto 1

A Playa Blanca é o top dentre as afastadas. O nome já diz tudo, né? É aquela típica praia que sonhamos quando pensamos em Caribe: areias fofas, branquinhas, água azul turquesa transparente. Não espere, contudo, uma praia deserta: é bem movimentada e cheia de atrações mainstreams, como um parque aquático que só pode tirar fotos com golfinhos por meio do fotógrafo oficial.

Para chegar até lá, vá até o porto e pegue um barco, que leva cerca de cinquenta minutos. Procure sempre pelos serviços credenciados, pois tem pessoas que fazem por fora, mas a qualidade e a segurança ficam comprometidas. Dá para ir de ônibus também. Enfim, vale a pena incluir a Playa Branca em seu roteiro em Cartagena.

Outras duas praias de Cartagena afastadas são o Arquipélago de Rosário e praia de San Bernardo. As praias próximas da cidade mais famosas são Bocagrande e El Laguito.  

Mateus Souza adicionou foto de Cartagena Foto 2

Cartagena das Índias
A cidade tombada pela Unesco respira história. A começar pelo Castelo de San Felipe de Barajas, construído em 1536 com a função de proteger Cartagena de ataques estrangeiros. Conta com uma imponente estrutura que se observa de fora. Sua parte interna é repleta de quartos, labirintos, corredores e túneis. Saiba mais sobre esse ponto turístico de Cartagena aqui.

Mateus Souza adicionou foto de Cartagena Foto 3

E, claro, a Cidade Murada (ou Ciudad Amurallada), outro ponto de interesse de Cartagena do qual é impossível não se apaixonar. Trata-se de uma grande muralha que envolve o centro histórico, novamente construída para proteger a região contra ataques (a cidade era estratégica na época do Império Espanhol, por conta do porto e do fácil acesso a minas de ouro).

Mateus Souza adicionou foto de Cartagena Foto 4

Se for caminhar pelo centro histórico de Cartagena, vá no final da tarde, quando o calor já está mais ameno. Tome um bom sorvete e posicione-se em algum lugar com ampla vista horizontal, para apreciar o pôr do sol, que é lindo. À noite, o centrinho vai lotando de turistas das mais diferentes nacionalidades. Bons restaurantes e bares existem ao monte, só procurar aquele que se encaixa melhor no seu bolso ou no seu paladar gastronômico.

Mateus Souza adicionou foto de Cartagena Foto 5

Clima em Cartagena
Se você não gosta de lugares extremamente quentes, não procure pacotes para Cartagena. É o típico lugar que tem ar condicionado em praticamente todos os estabelecimentos (e quem não tem perde cliente, leia mais na parte que falo de hostel). O calor por lá é saariano. Ande sempre com uma garrafa d’água, de preferência comprada em algum mercado, pois o preço dela nos hotéis e hostels chega a ser exorbitante. Não esqueça do protetor solar e cubra sempre o corpo do sol em grandes caminhadas.

Mateus Souza adicionou foto de Cartagena Foto 6

Ano Novo em Cartagena
A cidade é bastante procurada pelos turistas no Revéillon. Pudera, começar o ano em um lugar paradisíaco deve trazer bons fluidos para os próximos 365 dias. E o que fazer em Cartagena nessa época? O esquema é procurar com antecedência pacotes para Cartagena, que geralmente incluem jantar, bebida à vontade e uma garrafa de champanhe. É assim em quase todos os grandes restaurantes da cidade. Tente fechar o quanto antes. Depois dos fogos, hora de ir para alguma festa, como o Café Havana, com salsa e reggaeton de primeira.

Onde ficar em Cartagena
O grande xis da questão é ficar ou não dentro da Muralha. As hospedagens fora costumam ser mais baratas, porém dentro a região é um pouco mais segura. Caso opte por fora, só dê aquela reforçada básica no estado de alerta ao andar, principalmente à noite.

sMateus Souza adicionou foto de Cartagena Foto 7

Foto: Divulgação/Shutterstock

Dentro da cidade murada, o El Viajero destaca-se como uma das melhores opções, com uma localização de dar inveja a outras hospedagens. E conta com um item indispensável na cidade: ar-condicionado. Coisa que o Media Luna Hostel, por exemplo, não tem, o que faz seus pontos positivos (excelente acomodação, localização e atendimento) serem praticamente anulados pelo calor excessivo. Só o café da manhã do El Viajero que deixa a desejar.

Tree House Hostel, Mystic House Hostel, Chilli Hostel, Casa Baluarte, Pátio San Diego, One Day Hostel são hostels com o selo viajante Dubbi de qualidade, ou seja, indicado por aqui.

Quantos dias ficar em Cartagena
Dois dias pouco. Três dias razoável. Cinco dias ótimo. Sete dias, não vai enjoar. Essa é uma divisão clássica para conhecer bem e aproveitar todas as opções do que fazer em Cartagena. Isso porque as praias mais bonitas ficam afastadas da cidade e você perderá um tempo razoável com deslocamento. Uma passagem corrida no meio de um mochilão, por exemplo, não será suficiente para conhecê-la por completo.

Mateus Souza adicionou foto de Cartagena Foto 8

Preços
A Colômbia é, sim, mais barata quando comparada com outros países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile. Mas não chega a ser nenhuma pechincha os preços por lá como são no Peru e na Bolívia. E isso fica ainda mais nítido em Cartagena, a cidade mais cara da Colômbia. Portanto, prepare o bolso e faça escolhas econômicas sempre que possível.

Outras cidades próximas
Dois lugares podem ser intercalados durante a viagem a Cartagena (mas só recomendo se você tiver bastante tempo na Colômbia. Caso contrário, aproveite tudo o que fazer em Cartagena e volte numa próxima oportunidade).

Falo de San Andrés e Taganga. San Andrés é uma ilha a duas horas de voo com praias tão ou mais sensacionais do que as de Cartagena. Taganga ainda é um pouco desconhecida, mas é recompensadora. O lugar é um vilarejo de pescadores de estilo bastante rústico, visitado por jovens em busca de sossego.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Cartagena,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.